Questões de A Construção do Conhecimento: Papel do Educador, do Educando e da Sociedade (Pedagogia)

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A relação entre professor, aluno e conhecimento é fundamental para o processo educativo. Qual das alternativas a seguir melhor descreve essa dinâmica?

  • A Os alunos têm a responsabilidade exclusiva de buscar o conhecimento, enquanto o papel do professor é meramente ser avaliador e exercer autoridade.
  • B O professor é o único responsável pela construção do conhecimento, enquanto os alunos devem limitar-se a absorver as informações de forma disciplinada.
  • C O conhecimento é um conteúdo fixo e imutável que deve ser transmitido integralmente pelo professor, sem espaço para questionamentos, reflexões e adaptações.
  • D A relação entre professor, aluno e conhecimento é considerada irrelevante, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de forma autônoma e desestruturada.
  • E A relação deve ser colaborativa, onde o professor atua como mediador, facilitando o acesso ao conhecimento e incentivando a participação ativa dos alunos.

Tendo em vista o contexto social e histórico, a tendência pedagógica denominada “Pedagogia da alternância” está adequada à

  • A educação primária.
  • B educação do campo.
  • C educação especial.
  • D educação da infância.

Leia o texto a seguir.
Para o neoliberalismo, o parâmetro de funcionamento da sociedade é a própria organização “empresarial”, tomada como modelo racional de organização, apagando a historicidade das “instituições”, transformando-as em miniorganizações empresariais de prestação de serviços – saúde, educação, segurança, previdência etc.
Disponível em: <https://youtu.be/QDDVZsU2AvU>. Acesso em: 24 set. 2024.

A reforma empresarial implementada na educação brasileira por meio de políticas de regulação do Estado tem como finalidade

  • A a privatização da educação, ou seja, sua inserção no livre mercado, como uma organização empresarial atendendo as demandas do modelo neoliberal de Estado.
  • B a ampliação da oferta de educação pública para todas as classes sociais e a universalização do acesso aos níveis mais elevados da escolarização.
  • C a formação da mão de obra para o mercado e a superação das desigualdades socais por meio do pleno emprego e a formação para a autonomia.
  • D a inserção de práticas pedagógicas progressistas que possibilitem a compreensão crítica da realidade e a superação do modelo neoliberal de sociedade.

A relação entre professor, aluno e conhecimento é fundamental para o processo educativo. Qual das alternativas a seguir melhor descreve essa dinâmica?

  • A Os alunos têm a responsabilidade exclusiva de buscar o conhecimento, enquanto o papel do professor é meramente ser avaliador e exercer autoridade.
  • B O professor é o único responsável pela construção do conhecimento, enquanto os alunos devem limitar-se a absorver as informações de forma disciplinada.
  • C O conhecimento é um conteúdo fixo e imutável que deve ser transmitido integralmente pelo professor, sem espaço para questionamentos, reflexões e adaptações.
  • D A relação entre professor, aluno e conhecimento é considerada irrelevante, uma vez que o conhecimento pode ser adquirido de forma autônoma e desestruturada.
  • E A relação deve ser colaborativa, onde o professor atua como mediador, facilitando o acesso ao conhecimento e incentivando a participação ativa dos alunos.

No que se refere às teorias pós-críticas do currículo, destacam-se a importância das diferentes formas culturais e a oposição às estruturas ideológicas que privilegiam culturas tradicionais dominantes. Para essa concepção de currículo, é papel da escola

  • A construir espaços de diálogos sobre desigualdades e diversidade.
  • B desenvolver habilidades e competências para o mercado de trabalho.
  • C disciplinar os sujeitos envolvidos no processo de ensinoaprendizagem.
  • D constituir-se como espaço de interação e ensino de valores morais.