Questões de A Organização do Tempo e do Espaço na Educação Infantil (Pedagogia)

Limpar Busca

Assinale a alternativa correta em relação aos cuidados de higiene no ambiente escolar.

  • A É desnecessário lavar regularmente os brinquedos das crianças, já que a sujeira faz parte do processo de diversão e exploração
  • B Permitir que os alunos compartilhem itens de higiene pessoal, como escovas de cabelo e pentes, promove um senso de comunidade e amizade entre eles.
  • C Na troca de fraldas, deve-se realizar a limpeza da região no sentido de frente para trás, evitando o contato de resíduos fecais com o órgão genital.
  • D Reutilizar fraldas descartáveis é uma prática econômica e ambientalmente sustentável, que pode ser incentivada no ambiente escolar.
  • E Não é necessário tomar medidas preventivas contra a pediculose na escola, pois os piolhos são inofensivos e fazem parte da infância.

Sobre a organização adequada do tempo, do espaço e dos materiais, é correto afirmar que essa organização:

  • A Não tem impacto para as crianças.
  • B Ampara a administração escolar.
  • C Contribui para que o planejamento do professor seja menor.
  • D Promove a autonomia e a independência das crianças.
  • E É determinada pelo PPP da escola.

Julgue o item subsequente.


As tendências pedagógicas alternativas na Educação Infantil consistem na aplicação de vários formatos de aprendizagem, como forma de estimular mais de uma área de interesse da criança. Alguns exemplos são: Aprendizagem baseada em projetos; Sala de aula invertida; Aprendizagem baseada em problemas. 

  • Certo
  • Errado

Julgue o item subsequente.


A didática na Educação Infantil, na perspectiva do ensino desenvolvente, pressupõe o ensino como uma atividade fundamental, orientada para o desenvolvimento de possibilidades de aprendizagens das crianças. 

  • Certo
  • Errado

Conforme as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil do Município de Criciúma (2020), analise as assertivas a seguir:

I. A criança, reconhecida como centro do planejamento, exige uma organização da ação pedagógica, considerando o princípio da eficácia social, ou seja, oportunizando experiências de aprendizagem que fortaleçam as relações com o outro, com o grupo e com a comunidade.
II. A roda de conversa é uma organização para contar histórias com a participação das crianças, portanto, para contar uma história interativa e com a construção de regras e combinados, que oportunizará inúmeros conhecimentos, tendo o professor o papel de mediador.
III. O espaço não é meramente pano de fundo, pois interfere na aprendizagem, instigando o movimento, as brincadeiras e as relações sociais. Os espaços e o tempo organizam as ideias, as intenções e os interesses das crianças, de modo a construir relações de segurança.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.