Questões de A Formação Continuada do Professor (Pedagogia)

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Observe o gráfico a seguir.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


De acordo com a pesquisa realizada em 2019 pelo Instituto Sou da Paz, 59% dos agressores eram alunos da própria escola, 33% eram ex-alunos, e apenas 7% não tinham relação com a instituição. Portanto, há uma relação direta entre os agressores e a instituição atacada.


Avalie se as medidas que podem ser adotadas pelas escolas para reduzir o número de casos incluem:



I. Treinamento dos professores e dos funcionários para que sejam capazes de identificar comportamentos que exijam intervenção da comunidade escolar.


II. Exercitar o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais.


III. Estimular programas e atividades para que os alunos cuidem de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.




Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Quais são os quatro pilares do conhecimento propostos para a formação continuada na educação do século XXI:

  • A Aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser.
  • B Aprender a estudar, aprender a ensinar, aprender a refletir, aprender a aplicar.
  • C Aprender a criticar, aprender a criar, aprender a comunicar, aprender a colaborar.
  • D Aprender a pensar, aprender a agir, aprender a sentir, aprender a compartilhar.

Para Perrenoud (2002), correspondem a ideias básicas de uma formação docente orientada para a profissionalização e para a prática reflexiva, EXCETO: 

  • A Referencial de competências-chave.
  • B Aprendizagem por reprodução conceitual.
  • C Articulação entre teoria e prática.
  • D Organização modular e diferenciada.
  • E Plano de formação organizado em torno de competências.

No contexto da formação do professor e da prática educacional, o que significa o conceito de Didática e qual é o seu papel fundamental?

  • A Promover o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, incluindo a capacidade de planejar, implementar e avaliar práticas educativas eficazes que atendam às necessidades dos alunos;
  • B Excluir práticas de aprendizagem ativa e participativa, limitando o engajamento dos alunos e a construção de conhecimento significativo por meio da interação e da experimentação;
  • C Limitar-se à transmissão de conhecimento de forma tradicional, sem considerar a diversidade e as necessidades individuais dos alunos;
  • D Focar exclusivamente na teoria educacional, sem considerar a sua aplicabilidade e adaptabilidade à realidade da sala de aula e às diferentes formas de aprendizagem dos alunos;
  • E Desconsiderar o contexto social, cultural e emocional dos alunos, negligenciando a importância de uma abordagem contextualizada e inclusiva.

Macedo (2005) relata o comentário de uma professora a respeito da situação de ter, em uma mesma sala de aula regular, “uma criança que tinha 50% de visão normal e uma outra que tinha problemas motores”. A professora pergunta: “Se eu mal-e-mal sei alfabetizar crianças com visão total e mãos boas, como vou alfabetizar crianças com deficiências?”. Essa fala exemplifica um ponto singular dos argumentos do autor, que é

  • A o boicote e o descaso docente como padrão de atuação diante das demandas da educação inclusiva.
  • B a crítica à inclusão escolar em sua forma radical diante dos contextos práticos que devem ser enfrentados pelo professor no cotidiano.
  • C a necessidade de que o professor possa aprender continuamente, tendo em vista o contexto de uma escola para todos.
  • D a falta sistemática de compromisso da direção escolar no apoio ao trabalho do professor diante das demandas do atendimento de alunos com deficiência.