Questões de Administração de Arquivos (Arquivologia)

Limpar Busca

A descrição de produtores de documentos é uma atividade essencial dos arquivistas, independente do fato de as descrições serem mantidas em sistemas manuais ou automáticos. Isto requer plena documentação e contínua manutenção do contexto de produção e uso dos documentos, principalmente a proveniência dos arquivos e documentos. A norma congênere a este documento, ISAD(G): Norma geral internacional de descrição arquivística, possibilita a inclusão de informação contextual na descrição de arquivos em qualquer nível. A ISAD(G) também reconhece a possibilidade de capturar e manter de maneira independente a informação contextual e de ligar essa informação contextual à combinação de outros elementos de informação usados para descrever arquivos e documentos.


(ISAAR (CPF): norma internacional de registro de autoridade arquivística para entidades coletivas, pessoas e famílias/tradução de Vitor Manoel Marques da Fonseca. 2. ed., Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2004.)


Nesse sentido, o objetivo primordial dessa norma é fornecer regras gerais para a normalização de descrições arquivísticas de produtores de documentos e do contexto da produção de documentos. Assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A Utilizar sistemas e/ou redes que possibilita maior proteção dos dados e restrições de informações sigilosas.
  • B Possibilitar aos usuários a compreensão do contexto subjacente à produção e ao uso dos arquivos e documentos, de forma que possam melhor interpretar seus sentidos e significados.
  • C Acessar arquivos e documentos baseado no fornecimento de descrições do contexto da produção dos documentos associadas a descrições desses mesmos documentos, com frequência diversos e fisicamente dispersos.
  • D Identificar precisamente os produtores de documentos, incorporando descrições dos relacionamentos entre diferentes entidades, especialmente documentando a mudança administrativa em entidades coletivas ou mudanças pessoais de circunstâncias em indivíduos e famílias.

Entidades públicas e privadas, pessoas e famílias possuem diversidades de conjuntos documentais que registram fatos e informações de diferentes épocas. Esses documentos compõem o patrimônio documental da humanidade, o qual requer medidas de reservação, acesso e promoção do seu conhecimento, independente da origem, formato ou suporte dos documentos.


(KICH, Tassiara Jaqueline Fanck; KONRAD, Glaucia Vieira Ramos. Arranjo e descrição arquivística em processos judiciais. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 16, p. 212-227, 2011. p. 214.)


Segundo a Constituição Federal de 1988, a preservação documental:

  • A Compete à administração pública e privada, conforme estabelecido em lei, gerenciar a documentação governamental.
  • B É responsabilidade tanto da administração pública quanto da privada, gerenciar a documentação governamental e seu livre acesso quando solicitado.
  • C Cabem à administração pública, na forma da lei, a gestão da documentação governamental e as providências para franquear sua consulta a quantos dela necessitem.
  • D Compete à administração pública e privada, conforme estabelecido em lei, gerenciar a documentação governamental e garantir seu livre acesso quando solicitado.

Para atender às necessidades dos usuários, os arquivos devem oferecer uma variedade de serviços, incluindo acesso aos documentos físicos em suas instalações, viabilidade para consultar as bases de dados e catálogos on-line, serviços de pesquisa e reprodução de documentos, entre outros. Além disso, precisam dar orientação e suporte aos usuários para ajudá-los a localizar informações relevantes em seus acervos e compreender a estrutura e organização dos documentos. Para isso, os instrumentos de pesquisa são a mediação entre os usuários e os documentos, e sua principal função é tornar mais fácil a localização e o acesso às informações contidas nos acervos.


(DE FREITAS, Thaís Rodrigues; DA SILVA, Eliezer Pires. Os instrumentos de pesquisa nos arquivos. Logeion: Filosofia da Informação, v. 9, n. 2, p. 246-257, 2023. p. 247. Adaptado.)


Em relação aos instrumentos de pesquisa, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A instrumentos de pesquisa também podem ser físicos ou virtuais.
  • B inventários são instrumentos que descrevem as séries documentais existentes nos acervos.
  • C testamentos podem ser utilizados para disposições patrimoniais e não patrimoniais de acervo documental.
  • D catálogos são instrumentos que descrevem os documentos individualmente, permitindo uma busca mais detalhada.

Segundo Couture (1999), é a partir da análise das necessidades que é possível identificar o que é indispensável para o gerenciamento dos arquivos de uma determinada organização. Considerando as funções arquivísticas de acordo com Couture, analise as assertivas abaixo:

I. O desenvolvimento de soluções realistas requer um diagnóstico baseado no conhecimento dos arquivos e das pessoas que produzem ou utilizam as informações.
II. Para propor soluções realistas para a gestão de arquivos de uma forma racional e estruturada, basta ter conhecimento do setor de arquivos e de suas atividades.
III. A análise das necessidades é realizada em dois níveis: geral e específico. No nível geral, a análise é realizada durante uma intervenção arquivística inicial; no nível específico, é quando uma intervenção é realizada em um elemento da política ou do plano de ação da gestão de arquivos.

Quais estão INCORRETAS?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Couture (1999) define a avaliação documental como sendo o ato de julgar os valores do material de arquivo, entre valor primário e secundário, e decidir a temporalidade que se aplica ao material, em conformidade com o seu contexto. Com base nessa função arquivística, analise as afirmações abaixo:

1. Couture (1999) compreende a avaliação documental como sendo uma tarefa multidisciplinar na identificação dos valores que os documentos possuem, sejam mediatos ou não, objetivando o estabelecimento de prazos para a guarda ou eliminação.
2. De acordo com Eastwood (1993), a microavaliação consiste em avaliar sob a ótica da tipologia documental e as relações orgânicas inerentes aos documentos, permitindo, dessa forma, fornecer elementos essenciais à identificação do usuário potencial.
3. Terry Cook define a macroavaliação como sendo aquela em que se avalia o valor social, considerando o contexto funcional e estrutural, assim como a cultura do local de trabalho em que os documentos foram produzidos.
4. Segundo Duranti (1994), a avaliação documental é realizada a partir do contexto social, levando em consideração a realidade da sociedade e os valores inerentes ao período de produção documental.
5. Booms (1987) descreve que o objetivo primário da avaliação é identificar os documentos a serem preservados de forma contínua, e sua identificação pode ter como alvo tanto os documentos dentro de um arquivo quanto os arquivos entre arquivos. 

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:  

  • A 05.
  • B 06.
  • C 07.
  • D 08.
  • E 10.