Questões de A Direção de Arte Publicitária - Processos Criativos (Publicidade e Propaganda)

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Ela é atribuída a um dos fotógrafos e diretor de arte mais polêmico, irreverente e provocador da história da fotografia. Ele realizou durante anos as campanhas da Benetton.


Seu nome é 

  • A Richard Avedon.
  • B Mário Testino.
  • C David Lachapelle.
  • D Terry Richardson.
  • E Oliviero Toscani.

Considere o texto a seguir, que aborda a questão do processo de criação.

O trabalho de criação consiste, primeiramente, em achar uma ideia que sirva de tema ou diretriz – o que dizer. Em seguida saber como apresentar o tema – como dizer – e determinar através de que gênero de veículos ela pode ser levada, mais rápida e vantajosamente, ao conhecimento do grupo consumidor visado.
SANT’ANNA, A.; ROCHA JUNIOR, I; GARCIA L.E.D. Propaganda: Teoria, técnica e prática, São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 147.

Para se achar a ideia, ou o que dizer, a que o parágrafo acima se refere, existem alguns métodos que auxiliam na geração de alternativas. Um exemplo é o método de livre associação, chamado brainstorm.
Esse método auxilia no processo de criação de uma campanha publicitária por possibilitar a(o)

  • A procura, de forma individual, da melhor ideia.
  • B busca de soluções, por meio da interação humana e da multidisciplinaridade.
  • C geração de uma grande quantidade de opções para serem analisadas.
  • D consideração detalhada de cada ideia gerada na etapa inicial.
  • E desenvolvimento de um esquema visual simplificado das ideias.

O design gráfico fornece diferentes técnicas e conceitos para a construção de mensagens visuais eficientes, e a junção desse repertório com a criatividade do discurso publicitário permite a elaboração de momentos decisivos na relação das marcas com os consumidores. Tecnicamente, a repetição de códigos se faz importante em comunicações não pontuais ou únicas, quando a conversa entre marca e consumidor se desdobra no tempo, por mais de um “encontro”.
Para que uma campanha seja reconhecida, ela deve

  • A estabelecer um limite aos detalhes gráficos empregados.
  • B uniformizar os canais de mídia on-line ou off-line.
  • C unificar os formatos das peças de uma campanha.
  • D forçar o uso de cores de aspecto psicológico positivo.
  • E manter alguma unidade na construção dos anúncios.

As escalas de cor mais usadas nos processos de criação de peças publicitárias lidam com a visualização das cores de formas diferentes: física ou digital.

No caso de uma arte digital (post, banner, e-mail, marketing …), para ser visualizada da forma correta, ela deverá ser elaborada usando a escala

  • A RGB
  • B CMYK
  • C Pantone
  • D Monocromia
  • E Tricromia

A direção de arte publicitária trabalha regularmente com a determinação de um guia de atenção para o leitor/consumidor, definindo pontos de observação e relações de distância, por exemplo. A preocupação com a harmonia e com as relações faz da preparação de um layout a expressão da estrutura da peça publicitária.

Nesse sentido, a etapa desse processo que melhor representa a descrição acima é o(a)

  • A acabamento
  • B briefing
  • C tipografia
  • D fotografia
  • E composição