Questões de A origem da vida na Terra (Biologia)

Limpar Busca

Em uma atividade em sala de aula, ao listar os eventos relacionados à principal teoria de origem do universo, os estudantes embaralharam-se todos e não conseguem chegar a uma conclusão. Os eventos listados são:

I. Big Bang.
II. Nucleossíntese.
III. Singularidade.
IV. Origem dos Átomos.

Relacione esses eventos na ordem cronológica correta e identifique a alternativa correspondente.

  • A I, II, IV, III.
  • B I, III, II, IV.
  • C II, I, IV, III.
  • D III, I, IV, II.
  • E III, II, I, IV.

Um dos conceitos evolutivos do século XIX é o de que a ontogenia reflete a filogenia. Essa frase sugere que, durante o desenvolvimento de um organismo, este irá passar por cada uma das fases adultas da sua história evolutiva. Sobre este tema, aponte a alternativa correta.

  • A A independência reprodutiva dos animais quanto à água é uma característica apomórfica dos tetrapoda.
  • B Humanos e aves têm um ancestral em comum com peixes, pois apresentam fendas branquiais em sua ontogenia.
  • C Estruturas com uma mesma origem embrionária (como mão e asas de morcego) são estruturas análogas.
  • D Os estágios iniciais do desenvolvimento embrionário (Blástula e Gástrula) são comuns apenas entre os vertebrados.
  • E Órgãos vestigiais são estruturas presentes em ancestrais comuns, que perderam sua funcionalidade por desuso.

Uma das temáticas que mais gera dúvidas entre os estudantes certamente é a aplicação do pensamento evolutivo darwiniano para explicar a origem e a diferenciação das espécies ao longo do tempo. Após um vídeo sobre o tema, cinco estudantes apresentaram suas conclusões sobre a teoria de Darwin-Wallace. Avalie as afirmações a seguir:

Renato: “A pressão do meio ambiente faz com que surjam características vantajosas nos indivíduos, tornando-os mais aptos”.
Mônica: “As espécies se adaptam ao meio ambiente a partir do desenvolvimento de características vantajosas àquele ambiente”.
Eduardo: “As características que aumentam a chance de sobrevivência do indivíduo se desenvolvem e se tornam mais comuns a cada geração”.
Bruno: “As características vantajosas surgem ao acaso, por meio de mutações e combinações genéticas, e são transmitidas de geração a geração”.
Isabela: “Os seres humanos sofrem adaptações evolutivas, por exemplo, quando viajam às montanhas e aumentam sua produção de hemoglobina em reposta ao ar rarefeito”.

Qual dos alunos apresentou uma afirmação correta?

  • A Renato.
  • B Mônica.
  • C Eduardo.
  • D Bruno.
  • E Isabela.

Em uma aula de evolução biológica, o professor indicou a leitura crítica de uma parte do livro “A Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural, ou a Preservação das Raças Favorecidas na Luta pela Vida” de Charles Darwin, 1859. Após a leitura do trecho, um estudante tenta resumir as ideias propostas e pergunta: “Mas, afinal, professor, o que é necessário para que surja uma espécie?”. Sua resposta, como professor, seria

  • A seleção natural.
  • B deriva genética.
  • C nicho ecológico.
  • D barreira geográfica.
  • E isolamento reprodutivo.

A respeito do processo de síntese de proteínas em organismos procariontes, como as bactérias, julgue o item a seguir.


A síntese de proteínas em organismos procariontes ocorre no citoplasma, no qual estão presentes os ribossomos, visto que esses organismos não possuem núcleo definido. 

  • Certo
  • Errado