Questões de Administração de Marketing (Administração Geral)

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Certa organização de grande porte está em fase de formulação de seu planejamento estratégico e fez uso da matriz GE/McKinsey para análise de seu portfólio de negócios. Os resultados foram:   

unidade de negócio A – alta atratividade da indústria e posição competitiva média; 
unidade de negócio B – média atratividade da indústria e posição competitiva média; 
unidade de negócio C – alta atratividade da indústria e posição competitiva alta; 
unidade de negócio D – baixa atratividade da indústria e posição competitiva alta; 
unidade de negócio E – alta atratividade da indústria e posição competitiva baixa;
unidade de negócio F – média atratividade da indústria e posição competitiva baixa.

Com base no proposto pelo modelo da matriz GE/McKinsey, é correto afirmar que:

  • A os negócios D e F devem ser abandonados;
  • B a organização deve investir nos negócios A e C e abandonar o negócio F;
  • C a organização deve investir seletivamente nos negócios A, C e E;
  • D a organização deve investir seletivamente nos negócios A, B, D e E e abandonar o negócio F;
  • E a organização deve investir no negócio C e investir seletivamente nas demais unidades de negócio.

Certa empresa, em fase de formulação de seu planejamento estratégico, utilizou a matriz BCG para análise de seu portfólio de produtos. A matriz aponta: produto A – alta taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto B – baixa taxa de crescimento do mercado e baixa participação no mercado; produto C – alta taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado; produto D – baixa taxa de crescimento do mercado e alta participação no mercado.

Com base no modelo da matriz BCG, é correto afirmar que:

  • A o produto D é um produto “vaca leiteira”, que deve financiar o produto C (“estrela”);
  • B o produto C é um produto “vaca leiteira”, que deve financiar o produto A (“ponto de interrogação”);
  • C os produtos B e D são produtos “cachorro”, cujos mercados pouco crescem, e devem ser abandonados;
  • D o produto B é um produto “ponto de interrogação”, que deve ser financiado pelo produto D, que é “vaca leiteira”;
  • E o produto A é um produto “estrela” no qual a empresa deve investir para que não se torne um produto “cachorro”

Ana é a principal executiva de uma editora. Há quatro anos, ela liderou o lançamento do livro de um autor desconhecido que contou com investimento significativo em promoção, mas que não obteve sucesso nas vendas e isso resultou em um prejuízo considerável para a empresa. Embora a editora esteja enfrentando dificuldades financeiras, recentemente Ana decidiu fazer um novo e significativo investimento em propaganda e promoção do livro, alegando apenas que “já investimos muito nesse produto, não podemos desistir”.

Em seu processo decisório, Ana está incorrendo na armadilha conhecida como:

  • A falácia da conjunção;
  • B viés de confirmação;
  • C excesso de confiança;
  • D ancoragem e ajustamento;
  • E escalada do comprometimento.

De acordo com Yanaze (2021), o marketing não cria necessidades antes inexistentes, mas aciona as já estabelecidas, por meio do desenvolvimento, do lançamento e do posicionamento de produtos e serviços, para atender às necessidades semelhantes de um grupo relativamente homogêneo. Portanto, as necessidades do consumidor são o foco do marketing. A necessidade do consumidor:

  • A É o estado de desconforto causado pela privação de algum elemento que desperta uma tendência a realizar determinado comportamento voltado à busca de satisfação.
  • B Constitui-se de uma força que direciona e induz o indivíduo a uma ação. Ela pode decorrer de desejos não satisfeitos, que geram um estado desconfortável de tensão.
  • C É a força motriz de todo comportamento humano, que está sempre orientado por objetivos.
  • D Trata-se do anseio de consumir determinado produto ou serviço em decorrência das ações das marcas e empresas, principalmente por suas ações promocionais. Também tem relação direta com a cultura e com os hábitos sociais.
  • E Trata-se do desejo por produtos específicos apoiados pela capacidade de compra do consumidor.

De acordo com Yanaze (2022), o consumidor é a maior razão de existência das empresas. É, sem dúvida, o stakeholder mais importante do contexto empresarial. Em síntese, a empresa não deve criar e produzir algo se não tiver realizado previamente um estudo do comportamento do consumidor. O produto ou serviço deve moldar-se naturalmente à sua necessidade ou desejo iminente. O processo de compras sofre influência direta dos diferentes perfis de clientes, os quais, por sua vez, são influenciados por fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos. Quando uma empresa está planejando uma campanha de marketing para um novo produto alimentar destinado ao mercado global, deve considerar os fatores sociais e culturais que podem afetar a aceitação do produto. Assinale a alternativa que apresenta fatores sociais e culturais que podem influenciar a receptividade dos consumidores a esse produto em diferentes regiões do mundo.

  • A Convergências de mídia social.
  • B Cotação da moeda local.
  • C Padrões alimentares e prioridades culinárias locais.
  • D Categorização de sustentabilidade da empresa.
  • E Modelo de logotipo da marca.