Questões de A Experimentação no Ensino de Ciências (Ciências)

Limpar Busca

Um dos desafios em ensinar a temática “Deriva Continental e Tetônica de placas” é que muitos alunos não conseguem aplicar e entender esses princípios. Nesse sentido, abordagens práticas que despertem a curiosidade e a motivação dos alunos em aprender são extremamente importantes. Para isso, os alunos propõem diversas atividades práticas:

I. Visitar um museu de história natural e comparar fósseis em comum entre a América do Sul e a África.
II. Medir a distância entre a dorsal meso-atlântica e os litorais brasileiros e africanos a partir de imagens de satélite.
III. Criar um modelo de vulcão utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para demonstrar a alteração da paisagem.

A(s) atividade(s) prática(s) que cumpre(m) esse objetivo é (são):

  • A I, II e III.
  • B I e III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, apenas.

Em uma gangorra, o professor decidiu demonstrar um dos princípios do movimento newtoniano, que é a inércia. Após a brincadeira, o professor pediu para que quatro grupos de estudantes apresentassem suas próprias definições e impressões sobre essa força. Julgue como verdadeiro (V) ou falso (F) as quatro impressões dadas pelos grupos de estudantes:

Grupo 1: “A inércia é uma força que mantém objetos estacionários em repouso e objetos em movimento em deslocamento a uma velocidade constante”.
Grupo 2: “Todos os objetos com massa possuem inércia”.
Grupo 3: “A inércia é a tendência de um objeto de resistir a uma mudança em qualquer estado de movimento que esteja atualmente”.
Grupo 4: “Objetos que se movem rapidamente têm mais inércia do que objetos que se movem lentamente”.

As afirmativas são, respectivamente:

  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C V, F, F, V.
  • D F, V, V, F.
  • E F, V, F, V.

Um estudante decide apresentar como projeto na Feira de Ciências da escola um aquário plantado. Ele iniciou seu projeto pela elétrica, pensando nas lâmpadas mais apropriadas para o crescimento de plantas (e não algas), e, a seguir, pensou em montar um sistema de injeção de CO2 para otimizar a fotossíntese e o crescimento vegetal. Após estudo, ele decidiu comprar lâmpadas de espectro _________________ e deixar o temporizador de CO2 ligado durante _________________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, respectivamente, é:

  • A Azul; o dia (8h).
  • B Azul; as 24h.
  • C Verde; o dia (8h).
  • D Vermelho; as 24h.
  • E Vermelho; o dia (8h).

Conforme publicado pela Redação Galileu, “Em breve, os recifes de coral podem se tornar algo do passado. É o que sugere um novo estudo, publicado no periódico Oxford Open Climate Change, em 9 de maio de 2024. Elaborado por pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o novo artigo mostra que o branqueamento extensivo e as mortes de recifes de coral são generalizados em todo o mundo, escancarando as graves consequências do aquecimento global”. Sobre o tema, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A O processo de branqueamento dos corais ocorre devido à expulsão das zooxantelas, dinoflagelados endossimbiontes que vivem nos tecidos dos corais.
  • B As algas são fotossintetizantes e liberam compostos orgânicos nutritivos para os corais que, por sua vez, fornecem abrigo e compostos inorgânicos às algas.
  • C A causa principal do branqueamento é o estresse térmico devido ao aumento da temperatura das águas superficiais, gerado pelo aquecimento global.
  • D Além da elevada biodiversidade associada aos recifes de corais, por serem animais filtradores, os corais desempenham um papel importante como bioindicadores da qualidade da água.
  • E As principais consequências do branqueamento são a diminuição da capacidade reprodutiva, a diminuição nas taxas de crescimento e calcificação, e a morte em massa das colônias.