Questões de Agenda Setting (Jornalismo)

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A teoria do Agenda Setting sugere que a mídia não só informa, mas também influencia o que o público considera importante. Segundo Maxwell McCombs e Donald Shaw, a mídia pode não dizer às pessoas o que pensar, mas é eficaz em dizer sobre o que pensar. Segundo os autores, em consequência da ação dos jornais, da televisão e dos outros meios de informação, o público sabe ou ignora, presta atenção ou descura, realça ou negligencia elementos específicos dos cenários públicos. Diante deste cenário, qual das alternativas não está relacionada ao conceito de Agenda Setting?

  • A A seleção de temas e assuntos que a mídia destaca e prioriza.
  • B A influência da mídia na formação de opiniões e atitudes sobre temas específicos.
  • C A capacidade da mídia de moldar a relevância pública dos assuntos por meio da cobertura contínua.
  • D O controle total da mídia sobre a opinião pública, determinando completamente, o que as pessoas pensam.

Sobre teorias da comunicação, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Na Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, um expoente da segunda geração da Escola de Frankfurt, as ações sociais referem-se a uma racionalidade comunicativa e a uma racionalidade instrumental.
( ) De acordo com a Agenda Setting, os temas discutidos no cotidiano são determinados pela mídia. Essa perspectiva foi inserida formalmente na teoria da comunicação nos anos 1970, por Maxwell McCombs e Donald Shaw.
( ) Criada logo após a Segunda Guerra Mundial, a Teoria Matemática da Comunicação, de Claude Shannon e Warren Weaver, buscava estabelecer a forma mais econômica, rápida e segura de codificar uma mensagem.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V.
  • B V – F – V.
  • C F – F – F.
  • D F – V – V.
  • E V – V – F.

A Teoria do Agendamento defende a ideia de que:

  • A Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem.
  • B As notícias servem objetivamente a determinados interesses políticos.
  • C Os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos que são veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam nossas conversas.
  • D O jornalismo é um negócio e, como tal, busca o lucro. Por isso, a organização está fundamentalmente voltada para o balanço contábil.
  • E O conteúdo das notícias é imposto aos jornalistas pelos dirigentes das empresas de comunicação e condicionado pela estrutura macroeconômica.

De acordo com o Agenda‑Setting, a agenda da mídia tem um maior efeito nas pessoas que participam das conversas sobre as questões levantadas pelos meios de comunicação e os elementos que as levam a buscá-los, por isso são o interesse pessoal e o nível de incerteza relativos ao assunto.

  • Certo
  • Errado

Leia o trecho abaixo, integrante do artigo WebTV: Perspectivas para Construções Sociais Coletivas.
A evolução das transmissões digitais, atualmente concretizada pela Internet, vem traçando novos paradigmas de comunicação, como a vídeo e a áudio conferência. Meios de transmissão mais _____ e com maior alcance e poder de comunicação estão ampliando ainda mais _____, e esse cenário é válido também para a televisão. É visível atualmente a grande influência que os meios de comunicação de massa vêm sofrendo com os avanços tecnológicos. As grandes corporações, desde o início da comunicação de massa, sempre foram _____ que atuavam como _____. Diziam o que deveria ou não entrar para a agenda social cotidiana, influenciando assim na formação da opinião pública e gostos populares. Essas grandes corporações ainda existem atualmente, fortalecidas com o grande capital que gira em torno _____. Porém, com a entrada das novas tecnologias no cenário mundial, eliminaram-se muitos dos filtros intermediários das organizações de mídia, encolhendo o tamanho mínimo do seu funcionamento. Em muitos casos, a linha divisória entre receptores e fontes vem se tornando cada vez mais _____.
(RIBEIRO: 2008, p.5, adaptado)
Assinale a opção que completa o texto corretamente.

  • A complexos; a monetização; grupos familiares; disseminadores de desinformação; das transmissões de esportes; oculta.
  • B baratos; as possibilidades; grupos de elite; filtros sociais; do entretenimento; tênue.
  • C caros; a segmentação; grupos monopolistas; gatekeepers; dos interesses político partidários; visível.
  • D simples; a concentração de capital; organizações populares; gatewatchers; das produções culturais; marcada.
  • E acessíveis; os empregos formais; organizações autoritárias; controladores de informação; da programação ao vivo; sinuosa.