Questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem (Pedagogia)

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Referente à didática, conforme Veiga (2006), assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A natureza das finalidades da educação brasileira precisa ser atingida em sua tríplice dimensionalidade: “pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania, e sua qualificação para o trabalho” (Lei nº 9.394/1996, art. 2º).
  • B Ensinar é um ato intencional. Com efeito, o ensino exige uma direção, um norte que remeta a uma diversidade de objetivos não detalhados e pouco complexos.
  • C O ato de ensinar não é linear nem independente do contexto social.
  • D Os registros dos professores evidenciaram a importância da intencionalidade do ato de ensinar.
  • E O ensino é um processo intencional, sistemático e flexível, que visa à obtenção de determinados resultados, tais como: conhecimentos, habilidades, atitudes, entre outros.

Sobre as concepções de ensino e de aprendizagem que se utilizam das metodologias ativas, analise as seguintes assertivas:

I. A prática de aprendizagem ativa se concentra em uma variedade de ferramentas usadas para envolver cognitivamente os alunos, acumulando conhecimento e desenvolvendo esquemas de uma forma que eles, em certa medida, possuem maior autonomia sobre a aprendizagem.
II. As metodologias ativas visam à proatividade, ao desenvolvimento do raciocínio e à vinculação com a realidade. Alguns exemplos de metodologias ativas são: a aprendizagem baseada em problemas, jogos educativos, a aprendizagem entre pares, a aplicação de métodos de caso e simulações, entre outros.
III. O aprendizado ativo, em relação aos métodos mais tradicionais, não apresenta significativa eficácia, apesar de aumentar a compreensão dos alunos sobre conceitos difíceis de serem apreendidos. Neste âmbito, os alunos participam de várias atividades, tais como leitura, discussão, redação e desenvolvimento de habilidades, das quais algumas das mais importantes são as de avaliação, reflexão, análise e síntese.
IV. Devido às mudanças de perfil do aluno, as instituições de ensino vêm adotando novas formas para o ensino-aprendizagem, tal como a utilização de metodologias mais ativas, corroborando na formação de profissionais como sujeitos sociais, desenvolvendo competências éticas, políticas e técnicas, aperfeiçoando o uso do conhecimento e do raciocínio crítico e analítico, assim como melhorando a aprendizagem e secundarizando notas dos alunos.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

A partir do artigo “Práticas pedagógicas e ensino integrado”, de Araujo e Frigotto (2015), analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

I. O conteúdo da proposta de ensino integrado propõe o desafio de pensar práticas pedagógicas que aproximam o pedagogo de uma leitura ampla da realidade, mesmo reconhecendo a impossibilidade de uma apropriação cognitiva do “todo”.

PORQUE

II. O ensino integrado é uma proposição pedagógica que se compromete com a utopia de uma formação inteira, que não se satisfaz com a socialização de fragmentos da cultura sistematizada e que compreende que é direito de todos ter acesso a um processo formativo, inclusive escolar, que promova o desenvolvimento de suas amplas faculdades físicas e intelectuais.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

  • A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições falsas.

Segundo Saviani (apud Libâneo et al., 2012), são pressupostos para a construção do Sistema Nacional de Educação:

I. Conhecimento das estruturas da realidade.
II. Conhecimento dos problemas educacionais.
III. Conhecimento das representações dos conteúdos formais.
IV. Teoria da educação.
V. Grupos de interesses políticos e econômicos.

Quais estão corretos?

  • A Apenas I e III.
  • B Apenas II e V.
  • C Apenas I, II e IV.
  • D Apenas I, III e V.
  • E I, II, III, IV e V.

Conforme Ferreira (2010), supervisão é um termo originário da administração de empresas, é sinônimo de gerência – to manage – gerenciar, que significa __________ um processo em curso. O controle é, de fato, o conceito fundamental de todos os sistemas gerenciais, como é explicitado por todos os teóricos da gerência. A origem da função do supervisor está no __________ entre aqueles que executam o processo e os que se beneficiam dele, entre os que administram e os que executam, a partir de relações sociais que estruturam o processo produtivo. [...] Como elemento constitutivo da administração, tem por __________________ o objeto a que se destina: a supervisão de empresas, ou a gerência na empresa, e visa controlar a qualidade do que é produzido na empresa de acordo com suas finalidades. [...] A concepção da administração empresarial inspirou a supervisão educacional ou escolar, nos Estados Unidos e, a partir daí, no Brasil e na América Latina, como elemento de controle da produtividade do ensino e do aperfeiçoamento da técnica, com a necessidade de implantação de reformas educacionais que atendessem às necessidades _______________________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A dinamizar – acordo – metas e estratégias – reais da escola pública
  • B monitorar – conflito – critério – e interesses dos trabalhadores
  • C orientar – desacordo – métodos e técnicas – e interesses dos trabalhadores
  • D controlar – antagonismo – princípios e metas – do modo de produção capitalista
  • E regular – antagonismo – metas e estratégias – do modo de produção socialista