No fenômeno sócio-econômico-cultural da intergenericidade, compreende-se a capacidade mutável e recriável do gênero em uma determinada época, que sempre se renova e pode assumir outra estrutura composicional.
- Certo
- Errado
Ao conceituar de autonomia universitária Chaui (2003, p. 24) define que “A autonomia é entendida em três sentidos principais: a) como autonomia institucional ou de políticas acadêmicas (autonomia em relação aos governos); b) como autonomia intelectual (autonomia em relação a credos religiosos, partidos políticos, ideologia estatal, imposições empresariais e financeiras); c) como autonomia da gestão financeira que lhe permita destinar os recursos segundo as necessidades regionais e locais da docência e da pesquisa”.
Fonte: Chaui, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação [online]. 2003, n. 24 [Acessado 15 Setembro 2022] , pp. 5-15.
A partir da definição dos três sentidos principais da autonomia universitária em Chaui é INCORRETO afirmar que:
Ao conceituar de autonomia universitária Chaui (2003, p. 24) define que “A autonomia é entendida em três sentidos principais: a) como autonomia institucional ou de políticas acadêmicas (autonomia em relação aos governos); b) como autonomia intelectual (autonomia em relação a credos religiosos, partidos políticos, ideologia estatal, imposições empresariais e financeiras); c) como autonomia da gestão financeira que lhe permita destinar os recursos segundo as necessidades regionais e locais da docência e da pesquisa”.
Fonte: Chaui, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação [online]. 2003, n. 24 [Acessado 15 Setembro 2022] , pp. 5-15.
A partir da definição dos três sentidos principais da autonomia universitária em Chaui é INCORRETO afirmar que:
O funcionamento da instituição de ensino superior ou a oferta de curso sem o devido ato autorizativo configura-se como irregularidade administrativa. Em relação à autorização para o funcionamento dos cursos de graduação, é CORRETO o que se afirma em:
Com base no texto 'PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA', leia as afirmativas a seguir:
I. A teoria de Saviani coloca em evidência a importância da escola ao sugerir que ela tem o papel de garantir os conteúdos que permitam aos alunos compreender e participar da sociedade de forma crítica, superando a visão de senso comum. Ou seja, há uma preocupação com o desenvolvimento intelectual, cultural e de raciocínio do aluno.
II. Teórico fundador da Pedagogia Histórico-Crítica, Demerval Saviani propôs, conforme anuncia o texto, uma metodologia ativa do conhecimento uma sistematização dos saberes historicamente construídos, bem como a inclusão em que o educando é assujeitado, isto é, recebe o conhecimento enquanto o professor se torna um mediador.
Marque a alternativa CORRETA: