Questões de Administração Pública gerencial (Administração Pública)

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A evolução da Administração Pública no Brasil pode ser marcada pela transição entre diferentes modelos: patrimonialismo, burocracia, e administração gerencial. Analisando esses três paradigmas e o desenvolvimento da administração pública no país,assinale a alternativa correta.

  • A O modelo patrimonialista predominou no Brasil até o século XXI, sendo substituído diretamente pelo modelo gerencial, que focou na eficiência administrativa e na diminuição do controle burocrático.
  • B O modelo burocrático, inspirado pelas reformas de Max Weber, trouxe maior formalismo e impessoalidade ao setor público, mas o patrimonialismo foi mantido em algumas esferas, especialmente por meio da criação de estatais durante o período do regime militar.
  • C O modelo burocrático foi introduzido na Era Vargas, e, com a Reforma Administrativa de 1967, consolidou-se como o único modelo de administração pública, eliminando quaisquer práticas patrimonialistas e adiando a transição para a administração gerencial.
  • D O modelo gerencial, implementado a partir da Reforma de 1995, visava combater as deficiências do modelo burocrático ao promover flexibilidade, foco em resultados e descentralização, superando as práticas patrimonialistas e introduzindo instrumentos como contratos de gestão e avaliação de desempenho.

A Administração Pública brasileira atravessou diversas fases ao longo de sua história, cada uma caracterizada por distintos modelos de organização e gestão, que refletem diferentes fases históricas e cujas transformações refletem as mudanças no modo como o Estado se organiza para responder às demandas da sociedade.
(PEREIRA, 1999.)

“A administração _______________ baseia-se em regras rígidas e controle formal, priorizando conformidade e impessoalidade, mas podendo ser ineficiente e inflexível. A administração ____________ orienta-se por resultados e eficiência, valorizando transparência, flexibilidade e colaboração com o setor privado. A administração _____________ foca no benefício pessoal dos governantes, sem preocupar-se com os serviços públicos.” Com base nos três principais modelos de Administração Pública pelas quais o Brasil passou, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A patrimonialista / burocrática / gerencial
  • B burocrática / gerencial / patrimonialista
  • C gerencial / patrimonialista / burocrática
  • D gerencial / burocrática / patrimonialista
  • E patrimonialista / gerencial / burocrática

Julgue o item a seguir, acerca da evolução da administração pública e dos modelos de gestão pública.  


O gerencialismo puro, o consumerism e o public service oriented são modelos a partir dos quais evoluiu a new public management

  • Certo
  • Errado

Sobre a organização do Estado e de sua gestão e os agentes públicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) A Administração Pública, para além do emprego convencional do termo para designar fundamentalmente o aparelho estatal e suas relações, diz também com a função gerencial, mais orientada para a noção de administrar a coisa pública (processo), ao passo que a organização, a despeito da inarredável interdependência, mais se aproxima do senso de instrumento (estrutura).
( ) Delinear os traços predominantemente mecanicistas da Administração Pública e suas implicações para a gestão das políticas públicas contribui para a compreensão dos fenômenos organizacionais transversais à gestão de pessoas no setor público.
( ) A organização pública é a expressão predominantemente instrumental da Administração Pública, explicitando o modo de compreender e organizar pessoas e suas relações formais e informais, observada uma multiplicidade de objetivos em movimentos de acomodação, cultura, tecnologias, processos e recursos das demais ordens.

A sequência está correta em

  • A V, V, V.
  • B V, F, V.
  • C F, V, F.
  • D F, F, V.

Julgue o item a seguir, relacionado à estrutura organizacional e à gestão de resultados na administração pública.

O modelo gerencial revelou-se incapaz de promover o aumento da qualidade e da eficiência dos serviços sociais oferecidos pelo setor público.

  • Certo
  • Errado