Questões de Acionamentos e Controles Elétricos (Engenharia Elétrica)

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Considere as seguintes especificações para um motor de indução trifásico, com máximo de quilovolts-ampères por HP de 8,3, referente à letra de código G (valor extraído da tabela de letras de código NEMA, indicando os quilovolts-ampères por HP do valor nominal de partida de um motor). Qual é a corrente de partida desse motor?
20 HP     220 V

  • A 315 A.
  • B 355 A.
  • C 436 A.
  • D 455 A.
  • E 510 A.

Em uma planta industrial, um motor trifásico de 9 kW é utilizado para acionar uma esteira transportadora que opera em um ambiente de produção contínua. O motor, que opera a 220 V e possui um fator de potência de 0,8, é acionado por partida direta, uma solução simples e eficaz para este tipo de aplicação. O engenheiro responsável pelo sistema precisa calcular a corrente de partida do motor, que é essencial para o dimensionamento adequado dos componentes de proteção e controle do motor. A corrente de partida do motor é aproximadamente cinco vezes a corrente nominal, de forma que possa garantir a segurança operacional da planta. Com base nessas informações, qual será a corrente de partida do motor, de forma aproximada? Considere um rendimento de 100% e use a aproximação 3=1,7.

  • A 30 A
  • B 90 A
  • C 150 A
  • D 210 A

Avalie as vantagens e desvantagens de utilizar motores de indução trifásicos em sistemas industriais em comparação com motores monofásicos. Qual das alternativas reflete uma vantagem significativa dos motores de indução trifásicos?

  • A Facilidade de conexão em redes monofásicas.
  • B Menor custo inicial de aquisição.
  • C Menor necessidade de manutenção.
  • D Maior eficiência energética e menor custo de operação.
  • E Menor complexidade de controle.

    Durante a frenagem regenerativa de um carro elétrico, o motor atua como um gerador, convertendo a energia cinética do veículo em energia elétrica. Suponha que, em uma determinada condição de frenagem, o sistema regenerativo gere uma tensão variável entre 100 V e 150 V. A bateria do carro tem uma tensão nominal de 300 V, mas, para que a energia seja eficientemente armazenada, é necessário que a tensão de carregamento seja 20 V maior devido às quedas de tensão no circuito carregador da bateria. O circuito possui um limitador de tensão apropriado para proteger o circuito carregador da bateria. 

    Indique a alternativa que apresenta o valor correto do duty cycle D do chopper elevador (boost converter) para garantir que a bateria seja carregada corretamente, considerando a tensão mínima gerada pela frenagem regenerativa.

  • A 66,67%
  • B 68,75%
  • C 53,13%
  • D 50%

A equipe de gestão de energia de uma empresa de tração elétrica identificou a presença de multas da concessionária local por baixo Fator de Potência (FP) em uma de suas oficinas do grupo de média tensão. A oficina tem uma carga acoplada de 11,5 MVA e FP = 0,8. Para evitar multas e garantir o equilíbrio financeiro, optou-se pela implementação de um banco capacitivo ligado em paralelo à instalação para corrigir o FP para 0,92. Indique a alternativa que apresenta corretamente o valor mínimo e aproximado da potência reativa (QC) a ser injetada pelo banco capacitivo para a correção proposta.

  • A Qc = 3 MVar
  • B Qc = 4 MVar
  • C Qc = 7 MVar
  • D Qc = 9 MVar