Questões de Abordagens da Educação de Surdos - oralismo, comunicação total, bilinguismo, bimodalismo e inclusão (Libras)

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Qual é o principal objetivo do ensino de Português como L2 para estudantes surdos?

  • A Proporcionar uma experiência cultural.
  • B Desenvolver habilidades de leitura e escrita em Português.
  • C Substituir a Libras pela Língua Portuguesa.
  • D Priorizar a Língua Portuguesa como língua materna.
  • E Priorizar a oralização em detrimento da sinalização em todos os ambientes e contextos.

Em 1880, o Congresso de Milão proibiu o uso de línguas de sinais como forma de comunicação em ambientes institucionais. Nos últimos anos, no entanto, intensificou-se a discussão a respeito do oralismo de crianças surdas, sobretudo no período da alfabetização. O interesse por trás do uso das línguas de sinais no ambiente escolar está associado

  • A à coordenação motora.
  • B à rejeição às línguas orais.
  • C ao direito à língua materna.
  • D à substituição da escrita.
  • E ao apreço à multimodalidade.

São princípios e métodos que podem embasar as metodologias de ensino de línguas de sinais para ouvintes:

I. Despertar a atenção e a memória visual: é necessário praticar a atenção e a memória visual em detrimento da oral-auditiva, prioritária nas línguas orais.

II. Uma habilidade que pode ser ensinada é o uso da datilologia como forma de comunicar-se mesmo sem dominar todos os sinais necessários.

III. Um método plenamente eficaz é a memorização de listas de palavras/sinais descontextualizados, para que o aluno adquira um vocabulário universal.


Quais estão corretos?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Qual o objetivo do Ensino Superior ao oferecer a disciplina de Libras como L2?

  • A Preparar os alunos para atuar como intérpretes de Libras.
  • B Explorar as metodologias de ensino de línguas orais.
  • C Discutir questões político-ideológicas sobre o ensino de línguas.
  • D Abordar exclusivamente a perspectiva das culturas surdas.
  • E Propiciar comunicação efetiva entre surdos e ouvintes, valorizando a diversidade cultural e a inclusão.

Como a Libras impacta a inclusão social dos surdos?

  • A A Libras é um instrumento poderoso de inclusão, permitindo que os surdos participem ativamente da sociedade e exerçam sua cidadania.
  • B A inclusão social dos surdos depende exclusivamente da Língua Portuguesa.
  • C A Libras não tem relação com a inclusão social.
  • D A inclusão social ocorre independentemente da língua utilizada.
  • E A Libras é usada apenas em contextos educacionais.