Questões de Abordagem Humanística da Administração - Teoria das Relações Humanas (Administração Geral)

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As descrições a seguir mostram como diferentes teorias das organizações são aplicadas em contextos organizacionais reais, moldando práticas, estruturas e decisões para melhorar o desempenho e a eficácia das organizações. Associe cada descrição com a teoria das organizações correspondente:

A. Teoria da Burocracia de Max Weber B. Teoria das Relações Humanas C. Teoria da Contingência D. Teoria da Estruturação

( ) 1. Ênfase na eficiência, hierarquia formal e regras claras. ( ) 2. Valorização das relações interpessoais e do ambiente psicológico no trabalho. ( ) 3. Adaptação da estrutura organizacional às contingências ambientais e tecnológicas. ( ) 4. Reconhecimento da dualidade entre estrutura social e técnica na organização.

Marque a alternativa estabelecida em sequência numérica, de cima para baixo

  • A 1 A; 2 B; 3 C e 4 D.
  • B 1 A; 2 C; 3 B e 4 D.
  • C 1 A; 2 D; 3 C e 4 C.
  • D 1 D; 2 B; 3 C e 4 A.
  • E 1 D; 2 C; 3 B e 4 A.

Considerando as relações humanas, o desempenho profissional e o desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue o item abaixo.


Segundo a teoria X de McGregor, a dependência das pessoas torna‑as incapazes de autocontrole e autodisciplina.

  • Certo
  • Errado

Em relação aos fundamentos, às teorias e às escolas da administração e ao seu impacto na gestão de pessoas, julgue o item a seguir. 


De acordo com o referencial teórico da Escola das Relações Humanas, o ser humano não é totalmente controlável e previsível, havendo, portanto, sempre um certo grau de incerteza associado à gestão de pessoas, e, pela compreensão dos aspectos ligados à motivação e à afetividade humanas, é possível perceber os limites da regra e do controle burocrático como formas de regulação social.

  • Certo
  • Errado

As relações humanas entre indivíduos têm vida própria e peculiar, ultrapassando as características de seus componentes e se manifestando não só na relação de um grupo com outro, mas também, e principalmente, nas relações que os membros de um grupo mantêm entre si. Sobre o relacionamento interpessoal, um de seus principais pilares é a:

  • A Imparcialidade.
  • B Empatia.
  • C Motivação.
  • D Flexibilidade.
  • E Formalidade.

Em relação à Experiência de Hawthorne, analise as afirmativas a seguir:
I. Na primeira fase, os pesquisadores observavam dois grupos de trabalhadores que executavam o mesmo serviço, porém em iluminações diferentes. Um grupo trabalhava sob iluminação constante enquanto outro trabalhava sob iluminação variável. Perceberam que o fator psicológico influenciava na produção; quando a iluminação aumentava, produziam mais; e, quando a iluminação diminuía, produziam menos. II. Na segunda fase, os pesquisadores mudaram o local de trabalho, a forma de pagamento, estabeleceram pequenos intervalos de descanso e distribuíam lanches leves nesses intervalos. Perceberam, então, que os trabalhadores apresentaram maior rendimento na produção, pois trabalhavam satisfeitos. III. Na terceira fase, os pesquisadores analisaram a organização informal, fizeram pagamentos de acordo com a produção do grupo e não mais individualmente. Perceberam que os trabalhadores se tornaram mais solidários.
Assinale

  • A se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
  • B se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
  • C se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
  • D se nenhuma afirmativa estiver correta.
  • E se todas as afirmativas estiverem corretas.