Um dos pilares essenciais na rotina administrativa é o marketing. O conhecimento de estratégias de marketing, levando em consideração a jornada do cliente e a jornada de compra, é fundamental para fidelizar clientes.
- Certo
- Errado
Um dos pilares essenciais na rotina administrativa é o marketing. O conhecimento de estratégias de marketing, levando em consideração a jornada do cliente e a jornada de compra, é fundamental para fidelizar clientes.
Certa organização de grande porte está em fase de formulação de seu planejamento estratégico e fez uso da matriz GE/McKinsey para análise de seu portfólio de negócios. Os resultados foram:
•unidade de negócio A – alta atratividade da indústria e posição competitiva média;
•unidade de negócio B – média atratividade da indústria e posição competitiva média;
•unidade de negócio C – alta atratividade da indústria e posição competitiva alta;
•unidade de negócio D – baixa atratividade da indústria e posição competitiva alta;
•unidade de negócio E – alta atratividade da indústria e posição competitiva baixa;
•unidade de negócio F – média atratividade da indústria e posição competitiva baixa.
Com base no proposto pelo modelo da matriz GE/McKinsey, é correto afirmar que:
Certa empresa, em fase de formulação de seu planejamento estratégico, utilizou a matriz BCG para análise de seu portfólio de produtos. A matriz aponta: produto A – alta taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto B – baixa taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto C – alta taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado; produto D – baixa taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado.
Com base no modelo da matriz BCG, é correto afirmar que:
Ana é a principal executiva de uma editora. Há quatro anos, ela liderou o lançamento do livro de um autor desconhecido que contou com investimento significativo em promoção, mas que não obteve sucesso nas vendas e isso resultou em um prejuízo considerável para a empresa. Embora a editora esteja enfrentando dificuldades financeiras, recentemente Ana decidiu fazer um novo e significativo investimento em propaganda e promoção do livro, alegando apenas que “já investimos muito nesse produto, não podemos desistir”.
Em seu processo decisório, Ana está incorrendo na armadilha conhecida como:
De acordo com Yanaze (2021), o marketing não cria necessidades antes inexistentes, mas aciona as já estabelecidas, por meio do desenvolvimento, do lançamento e do posicionamento de produtos e serviços, para atender às necessidades semelhantes de um grupo relativamente homogêneo. Portanto, as necessidades do consumidor são o foco do marketing. A necessidade do consumidor: