Questões de Acidentes de Trânsito (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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A avaliação da segurança envolve diversos aspectos do pavimento, de sinalização, de comportamento humano e outros. Quando se trata do aspecto do pavimento, além da geometria e irregularidade superficial, é importante avaliar o atrito pneupavimento, principalmente em dias de chuva, que envolve a resistência à derrapagem. Em relação à aderência, assinale a alternativa CORRETA:

  • A A hidroplanagem, ou aquaplanagem, ocorre quando os pneus estão aderidos ao pavimento.
  • B A microtextura pode ser avaliada por um equipamento simples como o pêndulo britânico, que determina, por uma medida escalar, o grau de escorregamento (ou derrapagem) presente na superfície de um pavimento. Assim, o escorregamento pode ser tratado também como o grau de aderência entre o pneu e o pavimento ou também chamado como coeficiente de atrito cinemático.
  • C As condições de aderência de pavimentos aeroportuários constituem-se em fatores de pouca relevância nas avaliações de superfície e na decisão de manutenções, principalmente das pistas de pouso e decolagem.
  • D A macrotextura pode ser determinada somente pelo ensaio simples de altura média da mancha de areia. Nesse sentido, a areia deve ser espalhada sobre a superfície do pavimento com auxílio de uma base de um pistão circular, perfazendo um círculo de areia.
  • E Apenas dois fatores colaboram para a aderência pneu-pavimento em pistas molhadas, a citar: geometria da via e características dos pneus (ranhuras, pressão de inflação, dimensões e tipo).

O PNATRANS 2021 - Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2021) anexou algumas metas globais de desempenho de segurança no trânsito, definidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). Essas metas estão relacionadas a seis pilares de atuação, sendo uma delas a de reduzir à metade a proporção de veículos trafegando acima do limite de velocidade e reduzir as lesões e mortes relacionadas a velocidade até o ano de 2030. Esta meta está relacionada aos pilares:

  • A gestão da segurança no trânsito, vias seguras e segurança veicular
  • B atendimento às vítimas, educação para o trânsito e segurança veicular
  • C educação para o trânsito, vias seguras e normatização e fiscalização
  • D segurança veicular, normatização e fiscalização, e gestão da segurança no trânsito

O PNATRANS – Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (2021) determinou um plano de ações, por meio do qual irão se materializar os passos para o cumprimento das metas estabelecidas, e cujas ações foram agrupadas pelos seis pilares de atuação. Uma das ações relacionadas ao pilar “Educação para o Trânsito” é:

  • A Capacitar técnicos, projetistas e gestores na identificação e tratamento de pontos críticos.
  • B Elaborar plano de comunicação continuada sobre o funcionamento das tecnologias de segurança.
  • C Promover capacitação de equipes, por meio de cursos de extensão, para fortalecer a coleta de dados, visando a reduzir a subnotificação de acidentes de trânsito.
  • D Fomentar a participação de agentes públicos nos cursos de formação continuada, compostos por graduação, extensão e pós-graduação em entidades nacionais e internacionais, no Brasil e no exterior.

Com relação aos primeiros socorros em casos de acidentes de trânsito, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:
I – Não se deve manter a vítima aquecida, a fim de evitar hipertermia.
II – Se houver hemorragia externa, È importante que a vítima fique deitada.
III – Grande quantidade de pessoas próximas à vítima ajuda a acalmá-la.

  • A Apenas o item I é verdadeiro.
  • B Apenas o item II é verdadeiro.
  • C Apenas o item III é verdadeiro.
  • D Apenas os itens I e III são verdadeiros.
  • E Todos os itens são verdadeiros.
Em um trecho de uma rodovia, com velocidade máxima permitida de 50 km/h, aconteceu um atropelamento e a equipe responsável realizou um levantamento do local do sinistro. Nesse levantamento, alguns dados foram obtidos:
O carro envolvido no atropelamento parou exclusivamente pela ação dos freios, ou seja, não houve colisão com qualquer obstáculo. A rampa no trecho do acidente, no sentido do percurso do veículo, é de i = 0,015 (1,5%, subindo). No momento em que o acidente aconteceu o chão estava seco e foi detectada uma marca deixada pelos pneus no asfalto, resultado da aplicação dos freios, que media 12 (doze) metros. O coeficiente de atrito (f) entre os pneus e o pavimento no local foi determinado de forma experimental com um veículo semelhante ao que se envolveu no sinistro e o valor encontrado foi f=0,423. A velocidade com que vinha o veículo no momento quando aplicou os freios é determinada pela seguinte fórmula (Brasil. DNIT - Manual de estudos de tráfego, 2006): 
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas
Onde: Vi = velocidade com que se iniciou a ação máxima dos freios, em km/h Vf = velocidade final, no momento da imobilização do veículo, em km/h D = comprimento do trecho de frenagem a partir das marcas deixadas pelos pneus, em m f = coeficiente de atrito de frenagem i = tangente do ângulo de inclinação longitudinal do trecho de frenagem (valor negativo em descida)
Calcule a velocidade do veículo quando o motorista aplicou os freios e assinale a alternativa correta que apresenta a velocidade aproximada calculada e a situação do motorista quando o sinistro aconteceu.
  • A A velocidade do motorista era de aproximadamente 35 km/h (trinta e cinco quilômetros por hora) e ele não estava obedecendo o limite de velocidade fixado
  • B A velocidade do motorista era de aproximadamente 37 km/h (trinta e seis vírgula cinco quilômetros por hora) e ele estava obedecendo o limite de velocidade fixado
  • C A velocidade do motorista era de aproximadamente 48 km/h (quarenta e cinco quilômetros por hora) e ele estava obedecendo o limite de velocidade fixado
  • D A velocidade do motorista era de aproximadamente 55 km/h (cinquenta e cinco quilômetros por hora) e ele não estava obedecendo o limite de velocidade fixado