Questões de A Didática e o Processo de Ensino e Aprendizagem (Pedagogia)

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Historicamente a orientação tinha um papel complementar na escola; preocupava-se mais com as questões de cunho psicológico, chegando mesmo a ser vista numa abordagem terapêutica. Hoje pretendemos uma orientação mais crítica, pedagógica, que promova a vez e a voz aos alunos, que insira a questão do trabalho em todas as atividades que ocorrem na escola e que discuta acima de tudo a nossa própria sociedade, na sua conjuntura e estrutura e, também as questões do próprio aluno como pessoa. Devemos, portanto, trabalhar muito os valores dos alunos, da escola, da sociedade, incentivando cada vez mais a participação em atividades e realizações na própria sociedade, em especial quando envolvem questões relacionadas à cultura, ao esporte e ao lazer.

Adaptado de GRINSPUN, M. P. S. Z. Autonomia e Ética na Escola: o novo mapa da educação. São Paulo: Cortez, 2014, p. 57.

Com base no trecho, analise as afirmativas sobre a função da orientação educacional no contexto contemporâneo.

I. A orientação passou de uma concepção meramente assistencialista aos estudantes para uma prática voltada à formação da cidadania.

II. O orientador educacional participa de uma educação integral, que possibilita ao estudante refletir, analisar e tomar decisões a respeito de suas próprias ações.

III. A orientação aumentou o enfoque em estudantes especiais, os ditos “alunos-problema”, separando-os do restante do corpo discente para poder oferecer um atendimento individualizado.

Está correto o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II, apenas.
  • E I, II e III.

Na formação de professores, é primordial o estudo da epistemologia das tendências pedagógicas que darão alicerce teórico à prática pedagógica, fomentando conhecimentos e atitudes que favoreçam o aprimoramento profissional. No contexto educacional brasileiro, destacam-se as abordagens liberal e progressista do trabalho pedagógico. Entre as alternativas, a seguir marque a que representa a abordagem progressista do trabalho pedagógico.

  • A Prioriza a valorização das aptidões individuais, alicerçada na meritocracia.
  • B A escola se organiza como uma agência centrada no professor.
  • C Aos estudantes, cabe assimilar os conhecimentos que lhes são transmitidos.
  • D Caracteriza-se pela adoção da heterogeneidade como princípio educativo.
  • E É artificial, porque o foco central está no ensino do conteúdo proposto.

Um professor reconhece a dificuldade dos alunos em acompanhar os conteúdos das aulas ao analisar os resultados da última avaliação. Como resposta, ele busca incluir uma dinâmica de feedback na condução do processo.

Identifique a opção que descreve corretamente essa dinâmica.

  • A O professor passa a realizar revisões gerais dos conteúdos no dia anterior à aplicação dos exames.
  • B O professor faz avaliações mensais e utiliza métodos comparativos relativamente a outras turmas.
  • C O professor passa a focar nos alunos de melhor desempenho, como forma de alcançar maior resultado global.
  • D O professor ajusta suas estratégias de ensino, com base no acompanhamento do progresso dos alunos.
  • E O professor realiza sessões de estudo adicionais com os alunos que tiraram notas baixas na última avaliação.

Percebendo a dificuldade dos alunos em compreender o tema as antigas formas de atividades comerciais e suas evoluções ao longo do tempo, o professor organizou uma visita ao Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. O objetivo era permitir que os estudantes conhecessem o acervo da instituição e despertassem interesse pelo assunto.

As afirmativas a seguir apresentam objetivos relacionados com a atividade pedagógica descrita, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Adotar uma estratégia para apresentar o conteúdo de maneira exemplificada e significativa.
  • B Aplicar uma atividade mais interativa e colaborativa em comparação às aulas teóricas.
  • C Aplicar recursos didáticos para apoiar e enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.
  • D Adotar uma experiência motivadora capaz de envolver os alunos no processo de aprendizagem.
  • E Empregar uma prática pedagógica capaz de analisar o desempenho dos alunos em avaliações nacionais.

Para que cada aluno progrida rumo aos domínios visados, convém colocá-lo, com bastante frequência, em uma situação de aprendizagem ótima para ele. Não basta que ela tenha sentido, que o envolva e mobilize. Deve também solicitá-lo em sua zona de desenvolvimento proximal.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

Segundo o trecho acima, o professor deve:

  • A propor atividades nas quais o aluno já tenha proficiência para reforçar sua performance e alcançar bons resultados.
  • B ser capaz de envolver os alunos em tarefas prazerosas que capturem sua atenção e dedicação.
  • C evitar desafios às capacidades do aluno, sob o risco de comprometer sua motivação ao aprendizado.
  • D incitar o aluno a ir além do que consegue atualmente, enquanto oferece o suporte necessário.
  • E deixar que o aluno avance em suas capacidades, sem exercer interferências no processo de aprendizagem.