Questões de A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade (Pedagogia)

Limpar Busca

Em 1973 foi assinado o Decreto nº 72.846 regulamentando a Lei nº 5.564/68 que provê sobre o exercício da profissão de orientador educacional.
Com base nessa normativa, assinale a afirmativa que descreve corretamente a função do orientador educacional.

  • A Oferece um aconselhamento vocacional, por ser capacitado em discernir as aptidões dos alunos e, assim, os incentiva a ingressar no mercado de trabalho.
  • B Embasa sua orientação em conhecimentos psicológicos e psicométricos, pois atenta para o bem-estar e a saúde mental dos alunos.
  • C Atende alunos-problema com o intuito corretivo, para direcioná-los para práticas de aprimoramento que permitem a sua reinserção na comunidade escolar.
  • D Assiste o aluno visando o desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, ordenando e integrando os elementos que exercem influência em sua formação.
  • E Age como um acelerador de adaptação dos alunos que perturbam a rotina da escola por apresentarem dificuldades cognitivas ou desvio de comportamento.

Percebendo a dificuldade dos alunos em compreender o tema as antigas formas de atividades comerciais e suas evoluções ao longo do tempo, o professor organizou uma visita ao Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O objetivo era permitir que os estudantes conhecessem o acervo da instituição e despertassem interesse pelo assunto.

As afirmativas a seguir apresentam objetivos relacionados com a atividade pedagógica descrita, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Adotar uma estratégia para apresentar o conteúdo de maneira exemplificada e significativa.
  • B Aplicar uma atividade mais interativa e colaborativa em comparação às aulas teóricas.
  • C Aplicar recursos didáticos para apoiar e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
  • D Adotar uma experiência motivadora capaz de envolver os alunos no processo de aprendizagem.
  • E Empregar uma prática pedagógica capaz de analisar o desempenho dos alunos em avaliações nacionais.

O conhecimento profissional dos professores é um conjunto de saberes teóricos e experienciais que não pode ser confundido com uma somatória de conceitos e técnicas. Não é apenas racional e teórico, tampouco apenas prático e intuitivo; é o que permite ao professor gerir as informações de que dispõe e adequar sua ação, estrategicamente, segundo o que pode perceber de cada situação, a cada momento.

BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais para formação de professores. Brasília, 2002 (adaptado).

Segundo o trecho acima, assinale a opção que apresenta o conhecimento próprio do professor.

  • A Algo que se aprende de maneira espontânea na própria experiência de sala de aula.
  • B A soma de suas experiências acadêmicas e o modo como elas o qualificam para a profissão.
  • C O uso do seu repertório de conhecimentos de maneira inteligente nas situações concretas.
  • D A correta aplicação de técnicas de base científica para atingir os resultados de aprendizagem.
  • E Um conjunto de conhecimentos psicopedagógicos com os quais compreende o ambiente escolar.

O conceito de competência inclui, para além dos conhecimentos e das habilidades, também as atitudes e os valores.


Assinale a opção que exemplifica corretamente esses últimos.

  • A A capacidade de resolver equações matemáticas complexas com rapidez.
  • B O saber aprofundado das normas gramaticais e sua aplicação correta.
  • C A disposição para colaborar com colegas em projetos e acolher suas opiniões.
  • D A proficiência em programar em diversas linguagens e aplicar algoritmos eficientes.
  • E A memorização de datas da história da democracia e dos direitos humanos.

Nas últimas décadas, trata-se de uma discussão longa e importante no que tange à formação dos indivíduos. Partindo da bibliografia sugerida e das discussões a respeito da formação, a ecoformação é a ação

  • A do eu como sujeito individual e social.
  • B de indivíduos uns sobre outros, caracterizando a dimensão social da formação.
  • C do meio ambiente sobre os indivíduos, indicando a dimensão ambiental e ecológica da formação.
  • D dos indivíduos sobre o meio ambiente, indicando a dimensão ambiental e ecológica da formação.
  • E da sociedade sobre o indivíduo e o meio ambiente.