A análise institucional busca compreender as instituições como sistemas complexos que envolvem relações de poder, normas, valores e práticas. Ela investiga os processos de subjetivação, os discursos e as formas de organização presentes nas instituições, buscando identificar e problematizar as hierarquias, exclusões e opressões existentes. Lobo (2002) escreveu um artigo intitulado “Deficiência: prevenção, diagnóstico e estigma”. Sobre o conceito de norma, analise as assertivas abaixo:
I. Etimologicamente, norma quer dizer esquadro, aquilo que é reto. Logo, tudo que se incline, para a direita ou para a esquerda, seria anormal, porque se desvia de como deve ser.
II. Para o “a-normal”, como negação da lógica do normal, acentua-se o que é, o que não falta. Assim, o deficiente é aquele que, sob a ótica utilitária dos corpos, é eficiente.
III. Foi através das instituições médico-pedagógicas que o termo “normal” passou ao uso popular que, no século XIX na França, designava o “protótipo escolar e o estado de saúde orgânica”.
IV. É confirmado pela norma que o discurso acerca do “a-normal” se distancia cada vez mais de entendê-lo na sua diversidade e se limita a produzir a justificação da prática social da negação, da exclusão e da discriminação.
Quais estão corretas?
- A Apenas I e II.
- B Apenas II e IV.
- C Apenas I, III e IV.
- D Apenas II, III e IV.
- E I, II, III e IV.