Questões de Abordagens da Educação de Surdos - oralismo, comunicação total, bilinguismo, bimodalismo e inclusão (Libras)

Limpar Busca

Assinale a alternativa correta de acordo com os princípios da educação inclusiva.

  • A A educação inclusiva é aplicável apenas a alunos com Transtorno do Espectro Autista.
  • B A educação inclusiva visa segregar os alunos, com base em suas habilidades, para fornecer instrução personalizada.
  • C Os alunos com deficiência devem ser educados em salas separadas para receber atenção especializada.
  • D A educação inclusiva se concentra apenas nas realizações acadêmicas, desconsiderando o desenvolvimento social e emocional.
  • E A educação inclusiva promove a integração dos alunos com deficiência nas salas de aula regulares, garantindo a igualdade de oportunidades para todos.

As pessoas com surdez enfrentam inúmeros entraves para participar da educação escolar, decorrentes da perda da audição e da forma como se estruturam as propostas educacionais das escolas.

Muitos alunos com surdez podem ser prejudicados pela falta de estímulos adequados ao seu potencial cognitivo, socioafetivo, linguístico e político-cultural e ter perdas consideráveis no desenvolvimento da aprendizagem.

Em relação à inclusão escolar de alunos surdos, é importante considerar que:

  • A os professores precisam conhecer e usar a Língua de Sinais, pois a adoção dessa língua é suficiente para escolarizar o aluno com surdez.
  • B a escola comum precisa implementar ações que tenham sentido para os alunos em geral por meio do uso da língua de sinais.
  • C os alunos com surdez precisam de ambientes educacionais estimuladores, que desafiem o pensamento, explorem suas capacidades, em todos os sentidos.
  • D as pessoas com surdez precisam de adaptações no nível cognitivo para participar e interagir, tanto na sala de aula como no Atendimento Educacional Especializado.
  • E é preciso compreender os problemas de escolarização das pessoas com surdez ao uso da sua língua, ampliando para os campos sociopolíticos.

Analise o texto abaixo:

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) tem como objetivo .....................(1).................... dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/ superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas .....................(2)..................... .

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas numeradas do texto.

  • A (1) desenvolver o ensino diferenciado • (2) acolhedoras às diferenças
  • B (1) promover a socialização • (2) acolhedoras às diferenças
  • C (1) o acesso na idade certa • (2) às dificuldades de aprendizagem
  • D (1) o acesso, a participação e a aprendizagem • (2) às necessidades educacionais
  • E (1) ampliar o desenvolvimento das habilidades cognitivas • (2) adequadas à sua idade cronológica

Em relação às práticas pedagógicas específicas para o ensino bilíngue (Libras-Português) no contexto educacional de alunos surdos, assinale a alternativa que apresenta corretamente os desafios para garantir a aquisição da Língua Portuguesa como segunda língua, considerando a complexidade do processo de alfabetização em uma língua de modalidade oral-auditiva.

  • A O maior obstáculo está na ausência de um ensino focado na oralidade do Português, o que impede que os alunos surdos tenham acesso pleno à estrutura da língua majoritária e, consequentemente, limitem seu desenvolvimento linguístico e sua inclusão social.
  • B O principal desafio reside na transposição da estrutura gramatical da Libras para o Português escrito, visto que a Libras é uma língua visual-espacial e o Português é uma língua oral-auditiva, demandando estratégias pedagógicas que respeitem as diferenças entre essas modalidades, com práticas que valorizem o ensino da escrita a partir do uso da língua de sinais como base.
  • C Um dos principais desafios é a falta de recursos visuais adequados, como vídeos e materiais pedagógicos em Libras, que dificulta o aprendizado do Português escrito, uma vez que as práticas pedagógicas tradicionais se baseiam em métodos oralistas, sem contemplar adequadamente a Língua Brasileira de Sinais.
  • D O maior desafio está na resistência por partedas escolas em implementar práticas pedagógicas bilíngues efetivas, com a maioria dos profissionais priorizando a adaptação ao Português em detrimento da Libras, além disso, ainda não há políticas públicas suficientes que subsidiem o ensino bilíngue no Brasil.
  • E O processo de alfabetização em Língua Portuguesa é dificultado pela sobrecarga cognitiva, uma vez que o aluno surdo precisa aprender duas línguas ao mesmo tempo, sem que haja uma distinção clara entre o momento de aprendizagem da Libras como primeira língua e o momento de aquisição do Português, comprometendo seu desenvolvimento em ambas as línguas.

Analise a citação abaixo:


“Compreende o uso da Libras como língua natural dos surdos e, posteriormente, o aprendizado do português escrito, favorecendo o desenvolvimento linguístico e cultural dos surdos.” (Lodi, 2013).


Essa citação refere-se a qual metodologia de ensino na educação de surdos?

  • A Oralismo.
  • B Letramento.
  • C Bilinguismo.
  • D Comunicação total.
  • E Método escrito/bimodal.