Questões de Alfabetização e Letramento (Pedagogia)

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À luz da psicologia histórico-cultural, são várias as fases de desenvolvimento da criança. A primeira delas, conhecida como fase primitiva ou fase das formas naturais de comportamento, remete ao período em que a criança não sabe usar com eficiência os dispositivos externos. À medida que se apropria conceitualmente da realidade, a criança supera a primeira fase e adentra na fase que se caracteriza por um novo momento, no que diz respeito à conquista das suas funções psicológicas superiores, o que torna possível converter as técnicas externas e signos da realidade objetiva em processos internos. Esta segunda fase é denominada

  • A fase psicomotora.
  • B fase cultural.
  • C fase anal.
  • D fase do desenvolvimento aproximal.

Em relação ao processo de alfabetização de crianças, especialmente aquelas com transtorno de desenvolvimento intelectual, é correto afirmar que:

  • A O método tradicional de alfabetização é o mais eficiente para todas essas crianças, pois segue um padrão universal.
  • B Crianças com o transtorno do desenvolvimento intelectual aprendem melhor quando expostas a materiais abstratos e conceitos complexos, estimulando o raciocínio desde cedo.
  • C O uso de recursos multissensoriais pode ser eficaz para crianças que têm dificuldades de aprendizagem, pois envolve diferentes sentidos no processo de assimilação do conteúdo.
  • D A adaptação curricular prejudica o desenvolvimento dessas crianças, uma vez que elas não são expostas ao conteúdo completo exigido dos outros estudantes que não possuem o transtorno.
  • E O reforço positivo deve ser evitado durante o processo de alfabetização, pois pode criar dependência e prejudicar a autonomia dessas crianças, exigindo um apoio constante na sala de aula.

Compreende-se CORRETAMENTE sobre o conceito de analfabeto funcional:

  • A Os sujeitos que não sabem escrever, somente ler.
  • B Quem não sabe ler nem escrever.
  • C Quem lê, mas não escreve com a mesma fluência.
  • D Quem sabe ler e escrever no sentido convencional, mas não consegue interpretar e utilizar no cotidiano o que lê e/ou escreve, ou seja, não relaciona com a vida em si.
  • E Essa terminologia não é mais utilizada.

É inegável que todo professor alfabetizador precisa conhecer o trabalho de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky que mudaram a forma como a escola desenvolvia o processo de aquisição da leitura e da escrita no país, bem como a função social da alfabetização. Sobre as reflexões acerca da alfabetização das autoras, assinale a afirmativa correta.

  • A O mais importante do processo de aquisição da língua escrita está em como se ensina.
  • B O estudo da psicogênese concluiu que as crianças aprendem independentemente de sua classe social.
  • C As escritas pré-silábicas indiferenciadas consideradas não-normativas fazem parte do processo de alfabetização.
  • D Na proposição da psicogênese da língua escrita, é fundamental considerar a importância das atividades tradicionais do processo de alfabetização.

Na Escola Municipal João da Silva, durante uma reunião pedagógica, surgiu a discussão sobre a importância do letramento digital no desenvolvimento das habilidades necessárias para o século XXI.

Considerando o contexto escolar do Ensino Fundamental e as discussões sobre letramento digital, assinale a opção que indica o foco principal para promover um letramento digital efetivo entre os alunos.

  • A Focar no ensino de habilidades técnicas, como digitação e uso de softwares, para que os alunos dominem as ferramentas tecnológicas disponíveis.
  • B Limitar o uso das tecnologias digitais às aulas de informática, evitando que interfiram nas demais disciplinas.
  • C Priorizar a criação de conteúdos digitais pelos alunos, deixando de lado a análise crítica dos materiais encontrados online.
  • D Incentivar o uso das tecnologias digitais principalmente como meio de entretenimento, para aumentar o engajamento dos alunos nas atividades escolares.
  • E Desenvolver nos alunos a capacidade de usar as tecnologias digitais de forma ética e segura, integrando essas práticas ao currículo de todas as disciplinas.