Questões de A Despesa Pública na Lei de Responsabilidade Fiscal (Administração Financeira e Orçamentária)

Limpar Busca

De acordo com o art. 17 da LRF, que trata da despesa obrigatória de caráter continuado, assinale a alternativa correta.

  • A Para que uma despesa obrigatória de caráter continuado seja criada ou aumentada, é necessário comprovar que ela não afetará as metas de resultados fiscais e que será compensada por aumento permanente de receita ou redução permanente de despesa.
  • B A despesa obrigatória de caráter continuado é aquela que tem sua execução prevista para um período de até dois exercícios financeiros.
  • C Os atos que criarem ou aumentarem despesa de caráter continuado não precisam apresentar a origem dos recursos para seu custeio.
  • D O aumento de despesa é caracterizado exclusivamente pela criação de novos tributos e contribuições.
  • E Considera-se aumento de despesa a prorrogação daquela criada por prazo indeterminado.

Conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, Estado da Federação cuja Receita Corrente Líquida totalizou, em determinado período de apuração, R$ 280.000.000 (duzentos e oitenta milhões de reais), não poderá exceder, com sua despesa total com pessoal, o montante de:

  • A R$ 56.000.000.
  • B R$ 84.000.000.
  • C R$ 114.000.000.
  • D R$ 140.000.000.
  • E R$ 168.000.000.

Conforme a Lei nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), a despesa total com pessoal, em cada período de apuração e em cada ente da Federação, deve obedecer ao limite dos percentuais da receita corrente líquida de

  • A 40% (quarenta por cento) para a União e 50% (cinquenta por cento) para os Estados e Municípios.
  • B 50% (cinquenta por cento) para a União e 60% (sessenta por cento) para os Estados e Municípios.
  • C 55% (cinquenta e cinco por cento) para a União e 65% (sessenta e cinco por cento) para os Estados e Municípios.
  • D 60% (sessenta por cento) para a União e 50% (cinquenta por cento) para os Estados e Municípios.

O Secretário de Finanças de Município Alfa deseja criar um painel de indicadores para o controle dos gastos públicos.
Assim sendo, ele estabeleceu como critério metodológico que tais indicadores sejam desenvolvidos de forma a minimizar o risco de subestimação nas rubricas de gastos quando as metas forem comparadas com os resultados verificados no final do exercício corrente.
Diante do exposto, o painel de indicadores estimados e definidos como metas deve estar baseado no histórico e na estimativa das despesas

  • A efetivamente pagas.
  • B liquidadas.
  • C empenhadas.
  • D médias, entre empenhadas e liquidadas.
  • E em 54% com pessoal.

A repartição dos limites globais da despesa total com pessoal em cada período de apuração não poderá exceder a

  • A 5% para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Município e 6% para o Judiciário.
  • B 49% para o Executivo Municipal e 2% para o Ministério Público dos Estados.
  • C 5% para o Legislativo, incluído o Tribunal de Contas do Município e 3% para o Legislativo, incluindo o Tribunal de Contas Estadual.
  • D 54% para o Executivo Municipal e 49% para o Executivo Estadual.