Questões de A estruturação do Estado norte-americano : território, cidadania e política (História)

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Com o objetivo de discutir o processo de abolição da escravidão nos Estados Unidos, a professora de História apresentou aos seus alunos o seguinte trecho do discurso de Abraham Lincoln, proferido em 1860, antes da sua candidatura à presidência,
O Tribunal afirmou essencialmente que é seu direito constitucional levar escravizados para os territórios federais e mantê-los lá como propriedade. Quando digo que a decisão foi tomada de uma certa forma, quero dizer que foi feita em um Tribunal dividido, por uma pequena maioria de Juízes, que não concordaram completamente entre si sobre os motivos para tal decisão; que foi feita de forma que seus apoiadores declarados discordam entre si sobre seu significado, e que foi principalmente baseada em uma afirmação incorreta de fato — a afirmação na opinião de que “o direito de propriedade sobre um escravizado é distintamente e expressamente afirmado na Constituição.” Uma inspeção da Constituição mostrará que o direito de propriedade sobre um escravizado não é “distinctamente e expressamente afirmado” nela. Tenha em mente que os Juízes não comprometem sua opinião judicial de que tal direito é implicitamente afirmado na Constituição; mas eles comprometem sua veracidade de que é “distinctamente e expressamente” afirmado lá — “distinctamente”, ou seja, não misturado com mais nada — “expressamente”, ou seja, em palavras que significam exatamente isso, sem a ajuda de qualquer inferência, e susceptível de nenhum outro significado.
Se eles tivessem apenas comprometido sua opinião judicial de que tal direito é afirmado no instrumento por implicação, seria possível mostrar que nem a palavra “escravizado” nem “escravidão” são encontradas na Constituição, nem a palavra “propriedade” mesmo, em qualquer conexão com linguagem aludindo às coisas escravizado ou escravidão;

Republicans at Cooper Institute; (…) Speech of Mr. Lincoln. New York Times, February 28, 1860. (Adaptado).

A respeito dessa atividade, assinale a afirmativa correta.

  • A Amplia o conhecimento dos estudantes sobre as consequências políticas resultantes da implementação imediata da abolição da escravidão em todo o território nacional.
  • B Auxilia os alunos a entenderem como documentos produzidos no passado podem ser usados para tratar questões contemporâneas, como o da regulamentação da escravidão nos Estados Unidos.
  • C Explica a construção do sentimento separatista sulista, que estava baseado na economia industrializada mais desenvolvida em relação ao Norte.
  • D Explora o primeiro marco normativo que proibiu o tráfico de escravizados no território nacional dos Estados Unidos e a posição da sociedade em relação a essa legislação.
  • E Aborda a abolição da escravidão como um processo gradual e desigual entre os estados, e como esse evento influenciou a igualdade de direitos civis entre negros e brancos.

Julgue o item a seguir.


A Guerra Civil Americana (ou Guerra de Secessão), que ocorreu entre 1861 e 1865, foi um conflito significativo nos Estados Unidos, entre os Estados do Norte, conhecidos como a União, e os Estados do Sul, que se separaram para formar a Confederação. A guerra teve suas raízes em várias questões, principalmente relacionadas à escravidão, economia e questões políticas

  • Certo
  • Errado

Referente à guerra civil americana, afirma-se que, os republicanos acreditavam que o trabalho livre era social, política e moralmente superior ao trabalho escravo. Dito de forma mais simples, eles odiavam a escravidão e entendiam que os escravos a odiassem ainda mais. Esperavam destruir a escravidão de forma gradual e pacífica, mas também previram que a secessão levaria à guerra e que a guerra por sua vez desencadearia uma rebelião de escravos na forma de fuga maciça para as fileiras da União. Do mesmo modo, calcularam que a cláusula da Constituição referente aos poderes de guerra autorizava o Governo Federal a emancipar tais escravos como uma “necessidade militar”.

  • Certo
  • Errado

Desde os primórdios da República norte-americana, os capitais estrangeiros entraram no país tanto sob a forma de participações, como de investimento direto. Eles se destinavam a um leque de diferentes atividades, desde a compra de terras até os bancos, dos transportes à indústria manufatureira. Chegavam pelos mais diversos caminhos. O que visivelmente permaneceu ausente nos primeiros anos foram as emissões de capital no estrangeiro. Os primeiros investimentos estrangeiros no setor de transportes destinaram-se à navegação fluvial e aos canais. Esses investimentos foram feitos principalmente por representantes de investidores estrangeiros nos EUA.

  • Certo
  • Errado

Nos Estados Unidos, o cenário geográfico do abolicionismo foi bem distinto, foi seccional. Vários senhores e políticos sulistas [...] deram livre expressão à sua repugnância em relação à escravidão. Do mesmo modo, algumas sociedades antiescravistas foram fundadas em estados sulistas nesta época. Contudo, nunca houve um forte movimento antiescravista no sul. Entre as poucas sociedades contra a escravidão que se fundaram nestes estados, as mais bem-sucedidas [...] patrocinavam programas de abolição gradual, combinados com esquemas de deportação imediata dos libertos. O movimento pela emancipação gradual, em sua fase inicial, foi de fato engendrado ao norte do país.
(Célia M. M. de Azevedo, 2003. p. 20.)
Quando se trata da questão escravista e abolicionista no continente americano, existem particularidades no que se refere à forma que ocorreram e cessaram, nas diversas nações da América. Em se tratando especificamente dos casos do Brasil e dos EUA, podemos levantar interessantes contraposições, tais como: 

  • A A abolição nos EUA esteve ligada à cisão entre as elites confederadas e ianques. Um grupo via a escravidão como um entrave, e o outro como o sustentáculo da sua produção de riquezas.
  • B No Brasil, a cisão radical interna das elites favoreceu a abolição brasileira, mas estava mais ligada ao tipo de produção (café ou açúcar) do que a uma pura questão geográfica como nos EUA.
  • C No Brasil, o papel das elites foi fundamental como promotoras da abolição; enquanto nos EUA o processo contou com a participação ativa dos próprios escravos, da mesma forma que ocorreu no Haiti.
  • D Quando se extinguiu a escravidão do Brasil, tal prática já não se mostrava tão lucrativa quanto a imigração e só a Lei Áurea bastou para consolidar tal ato; enquanto nos EUA foi preciso uma Guerra Civil para torná-la realidade.
  • E A origem da mão de obra de um país e de outro era totalmente distinta, bem como a forma de tratamento, aquisição e organização dos escravos para o trabalho compulsório, embora ambas fossem subsidiadas puramente pelo Estado.