Questões de Administração de Preços (Marketing)

Limpar Busca

Para aumentar o valor percebido pelo cliente, o agente comercial deve reduzir os custos da transação, incluindo aqueles que vão além dos fatores financeiros, como, por exemplo, o

  • A desgaste emocional até a definição do negócio.
  • B impacto da aquisição no orçamento familiar.
  • C montante em dinheiro investido ao longo do tempo.
  • D parcelamento do total investido, quando houver.
  • E preço dos produtos ofertados pelos concorrentes.

Os bancos podem implantar ações para proporcionar mais benefícios sem que sejam capazes de aumentar o valor percebido pelos clientes.

Isso ocorre quando os 

  • A rendimentos almejados são majorados.
  • B gerentes não participam dessa ação.
  • C interesses internos não são priorizados.
  • D procedimentos internos funcionam.
  • E custos aumentam na mesma proporção.

Ao contrário de um bem físico, os serviços de um banco não podem ser vistos ou tocados pelos clientes.

Para superar essa dificuldade, no ato da venda, os escriturários devem 

  • A apresentar todos os argumentos disponíveis para dirimir possíveis dúvidas dos clientes.
  • B conduzir com segurança os clientes até a gerência para garantir sua privacidade.
  • C desobstruir todos os canais de vendas para agilizar o atendimento em dias movimentados.
  • D indicar o internet banking para aumentar a confiança nos investimentos adquiridos.
  • E reduzir em parte as taxas cobradas para superar a objeção ao valor dos serviços.

Ao pensar na precificação de um produto, a empresa deve considerar as ameaças e oportunidades presentes no mercado em que está inserida, pois o preço indica o posicionamento da empresa e capta a percepção dos clientes. Uma vez que o preço poderá ser a força ou a fraqueza da empresa, recomenda-se ter conhecimento das variáveis econômica, societária e tributária, mercadológica e de custos, as quais interferem na estratégia de formação de preço.

Considerando a estratégia de formação de preço, avalie as afirmações a seguir.
I. Quando o enfoque é estabelecer a precificação a partir dos níveis de preços, deve-se considerar o ciclo de vida do produto.
II. A estratégia de preço de penetração possibilita maximizar o lucro logo no início das vendas e, gradativamente, fazer uma curva decrescente no preço.
III. A estratégia de preço de desnatação é a introdução de produtos a preço baixo, de modo a atingir o maior número possível de consumidores.
IV. As políticas de concessões podem ser utilizadas na negociação de espaço nas prateleiras, assim como na motivação do vendedor quanto à venda de determinado produto.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.

Custo, preço e valor são palavras conectadas, mas com significados diferentes entre si. Resumidamente, custo expressa a quantidade de dinheiro a ser paga para se produzir um produto; o preço é calculado pelo custo, investimentos em promoção e distribuição, além da margem de lucro; já o valor é um conceito mais abrangente, que está associado à ideia de quanto o mercado está disposto a pagar por determinado produto.
Quem compra uma caneta esferográfica simples, por exemplo, procura algo diferente de quem busca uma caneta fina, “de luxo”. As duas canetas servem para escrever, mas há diferenças enormes entre os dois produtos: preço, forma de distribuição e comunicação.
Para o comprador de uma caneta esferográfica simples, o valor pode ser a facilidade de comprá-la — tanto porque é fácil encontrá-la quanto porque seu preço é baixo —, assim, o valor de uma caneta “descartável” é a conveniência. Já para o comprador de uma caneta “de luxo”, o valor deve ser a exclusividade — o preço elevado, os pontos de venda exclusivos e produtos com design diferenciado.
Disponível em: https://exame.abril.com.br. Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

A partir do texto apresentado, o conceito de valor pode ser definido como

  • A a soma do custo da matéria-prima e da margem de lucro.
  • B a quantidade de dinheiro gasto na produção de um produto.
  • C a soma do custo de produção e do preço médio do mercado.
  • D o que se paga prioritariamente por exclusividade e conveniência.
  • E o conjunto de atributos tangíveis e intangíveis de um produto.