Questões de A Política Grega (A República de Platão e a Política de Aristóteles) (Filosofia)

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Com a teoria das Idéias [...] Platão quis dizer o seguinte: o sensível se explica somente com a dimensão do supra-sensível, o corruptível com o ser incorruptível, o móvel com o imóvel, o relativo com o Absoluto, o múltiplo com o Uno.

REALE, G. História da Filosofia Antiga, Vol. II. SP: Loyola. 1994. p. 79.

Conforme verificado no trecho acima, Platão, em sua obra filosófica, afirmou que a

  • A realidade se encerra em relações de imanência.
  • B realidade é composta de instâncias transcendentes e imanentes.
  • C dimensão sensível da realidade é meramente ilusória.
  • D inteligência humana é incapaz de alcançar os princípios últimos da realidade.
  • E inteligência humana inventou noções como as de “absoluto” e “supra-sensível” para tentar dar conta da realidade múltipla e corruptível.

Qual foi a contribuição principal da Escola Jônica para o desenvolvimento da filosofia?

  • A A Escola Jônica focou na ética e na política, deixando de lado as questões sobre a natureza.
  • B Os filósofos da Escola Jônica, como Tales de Mileto, buscaram identificar a substância primordial (arché) da vida, como a água.
  • C A Escola Jônica rejeitou a ideia de uma substância primordial, focando exclusivamente em questões matemáticas.
  • D Esta escola concentrou-se em desenvolver sistemas políticos, sem contribuir para a filosofia da natureza.

Ana almejava ingressar na carreira política e iniciar um debate a respeito das vantagens da implementação das ideias políticas de Platão, as quais, a seu ver, aumentariam a eficiência da atuação estatal.
Considerando os objetivos almejados por Ana e as ideias políticas do referido filósofo, é correto afirmar que:

  • A somente aqueles que possam defender a pátria devem governar;
  • B o governo deve ser exercido por aqueles que possuem o saber mais aprofundado;
  • C o poder político deve ser exercido por pessoas comuns, com a proteção de soldados e o conselho dos sábios;
  • D a concentração do poder político em uma pessoa evita as corruptelas que a vontade de muitos traz consigo;
  • E o poder político deve ser exercido de modo equitativo, sendo distribuído de modo igualitário entre pessoas comuns, soldados e sábios.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a invenção da política na antiguidade greco-romana.

( ) Forma encontrada pelos gregos e romanos para exercer controle ideológico da população, isto é, o uso da força e da violência serviam para silenciar as novas lideranças que colocavam em risco os governantes que ocupavam o poder. ( ) Para responder às diferentes formas assumidas pelas lutas de classe, a política foi inventada de um modo que, a cada solução encontrada, um novo conflito ou uma nova luta podem surgir, exigindo novas soluções. ( ) Em lugar de reprimir os conflitos pelo uso da força ou da violência das armas, a política aparece como trabalho legítimo de solucionar os conflitos, de tal modo que o fracasso nesse trabalho representa a causa do uso da força e violência. ( ) A democracia ateniense e as oligarquias de Esparta e da República Romana gestaram as ideias e as práticas da política na cultura ocidental.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A V • V • F • V
  • B V • F • V • V
  • C V • F • F • V
  • D F • V • V • V
  • E F • V • V • F
“Chama-se ética a parte da filosofia que se dedica a pensar as ações humanas e os seus fundamentos. Um dos primeiros filósofos a pensar a ética foi Aristóteles, que viveu na Grécia, no século IV a.C. Esse filósofo ensinava numa escola à qual deu o nome de Liceu, e muitas de suas obras são o resultado das anotações que os alunos faziam de suas aulas […] Em suas aulas, Aristóteles fez uma análise do agir humano que marcou decisivamente o modo de pensar ocidental. O filósofo ensinava que todo conhecimento e todo trabalho visa a algum bem.” (GALLO, Sílvio. Ética e cidadania. Caminhos da filosofia. 15ª Edição. Grupo de Estudos sobre Ensino de Filosofia. Campinas, SP: Papirus Editora, 2003, p. 54).
Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo:
I. Segundo Aristóteles, as virtudes morais são hábitos e por isso mesmo não podem ser ensinadas, mas apenas aprendidas na medida em que se vive cada vez mais de acordo com elas. II. Segundo Aristóteles é possível se atingir uma vida boa ou feliz por meio de um comportamento que combina moderação, boa sorte e sabedoria. III. De acordo com Aristóteles a felicidade é um objetivo para todos os seres humanos e por isso cada um possui uma forma de alcançá-la, não existindo um padrão ético último e universal. IV. Na ética da virtude de Aristóteles, o valor moral é uma questão puramente privada, desvinculada de como as pessoas interagem com as outras numa determinada comunidade.

Assinale a alternativa correta.
  • A Apenas as afirmativas II e IV estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas
  • C As afirmativas I, II, III e IV estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I e II estão corretas
  • E Apenas a afirmativa I está correta