Questões de A Criação Publicitária dentro do Mercado de Publicidade e Propaganda - A Estrutura das Agência (Publicidade e Propaganda)

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No processo de criação publicitária, exigem-se do profissional alguns requisitos básicos e capacidades, para que ele desenvolva determinados tipos de raciocínio e percepção diante do produto ou serviço em questão. A partir dessa abordagem, assinale a opção correta.

  • A Ética, percepção, empatia, determinação e direcionamento pessoal são quesitos que contribuem significativamente para a criação de produtos ou campanhas.
  • B A ideia de tentar surpreender em um anúncio é algo ultrapassado; atualmente, a surpresa é um ingrediente pouco usado pela propaganda.
  • C Seleção das mensagens, escolha dos veículos e intensidade da campanha são definidas de acordo com o público-alvo e independem de estratégia.
  • D Devido à estreita relação entre os quatro pês (4Ps), é correto afirmar que uma boa campanha de propaganda não pode ser prejudicada por uma distribuição ruim do produto ou por seu preço inadequado.
  • E Diferenciação é a ideia de que a campanha ou peça publicitária precisa acompanhar o referencial criativo das marcas concorrentes, promovendo assim uma fusão das mensagens dos produtos, que termina sendo benéfica ao consumidor.

A estrutura organizacional define a hierarquia, as responsabilidades e a comunicação entre as pessoas de uma empresa. Dentro de uma agência de publicidade, as funções e as responsabilidades são bem definidas para que o trabalho aconteça de forma a atingir os objetivos dos clientes.

O atendimento, dentro da estrutura organizacional de uma agência, é responsável, entre outras atividades, por

  • A acompanhar e analisar as métricas das campanhas em ambiente digital.
  • B definir as diretrizes criativas das campanhas em rádio, TV e impressos.
  • C desenvolver estratégias envolvendo os diferentes veículos de comunicação.
  • D definir a divisão de verba da comunicação do cliente destinada à campanha.
  • E agilizar os trâmites burocráticos envolvidos na aprovação das campanhas.

Na publicidade digital, a medição de desempenho é fundamental para avaliar o sucesso das campanhas. Existe, por exemplo, uma métrica que é usada para aferir a porcentagem de usuários que realizaram uma ação desejada após interagir com um anúncio ou conteúdo, como preencher um formulário ou efetuar uma compra.

A métrica descrita acima é a seguinte:

  • A taxa de conversão
  • B taxa de rejeição
  • C taxa de impressão
  • D taxa de engajamento
  • E taxa de cliques (CTR)

Ao final de uma campanha, os resultados devem ser avaliados por toda a equipe envolvida. No caso do setor de mídia, algumas das variáveis avaliadas se referem à correlação entre frequência, cobertura e audiência.

A cobertura diz respeito ao(à)

  • A percentual de pessoas expostas, pelo menos uma vez, à mensagem da campanha.
  • B número de vezes que determinada pessoa pode vir a receber a mensagem.
  • C intensidade de consumo dos veículos de comunicação pelo público específico.
  • D intensidade de cobertura e às estratégias de utilização dos meios por mercado.
  • E relação custo-benefício proporcionada pelos veículos de comunicação.

Assinale a alternativa que apresenta o nome da técnica utilizada nas agências de publicidade para ajudar os criativos a criar ideias, em uma reunião que tenha um ambiente favorável à livre exposição de pensamentos e ideias, sem julgamentos.

  • A descontinuidade
  • B mapa mental
  • C comparações metafóricas
  • D brainstorming
  • E inversão de hipóteses