Questões de Ações Promocionais (Relações Públicas)

Limpar Busca

Evento também pode ser descrito como “um acontecimento onde se reúnem diversas pessoas com os mesmos objetivos e propósitos sobre uma atividade, tema ou assunto” (ZITTA, p. 23, 2012). Em eventos, geralmente de maior porte, é organizada uma sala de Imprensa que se destina a

  • A acomodar as autoridades e familiares. Nesse local, pode ser disposta a equipe de beleza e o buffet. É necessário também, colocar um recepcionista à disposição dos convidados.
  • B acomodar exclusivamente o assessor de imprensa, que é o responsável por selecionar os momentos de apresentações culturais e musicais.
  • C recepcionar os jornalistas, podendo ser realizadas entrevistas coletivas, distribuição do briefing do dia e da relação das autoridades presentes, convidados especiais e palestrantes.
  • D reunir equipe do cerimonial e da organização do evento para reunião de alinhamento durante o evento, assim como para descanso, quando necessário.

Em relações públicas, a organização, a produção de material informativo e promocional e a divulgação são etapas essenciais para a realização de

  • A house organs.
  • B relacionamento com a mídia.
  • C eventos.
  • D relações governamentais.
  • E vídeo institucional.

As relações públicas têm como objeto as organizações e seus públicos que, embora sejam distintas, se relacionam dialeticamente. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à área relações públicas como atividade profissional.


I. Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.

II. Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos.

III. Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura podem despontar dentro de muitas categorias.

IV. Identificam e criam mercados para os produtos e serviços das organizações.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

De acordo com Sant'Anna, Rocha Júnior e Garcia (2015), assinale a opção que NÃO apresenta uma função específica exercida pelo profissional de Relações Públicas.

  • A Relacionamento com a imprensa, procurando organizar e promover notícias de interesse da empresa.
  • B Comunicação com o público interno, permitindo que ele seja impactado com informações sobre todos os acontecimentos que envolvem a empresa.
  • C Aproximação com os públicos exclusivamente institucionais, atribuindo a outros departamentos o relacionamento com o público de mercado.
  • D Apoio às ações de comunicação publicitária, mediante eventos com públicos específicos.
  • E Promoção de políticas públicas, com ações que promovam ideias ou conceitos junto a autoridades governamentais.  

A implementação do processo de relações públicas em apoio à alta administração de uma organização tem em vista

  • A envolver a participação das esferas estratégicas da empresa ao incentivar a prática de conceitos e ideias mais elevadas.
  • B possibilitar um comportamento sinérgico entre os níveis funcionais e os objetivos da organização.
  • C permitir à empresa realizar a segregação do ambiente, a fim de promover uma evolução de desempenho menos reagente, amoldável e conservadora.
  • D transformar a organização agente em uma entidade reativa.