Questões de A Educação como Processo de Construção Histórica (Pedagogia)

Limpar Busca

O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, publicado em 1932, estabeleceu uma série de princípios liberais e democráticos que deveriam orientar a reconstrução das políticas educacionais brasileiras.
As opções a seguir apresentam esses valores, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A A escola deve atender aos interesses globais da sociedade moderna, e não os de grupos particulares.
  • B O indivíduo deve poder se educar conforme suas aptidões, independentemente da origem econômica e social.
  • C A educação deve ser oferecida preferencialmente por instituições privadas com subvenção estatal.
  • D O ensino deve ser ministrado conforme a separação entre o Estado e as questões de ordem religiosa.
  • E A frequência escolar deve ser compulsória para que se garanta o desenvolvimento pleno de cada cidadão.

A partir de 1942, durante o Estado Novo, o então ministro Gustavo Capanema realizou uma reforma do sistema educacional, a qual levaria seu nome.
Assinale a opção que descreve corretamente o teor da Reforma Capanema.

  • A Visou à universalização do ensino superior, com a criação de universidades em todas as capitais brasileiras.
  • B Priorizou a formação humanística e artística, diminuindo a carga horária das disciplinas científicas no ensino secundário.
  • C Introduziu o ensino obrigatório de língua estrangeira em todas as escolas primárias do país.
  • D Reestruturou o ensino técnico, fortalecendo a formação voltada para as demandas da indústria nacional.
  • E Substituiu o ensino profissionalizante por um sistema educacional voltado para a formação acadêmica.

Entre o final da década de 1950 e o início dos anos 1960, houve uma mobilização popular significativa ao redor da questão da cultura e educação populares.
Com base nesse contexto, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente um debate ou movimento relacionados à educação popular no Brasil.

  • A O Movimento de Educação de Base (MEB) criou um sistema de escolas radiofônicas para se opor aos valores da modernidade e salvaguardar a educação integral no âmbito da família e da igreja, garantindo-lhes o direito de precedência em relação ao Estado.
  • B Os debates sobre o método de ensino intuitivo, inspirado em Dewey, propunham uma educação para todos e postulavam o uso de objetos cotidianos como suporte didático e a exploração dos sentidos, mediante os quais o educando produz ideias, partindo do concreto e ascendendo à abstração.
  • C O Movimento Paulo Freire de Educação de Adultos era autônomo em relação à hierarquia da Igreja, mas recrutava quadros na parcela do movimento estudantil vinculada à Juventude Universitária Católica, com quem compartilhava a crítica à politização da educação.
  • D A pedagogia católica brasileira que fez a opção preferencial pelos pobres estabeleceu um diálogo entre a teologia da libertação e a educação popular, abrindo mão da das escolas confessionais e devotando-se a ampliar a educação pública laica e gratuita.
  • E O movimento escolanovista, ao formular a crítica da escola tradicional e ao propor uma educação centrada nas capacidades de aprender dos educandos, defendeu um processo educativo democrático, que estimulasse a participação e a cooperação dos alunos.

O século XXI requer novas competências, das quais antes não tínhamos a cobrança. Contudo, já estamos no século XXI há quase duas décadas e ainda estamos com os pés fixados em ações e práticas docentes que não condizem com o público que recebemos em nossas escolas, “é puro treino, é pura transferência de conteúdo, é quase adestramento, é puro exercício de adaptação ao mundo”.

(Freire, 2000, p. 101.)


Para melhor compreender as metodologias ativas, far-se-á uma analogia com um provérbio chinês dito pelo filósofo Confúcio: “O que eu ouço, eu esqueço; o que eu vejo, eu lembro; o que eu faço, eu compreendo”.

(Barbosa; Moura, 2013, p. 54.)


Mediante a busca de formar profissionais que tenham as competências fundamentais para viverem e produzirem no século XXI e, ainda, considerando as metodologias ativas da aprendizagem, é INCORRETO afirmar que:

  • A A educação centrada no aluno usa conhecimentos prévios e atuais, pois o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais.
  • B A metodologia tradicional realiza a transmissão do conhecimento unidirecional, contribuindo para mobilizar as competências desejadas.
  • C O professor busca metodologias de aprendizagens centradas nos estudantes que os envolvem em projetos, pesquisas, reflexões, análises constantes e correções das suas ações.
  • D A metodologia ativa busca despertar a curiosidade, projetando no sujeito aprendente a capacidade de se colocar como agente que desenvolve o protagonismo na conquista da própria aprendizagem.

Os marcos teóricos que tentam explicar os processos de ensino/aprendizagem, ao longo da história, têm seguido trajetórias diversas e atualmente não existe uma única corrente de interpretação desses processos. Por trás de qualquer proposta metodológica existe uma concepção do valor que se atribui ao ensino e à aprendizagem. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo:


I. É preciso que o professor, em cada momento da sua prática pedagógica, não fuja das suas intervenções rotineiras, posto que, mesmo considerando a importância dos seus objetivos e conteúdos, a sua maneira de ensinar deve seguir e se limitar a um único modelo de método.


II. O professor precisa estar consciente que tudo o que ele faz em aula, por menor seja, incide na formação dos alunos em maior ou menor grau e isso está conectado com a forma de organizar a aula, os tipos de incentivos, o material utilizado e as expectativas do professor, que são decisões veiculadas a determinadas experiências educativas.


III. A determinação das finalidades ou dos objetivos da educação, sejam eles explícitos ou não, é o ponto de partida de qualquer análise da prática docente, pois não é possível avaliar o que acontece na aula se não conhecemos o verdadeiro sentido do que ali é realizado.


IV. O termo conteúdo deve ser utilizado para expressar o que é aprendido em relação aos conhecimentos e o seu sentido de caráter cognitivo, em uma concepção que visa à formação integral do aluno, é a única forma de definir as intenções educacionais.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas II e IV.
  • E I, II, III e IV.