Questões de Abordagens da Educação de Surdos - oralismo, comunicação total, bilinguismo, bimodalismo e inclusão (Libras)

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Acerca das políticas linguísticas e da educação bilíngue para surdos no contexto brasileiro, e levando em consideração as diretrizes e as discussões apresentadas por Castilho (2014), selecione a alternativa correta:

  • A A Constituição Brasileira de 1988, ao definir o português como a língua oficial do país, implica que a educação para surdos deva ser exclusivamente em Língua Portuguesa, tratada como a primeira língua (L1), desconsiderando a importância e o uso da Libras nas instituições de ensino.
  • B O desenvolvimento das políticas linguísticas para surdos no Brasil, conforme descrito por Castilho (2014), sugere que a Libras deve ser utilizada apenas como uma ferramenta auxiliar, sem status de língua de instrução, para evitar conflitos com o ensino da Língua Portuguesa.
  • C Consoante às discussões sobre políticas linguísticas e educação bilíngue, adotar um padrão único de Língua Portuguesa para a educação de surdos é considerado mais eficaz para promover a coesão nacional e a uniformidade linguística. Essa abordagem desconsidera a Libras como uma língua relevante no processo educativo, excluindo-a e tratando-a como se não fosse uma língua bilíngue oficial, mas sim uma língua monolíngue.
  • D Castilho (2014) argumenta que a adoção de uma política bilíngue que integra a Libras como a primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa escrita como a segunda língua (L2) é imprescindível para atender às necessidades educacionais dos surdos, promovendo uma educação que respeite a identidade linguística e cultural desses indivíduos.

O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como como forma de comunicação e expressão das comunidades surdas brasileiras é um dos fundamentos mais importantes das políticas linguísticas brasileiras de Educação Bilíngue para surdos. Diante desse cenário, qual das afirmações a seguir reflete corretamente essas políticas?

  • A A política de Educação Bilíngue para surdos deve priorizar o ensino do português falado, utilizando a Libras apenas como apoio complementar.
  • B A política de Educação Bilíngue para surdos busca a inclusão total em salas de aula regulares, sem a necessidade de adaptações específicas para o ensino em Libras.
  • C A política de Educação Bilíngue para surdos não exige que os professores sejam fluentes em Libras, já que o português é considerado a língua prioritária no processo educativo.
  • D A lei 10.436/02 reconhece a Libras, já o decreto 5.626/05 dispõe sobre essa língua, seu ensino, difusão e formação profissional de tradutores e intérpretes, professores e instrutores de Libras.

Qual é o principal objetivo do ensino de Português como L2 para estudantes surdos?

  • A Proporcionar uma experiência cultural.
  • B Desenvolver habilidades de leitura e escrita em Português.
  • C Substituir a Libras pela Língua Portuguesa.
  • D Priorizar a Língua Portuguesa como língua materna.
  • E Priorizar a oralização em detrimento da sinalização em todos os ambientes e contextos.

Em 1880, o Congresso de Milão proibiu o uso de línguas de sinais como forma de comunicação em ambientes institucionais. Nos últimos anos, no entanto, intensificou-se a discussão a respeito do oralismo de crianças surdas, sobretudo no período da alfabetização. O interesse por trás do uso das línguas de sinais no ambiente escolar está associado

  • A à coordenação motora.
  • B à rejeição às línguas orais.
  • C ao direito à língua materna.
  • D à substituição da escrita.
  • E ao apreço à multimodalidade.

Qual o objetivo do Ensino Superior ao oferecer a disciplina de Libras como L2?

  • A Preparar os alunos para atuar como intérpretes de Libras.
  • B Explorar as metodologias de ensino de línguas orais.
  • C Discutir questões político-ideológicas sobre o ensino de línguas.
  • D Abordar exclusivamente a perspectiva das culturas surdas.
  • E Propiciar comunicação efetiva entre surdos e ouvintes, valorizando a diversidade cultural e a inclusão.