Questões de Análise do Discurso (Linguística)

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Assinale a opção que apresenta a marca que pertence à língua falada e não à língua escrita.

  • A As conexões entre as palavras são feitas de forma bastante diversificada.
  • B A predominância da estrutura topicalizada, com o destaque inicial de um termo.
  • C A utilização de palavras variadas e sinônimas, a fim de evitar-se a repetição de termos idênticos.
  • D A necessidade de uma preparação prévia, sendo mais organizada e precisa.
  • E A ausência de interlocutores no momento de sua realização.

Observe as duas primeiras estrofes de um poema de Carlos Drummond de Andrade: 


A linguagem

na ponta da língua,

tão fácil de falar

e de entender.


A linguagem

na superfície estrelada de letras,

sabe lá o que ela quer dizer?



Nessas estrofes há referência a dois tipos de linguagem, que são, respectivamente,


  • A escrita e falada.
  • B formal e informal.
  • C popular e literária.
  • D não-verbal e verbal.
  • E culta e erudita.

Assinale a opção que exemplifica um narrador do tipo onisciente. 

  • A O turista aproximou-se do guichê da companhia aérea e pediu que lhe trocassem a passagem, mas o pedido não pôde ser atendido.
  • B O mendigo, não se sabe por quê, avançou contra a mulher que lhe tinha dado uma esmola.
  • C O atleta, ansioso por chegar e temeroso de que o ultrapassassem, pedalou sem descanso até a chegada.
  • D Os passageiros entraram no ônibus um a um e sentaram-se nas poltronas que lhes eram destinadas, de forma ordeira e calma.
  • E Os clientes da livraria aproveitaram a redução de preços e compraram vários livros durante todo o dia.

Ao considerar a interpretação como a unidade central de ensino, a análise linguística e outras práticas discursivas são inseridas nos eixos que guiam o ensino, que incluem o uso da língua oral e escrita, bem como a reflexão sobre a língua e a linguagem. Isso destaca que "[...] as práticas de linguagem que ocorrem no espaço escolar [...] devem, necessariamente, tomar as dimensões discursiva e pragmática da linguagem como objeto de reflexão" (BRASIL, 1998, p. 34).

  • Certo
  • Errado

Interpretar não é o mesmo que compreender um texto. Interpretar é decodificar os significados, enquanto compreender é construir esses significados.

Observe, por exemplo, a frase abaixo, de autoria da ex-atriz Tônia Carrero:

Ser uma mulher muito bonita nunca atrapalha, só ajuda. Beleza abre as portas, fortalece o caráter e nos torna mais condescendentes.

Assinale a opção que apresenta a pergunta sobre essa frase que se filia à compreensão de texto.

  • A Qual o significado de “abrir portas” na frase?
  • B “fortalecer o caráter” e “tornar mais condescendente” pertencem ao mesmo espaço semântico?
  • C Qual o processo gramatical empregado no texto para intensificar a beleza de uma mulher?
  • D Essa frase se contrapõe a que opinião?
  • E Como se denomina termos como “atrapalha X ajuda”?