Questões de A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade (Pedagogia)

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Nas últimas décadas, trata-se de uma discussão longa e importante no que tange à formação dos indivíduos. Partindo da bibliografia sugerida e das discussões a respeito da formação, a ecoformação é a ação

  • A do eu como sujeito individual e social.
  • B de indivíduos uns sobre outros, caracterizando a dimensão social da formação.
  • C do meio ambiente sobre os indivíduos, indicando a dimensão ambiental e ecológica da formação.
  • D dos indivíduos sobre o meio ambiente, indicando a dimensão ambiental e ecológica da formação.
  • E da sociedade sobre o indivíduo e o meio ambiente.

A teoria de aprendizagem de Vygotsky destaca a importância da interação social no processo de desenvolvimento cognitivo. De acordo com essa teoria, assinale a alternativa que melhor representa o papel do professor.

  • A O professor deve atuar como um transmissor de conhecimento, apresentando informações de forma clara e objetiva, sem a necessidade de interagir com os alunos.
  • B O professor deve criar um ambiente de aprendizagem centrado no aluno, promovendo a autonomia e o aprendizado individualizado, sem a necessidade de intervenção direta.
  • C O professor deve atuar como mediador, oferecendo suporte e desafios adequados à Zona de Desenvolvimento Proximal (ZPD) dos alunos, facilitando a construção do conhecimento em colaboração.
  • D O professor deve priorizar atividades lúdicas e interativas, desconsiderando a necessidade de ensinar conceitos e conteúdos específicos da disciplina.
  • E O professor não deve desempenhar um papel ativo na promoção do desenvolvimento cognitivo dos alunos e não deve proporcionar desafios para impulsionar o progresso dos estudantes, pois inabilita o protagonismo do aluno.

Sobre o processo de construção do conhecimento científico, analise as afirmações a seguir.


I- A ciência é neutra, já que não sofre influência de fatores pessoais dos cientistas.

II- A publicização de resultados na forma de artigos é um fator fundamental para o processo de certificação e confiança do conhecimento científico, já que permite que a comunidade científica analise os processos mitológicos utilizados para a coleta de dados e inferência das evidências.

III- Acurácia e objetividade são objetivos compartilhados pelas diferentes ciências da natureza.

IV- A prática de experimentação é indispensável para que se possa obter dados confiáveis.


É CORRETO o que se afirma em:

  • A I, II, III e IV.
  • B I e IV apenas.
  • C III e IV apenas.
  • D I, II e III apenas.
  • E II e III apenas.

A parceria entre família, escola e comunidade é muito relevante, sendo necessária uma articulação eficaz entre essas duas esferas. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo:
I. A participação ativa dos pais na vida escolar dos filhos não deve ser apenas uma imposição da escola, mas sim uma conquista mútua, baseada em confiança e reciprocidade. II. As mudanças na estrutura familiar, como a participação crescente das mulheres no mercado de trabalho, afetaram a dinâmica da educação familiar, exigindo das escolas um papel mais amplo que vai além da simples escolarização. III. A participação dos pais não deve se resumir a comparecer a reuniões escolares, mas também envolve auxiliar nas tarefas de casa, dialogar sobre os acontecimentos escolares e participar ativamente da vida escolar dos filhos.
Assinale a alternativa correta:

  • A apenas a afirmativa I está correta;
  • B apenas a afirmativa II está correta;
  • C apenas as afirmativas I e II estão corretas;
  • D apenas as afirmativas II e III estão corretas;
  • E todas as afirmativas estão corretas.

Qual é a importância e o papel fundamental desempenhado pela família na integração social e educacional das crianças, considerando os diversos aspectos que contribuem para o seu desenvolvimento integral, incluindo valores éticos, habilidades sociais, comportamentos positivos e apoio emocional?

  • A Limitar-se a apenas fornecer os recursos financeiros necessários para a educação das crianças, sem se envolver em outros aspectos de sua formação, como o apoio emocional e o estímulo ao aprendizado;
  • B Controlar de maneira rígida e total todas as atividades das crianças, bem como o seu desenvolvimento, autonomia, independência e capacidade de tomar decisões;
  • C Contribuir de forma ativa e contínua para a formação de valores éticos, habilidades sociais e comportamentos positivos, promovendo um ambiente de apoio, segurança e estímulo ao aprendizado, além de fortalecer o desenvolvimento emocional e a integração social das crianças;
  • D Ignorar a importância da formação social das crianças, deixando de lado a necessidade de interação e participação em atividades comunitárias, escolares e educativas que são essenciais para o desenvolvimento social;
  • E Delegar totalmente a responsabilidade pela educação e desenvolvimento das crianças para a escola, sem se envolver nos processos de ensino e aprendizado, negligenciando o papel crucial da família na complementação da educação formal.