Questões de Abordagem Estruturalista da Administração (Administração Geral)

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As descrições a seguir mostram como diferentes teorias das organizações são aplicadas em contextos organizacionais reais, moldando práticas, estruturas e decisões para melhorar o desempenho e a eficácia das organizações. Associe cada descrição com a teoria das organizações correspondente:

A. Teoria da Burocracia de Max Weber B. Teoria das Relações Humanas C. Teoria da Contingência D. Teoria da Estruturação

( ) 1. Ênfase na eficiência, hierarquia formal e regras claras. ( ) 2. Valorização das relações interpessoais e do ambiente psicológico no trabalho. ( ) 3. Adaptação da estrutura organizacional às contingências ambientais e tecnológicas. ( ) 4. Reconhecimento da dualidade entre estrutura social e técnica na organização.

Marque a alternativa estabelecida em sequência numérica, de cima para baixo

  • A 1 A; 2 B; 3 C e 4 D.
  • B 1 A; 2 C; 3 B e 4 D.
  • C 1 A; 2 D; 3 C e 4 C.
  • D 1 D; 2 B; 3 C e 4 A.
  • E 1 D; 2 C; 3 B e 4 A.

Sobre o princípio da Teoria Institucional, assinale a alternativa correta.

  • A Estabelece que a regulação governamental é uma força coercitiva do ambiente.
  • B Divide os fatores de ordem simbólica dos fatores ambientais.
  • C Desconstrói os pressupostos de construtivismo social para compreensão de fenômenos organizacionais.
  • D Analisa populações organizacionais e como levam à melhor adaptação ao ambiente.
  • E Considera as organizações como sistemas abertos em que várias contingências influenciam seu desempenho.

Em diferentes organizações públicas, busca-se acompanhar a evolução do modelo de gestão de pessoas, de forma a desenvolver nos gestores a capacidade de análise das organizações e suas relações de interação com a sociedade. Uma gestão burocrática de pessoas caracteriza-se por:

  • A apreender as dinâmicas de influência e controle do trabalho e da produtividade exercidas por grupos informais em contraste aos objetivos formais da organização;
  • B constituir um corpo de servidores profissionais dissociados e neutros em relação à política, protegidos por estabilidade no exercício de atribuições legalmente fixadas;
  • C estabelecer vínculos interpessoais e afetivos de cooperação, comprometimento e valorização de afinidade entre pessoas visando à melhoria do desempenho;
  • D organizar a divisão do trabalho em departamentos e cargos especializados, tendo as pessoas como apêndice de processos e motivadas por recompensas econômicas;
  • E reconhecer a motivação dos servidores, a liderança e a tomada de decisão como atreladas a necessidades, satisfação, expectativas e senso de equidade.

As teorias administrativas evoluíram com o tempo e são parâmetros importantes nas relações de trabalho e produtividade. Assinale a alternativa correspondente a teoria centrada no estabelecimento de relações de hierarquias e poder onde alguns indivíduos neste mecanismo são amparados por normas e regras legais para poder dar ordens aos demais.

  • A Teoria Taylorista.
  • B Teoria Sistêmica.
  • C Teoria Contingencialista.
  • D Teoria da Matemática.
  • E Teoria da Burocracia.