Questões de Alfabetização e Letramento (Pedagogia)

Limpar Busca

Leia o trecho a seguir.

Pelo conhecimento da história dos métodos de alfabetização, podemos compreender os estágios pelos quais passou esse processo paralelamente às transformações econômicas, sociais, políticas e educacionais.
Fonte: MENDONÇA, Onaide. Percurso Histórico dos Métodos de Alfabetização. Caderno de formação, vol. 2, São Paulo. Cultura Acadêmica, 2011, p.23.


Sobre os marcos históricos da alfabetização no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I. Durante as primeiras décadas da República, especificamente entre os pensadores da Escola Nova, a alfabetização e a democratização do acesso à educação tornaram-se elementos centrais do discurso de modernização do país.

II. Durante o Estado Novo foi implementado um sistema educacional descentralizado com o objetivo de promover a alfabetização, valorizando as especificidades regionais para educar a população nacional.

III. Na primeira década do século XXI, foi implementado o Programa Brasil Alfabetizado, uma iniciativa nacional com o objetivo de universalizar a alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

No processo de alfabetização e letramento, as práticas docentes de leitura e escrita, nas séries iniciais, são importantes, pois as crianças, nesse processo de ensino e aprendizagem, percorrem várias etapas para serem alfabetizadas. Assinale qual alternativa está em desacordo com a relevância das práticas docentes alfabetizadoras que abordam também o letramento.

  • A A Leitura e a escrita de textos sem objetivos que perpassam as relações sociais das crianças.
  • B As diferentes fases da escrita pelas quais a criança passa em cada fase de sua evolução.
  • C As relações entre os sons e os grafemas, para a formação alfabetização da criança leitora e escritora.
  • D Com as facetas psicológica, psicolinguística, sociolinguística e linguística envolvidas na alfabetização.
  • E Os professores devem alfabetizar letrando, proporcionando práticas que promovam o letramento social

É inegável que todo professor alfabetizador precisa conhecer o trabalho de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky que mudaram a forma como a escola desenvolvia o processo de aquisição da leitura e da escrita no país, bem como a função social da alfabetização. Sobre as reflexões acerca da alfabetização das autoras, assinale a afirmativa correta.

  • A O mais importante do processo de aquisição da língua escrita está em como se ensina.
  • B O estudo da psicogênese concluiu que as crianças aprendem independentemente de sua classe social.
  • C As escritas pré-silábicas indiferenciadas consideradas não-normativas fazem parte do processo de alfabetização.
  • D Na proposição da psicogênese da língua escrita, é fundamental considerar a importância das atividades tradicionais do processo de alfabetização.

Na Escola Municipal João da Silva, durante uma reunião pedagógica, surgiu a discussão sobre a importância do letramento digital no desenvolvimento das habilidades necessárias para o século XXI.

Considerando o contexto escolar do Ensino Fundamental e as discussões sobre letramento digital, assinale a opção que indica o foco principal para promover um letramento digital efetivo entre os alunos.

  • A Focar no ensino de habilidades técnicas, como digitação e uso de softwares, para que os alunos dominem as ferramentas tecnológicas disponíveis.
  • B Limitar o uso das tecnologias digitais às aulas de informática, evitando que interfiram nas demais disciplinas.
  • C Priorizar a criação de conteúdos digitais pelos alunos, deixando de lado a análise crítica dos materiais encontrados online.
  • D Incentivar o uso das tecnologias digitais principalmente como meio de entretenimento, para aumentar o engajamento dos alunos nas atividades escolares.
  • E Desenvolver nos alunos a capacidade de usar as tecnologias digitais de forma ética e segura, integrando essas práticas ao currículo de todas as disciplinas.

Leia o trecho a seguir.

Alfabetizar é trabalhar com a apropriação pelo aluno da ortografia do português do Brasil escrito, compreendendo como se dá este processo (longo) de construção de um conjunto de conhecimentos sobre o funcionamento fonológico da língua pelo estudante.
Documento oficial Base Nacional Comum Curricular, p. 90. (Adaptado).

A respeito da importância da consciência fonológica na alfabetização, assinale a afirmativa correta.

  • A A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois envolve a compreensão de que a fala pode ser segmentada e que esses segmentos podem ser manipulados.
  • B A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois ela desassocia a linguagem oral do código escrito, o que facilita a correspondência entre cada letra e seus significados.
  • C A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois, quando treinada tecnicamente, ensina a indivisibilidade sonora das palavras, facilitando a compreensão da relação grafema-fonema.
  • D A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois, é um método que foca na percepção visual gráfica do sistema alfabético como meio para a aquisição da escrita.
  • E A consciência fonológica é fundamental no processo de alfabetização, pois permite que os alunos assimilem as regras da linguagem, algo que ocorre exclusivamente na educação formal sob a orientação do docente.