Questões de Acidente de Trabalho (CAT) (Segurança e Saúde no Trabalho)

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A CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) é o documento utilizado para comunicar um acidente de trabalho, de trajeto, ou uma doença ocupacional. Sobre este documento, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A Em caso de acidente com morte, a empresa é obrigada a emitir a CAT imediatamente.
  • B Somente a empresa onde trabalha a pessoa vítima do acidente de trabalho ou de trajeto que pode registrar a CAT.
  • C A empresa onde a pessoa acidentada trabalha é obrigada a informar o acidente até o ultimo dia do mês vigente.
  • D O valor da CAT deve ser reduzido em 50% caso o acidente envolva morte.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador contempla dois grandes eixos de ações: a vigilância epidemiológica das doenças e os agravos relacionados ao trabalho; e a vigilância dos ambientes e processos de trabalho, com vistas a intervir nos fatores de risco ocupacionais e eliminar ou controlar doenças e agravos relacionados ao trabalho.
Avalie se as atribuições da Vigilância em Saúde do Trabalhador incluem:
I. Identificar o perfil produtivo do território, descrevendo a população trabalhadora de acordo com a ocupação, a atividade econômica e os riscos dos ambientes e processos de trabalho. II. Identificar os perfis sociodemográficos e de morbimortalidade da população trabalhadora, de acordo com a ocupação e a atividade econômica em que os trabalhadores estão inseridos. III. Estabelecer relação entre o quadro clínico/diagnóstico e a atividade desenvolvida no trabalho.
Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Para o INSS, o instrumento de notificação de acidente ou doença relacionada ao trabalho é a Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT), que deve ser emitida pela empresa até o primeiro dia útil seguinte ao do acidente. Com relação à CAT, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A data de início dos sintomas deve ser considerada o dia inicial do evento, em caso de doença.
  • B A comunicação deve ser feita imediatamente, em caso de morte.
  • C Apenas o médico que assistiu o trabalhador pode emitir a CAT, caso a empresa se nega a emiti-la.
  • D A CAT só deve ser emitida em caso de acidente ou doença grave relacionada ao trabalho.
  • E Apenas o acidente ou doença que culminar em afastamento superior a 15 dias deve ser registrado.

Doenças relacionadas ao trabalho estão diretamente ligadas às condições em que o trabalhador está inserido no meio laboral, assim como às atividades por ele desempenhadas.
Quando o ambiente de trabalho não está adequado às características funcionais do indivíduo, esse meio torna-se perigoso, acarretando o surgimento de diferentes tipos de doenças.
Após a concretização do diagnóstico de uma doença relacionada ao trabalho, o profissional, ou equipe responsável, deverá garantir que sejam tomadas as seguintes providências, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A A orientação sigilosa ao empregado e ao sindicato acerca do seu problema de saúde, bem como os encaminhamentos a serem executados para o restabelecimento da saúde do empregado e melhoria da sua qualidade de vida.
  • B Para os casos em que a prática do trabalho agrave ou retarde a situação de saúde do trabalhador ou em que as limitações funcionais impeçam sua execução, deve-se realizar o afastamento do trabalho ou da exposição ocupacional.
  • C Os procedimentos de reabilitação e terapêutica apropriados.
  • D A solicitação da emissão da comunicação de acidente de trabalho (CAT) para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), documento desenvolvido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto, como também uma doença ocupacional, bem como o preenchimento do laudo médico, no caso de trabalhadores empregados e segurados pelo Seguro de Acidentes do Trabalho.
  • E A notificação à autoridade sanitária, possibilitando os procedimentos da vigilância em saúde, além de informar à Delegacia Regional do Trabalho do Ministério do Trabalho e ao sindicato da categoria que o trabalhador pertencer.

O acidente de trabalho é compreendido como evento súbito e inesperado devido a causas não naturais, como acidentes e violências, que ocorrem com o trabalhador no ambiente de trabalho ou durante o exercício das atividades laborais ou, ainda, a serviço do empregador ou representando seus interesses, causando prejuízos à saúde, tais como lesões corporais ou perturbações funcionais.


Um objetivo da vigilância epidemiológica dos acidentes de trabalho é

  • A produzir e guardar, sob sigilo, as informações epidemiológicas.
  • B identificar e investigar os casos confirmados.
  • C notificar todos os casos suspeitos.
  • D acompanhar o tratamento das doenças do trabalho.
  • E orientar medidas de prevenção e controle para evitar a ocorrência de novos acidentes.