Questões de Análise Institucional (Psicologia)

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A análise institucional busca compreender as instituições como sistemas complexos que envolvem relações de poder, normas, valores e práticas. Ela investiga os processos de subjetivação, os discursos e as formas de organização presentes nas instituições, buscando identificar e problematizar as hierarquias, exclusões e opressões existentes. Lobo (2002) escreveu um artigo intitulado “Deficiência: prevenção, diagnóstico e estigma”. Sobre o conceito de norma, analise as assertivas abaixo:
I. Etimologicamente, norma quer dizer esquadro, aquilo que é reto. Logo, tudo que se incline, para a direita ou para a esquerda, seria anormal, porque se desvia de como deve ser.
II. Para o “a-normal”, como negação da lógica do normal, acentua-se o que é, o que não falta. Assim, o deficiente é aquele que, sob a ótica utilitária dos corpos, é eficiente.
III. Foi através das instituições médico-pedagógicas que o termo “normal” passou ao uso popular que, no século XIX na França, designava o “protótipo escolar e o estado de saúde orgânica”.
IV. É confirmado pela norma que o discurso acerca do “a-normal” se distancia cada vez mais de entendê-lo na sua diversidade e se limita a produzir a justificação da prática social da negação, da exclusão e da discriminação.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas II e IV.
  • C Apenas I, III e IV.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

René Lourau (1933-2000), um dos fundadores da teoria da Análise Institucional (AI), dedicou grande parte de sua carreira ao estudo e desenvolvimento da AI, que tem influenciado diversas áreas do conhecimento, incluindo a Psicologia. Tal teoria propõe uma reflexão crítica sobre as instituições e as práticas sociais que sustentam e reproduzem a ordem estabelecida, buscando identificar as relações de poder que permeiam essas práticas e criar espaços para a transformação institucional. Analise as assertivas a respeito do conceito de analisador na teoria da AI, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) É uma ferramenta que permite observar uma prática social a partir de diferentes perspectivas. Por exemplo, um analisador pode ser usado para identificar relações de poder invisíveis em uma organização, permitindo que sejam criados espaços para novas formas de organização e ação coletiva.

( ) O conceito de analisador refere-se a uma técnica para analisar as práticas institucionais e identificar as relações de poder de um grupo em uma situação ou, ainda, em uma organização ou instituição.

( ) Analisador é entendido como a relação que os sujeitos estabelecem com a instituição em que estão inseridos. Em outras palavras, refere-se às formas pelas quais os indivíduos se envolvem emocionalmente, cognitivamente e/ou socialmente com as normas, valores, regras e práticas institucionais, tanto de maneira consciente quanto inconsciente.

( ) Analisador diz respeito à capacidade de articulação entre diversos elementos, sujeitos e práticas dentro de uma instituição. As instituições são compostas por múltiplos elementos que se interconectam e interagem, como as normas, os valores, as relações de poder, os processos de produção e as relações sociais.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A V – V – V – V.
  • B V – F – F – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – F – V – V.
  • E F – V – V – F.

Conforme a obra “Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática” (BAREMBLITT, 2002):
“(...) consiste em que as comunidades mesmas, como protagonistas de seus problemas, necessidades, interesses, desejos e demandas, possam enunciar, compreender, adquirir ou readquirir um pensamento e um vocabulário próprio que lhes permita saber acerca de sua vida, ou seja: não se trata de que alguém venha de fora ou de cima para dizer-lhes quem são, o que podem, o que sabem, o que devem pedir e o que podem ou não conseguir. Este processo (...) das comunidades é simultâneo ao processo de auto-organização, em que a comunidade se articula, se institucionaliza, se organiza para construir os dispositivos necessários para produzir, ela mesma, ou para conseguir os recursos de que precisa para a manutenção e o melhoramento de sua vida sobre a terra.” (p. 17).

O processo acima descrito pelo autor se refere à:

  • A Autoterapia.
  • B Instituinte.
  • C Autocooperação.
  • D Autoanálise.
  • E Institucionalizado.

Ainda em consonância com a obra “Compêndio de análise institucional e outras correntes: teoria e prática” (BAREMBLITT, 2002), relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos de Instituição e Organização com as descrições.
Coluna 1 1. Instituição. 2. Organização.
Coluna 2 ( ) “(...) não necessita de tal formalização por escrito: as sociedades ágrafas também têm códigos, só que eles são transmitidos verbal ou praticamente, não figurando em nenhum documento”. (p. 25).
( ) “(...) são grandes ou pequenos conjuntos de formas materiais que concretizam as opções que as instituições distribuem e enunciam” (p. 27).
( ) “(...) são árvores de composições lógicas que, segundo a forma e o grau de formalização que adotem, podem ser leis, podem ser normas e, quando não estão enunciadas de maneira manifesta, podem ser hábitos ou regularidades de comportamentos”. (p. 25).
( ) “(...) formas materiais muito variadas que compreendem desde um grande complexo organizacional, tal como um Ministério da Educação, Ministério da Justiça, Ministério da Fazenda etc. – até um pequeno estabelecimento” (p. 27).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 1 – 1 – 1.
  • B 1 – 2 – 2 – 1.
  • C 1 – 2 – 1 – 2.
  • D 2 – 1 – 1 – 2.
  • E 2 – 2 – 2 – 2.

No contexto de um mundo globalizado, exigiu-se uma mudança de comportamento das organizações, implicando, entre outros fatores, uma gestão estratégica de pessoas com foco em resultados.


Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


(  ) As organizações são sistemas abertos que precisam ser cuidadosamente administrados para satisfazer o equilíbrio das necessidades internas e se adaptar às circunstâncias ambientais.


(  ) Os profissionais de Recursos Humanos devem orientar os indivíduos a adotarem os comportamentos esperados pela organização, utilizando, para esse propósito, mecanismos de controle e coerção.


(  ) A gestão de pessoas deve ser compreendida como um conjunto de princípios, práticas, políticas e processos por meio dos quais competências e recursos organizacionais são desenvolvidos, entre eles o capital humano, o capital social e os sistemas de gestão.


(  ) Entre os objetivos de uma moderna gestão de pessoas estão captar e reter talentos, suprir a organização de profissionais bem treinados e motivados e aumentar a satisfação no trabalho.


Assinale a sequência correta.

  • A F V V F
  • B V F F V
  • C F V F F
  • D V F V V