Com o objetivo de discutir o processo de abolição da escravidão nos Estados Unidos, a professora de História apresentou aos seus alunos o seguinte trecho do discurso de Abraham Lincoln, proferido em 1860, antes da sua candidatura à presidência,
O Tribunal afirmou essencialmente que é seu direito constitucional levar escravizados para os territórios federais e mantê-los lá como propriedade. Quando digo que a decisão foi tomada de uma certa forma, quero dizer que foi feita em um Tribunal dividido, por uma pequena maioria de Juízes, que não concordaram completamente entre si sobre os motivos para tal decisão; que foi feita de forma que seus apoiadores declarados discordam entre si sobre seu significado, e que foi principalmente baseada em uma afirmação incorreta de fato — a afirmação na opinião de que “o direito de propriedade sobre um escravizado é distintamente e expressamente afirmado na Constituição.” Uma inspeção da Constituição mostrará que o direito de propriedade sobre um escravizado não é “distinctamente e expressamente afirmado” nela. Tenha em mente que os Juízes não comprometem sua opinião judicial de que tal direito é implicitamente afirmado na Constituição; mas eles comprometem sua veracidade de que é “distinctamente e expressamente” afirmado lá — “distinctamente”, ou seja, não misturado com mais nada — “expressamente”, ou seja, em palavras que significam exatamente isso, sem a ajuda de qualquer inferência, e susceptível de nenhum outro significado.
Se eles tivessem apenas comprometido sua opinião judicial de que tal direito é afirmado no instrumento por implicação, seria possível mostrar que nem a palavra “escravizado” nem “escravidão” são encontradas na Constituição, nem a palavra “propriedade” mesmo, em qualquer conexão com linguagem aludindo às coisas escravizado ou escravidão;
Republicans at Cooper Institute; (…) Speech of Mr. Lincoln. New York Times, February 28, 1860. (Adaptado).
A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa correta.
- A Amplia o conhecimento dos estudantes sobre as consequências políticas resultantes da implementação imediata da abolição da escravidão em todo o território nacional.
- B Auxilia os alunos a entenderem como documentos produzidos no passado podem ser usados para tratar questões contemporâneas, como o da regulamentação da escravidão nos Estados Unidos.
- C Explica a construção do sentimento separatista sulista, que estava baseado na economia industrializada mais desenvolvida em relação ao Norte.
- D Explora o primeiro marco normativo que proibiu o tráfico de escravizados no território nacional dos Estados Unidos e a posição da sociedade em relação a essa legislação.
- E Aborda a abolição da escravidão como um processo gradual e desigual entre os estados, e como esse evento influenciou a igualdade de direitos civis entre negros e brancos.