Questões de Antropologia Social: Família, Sistemas de Parentesco, Matrimônio e Incesto. Organizações políticas em sociedades tradicionais (Antropologia)

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No que diz respeito às narrativas religiosas, o mito grego é definido como a

  • A maneira pela qual uma sociedade narra para si mesma o começo e o significado de tudo
  • B fabulação ilusória sem conexão alguma com a realidade e constituída pela imaginação.
  • C fantasia coletiva empírica que tem como referência a natureza.
  • D narrativa científica constituída pela sociedade de maneira informal e linear.
  • E fundamentação filosófica com a qual uma sociedade orienta sua moral.

A transfobia tem sido um termo de uso recorrente na imprensa e nas mídias sociais, que expõe uma série de atitudes, sentimentos ou ações negativas, discriminatórias ou preconceituosas contra pessoas transgênero. As formas de transfobia têm sido variadas, entre repulsa emocional até o medo e a violência em relação a esse grupo social, questão analisada pela antropologia, a partir de sobreposição de identidades sociais e sistemas relacionados de opressão, dominação ou discriminação, com base na

  • A Teoria da Alteridade.
  • B Teoria da Sexualidade.
  • C Teoria da Intersexualidade.
  • D Teoria da Interseccionalidade.

O edital de 2012 de um dos programas do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) contemplou, entre outros, o projeto “Jane Ypi - Documentação dos saberes Wajãpi sobre a formação da Terra e da Humanidade”. Segundo o site do IPHAN, o projeto é apresentado da seguinte forma:
“Mapeamento e registro de saberes orais a respeito dos vestígios que os Wajãpi interpretam como marcas do “começo do mundo”, ou seja, vestígios deixados pelos primeiros habitantes desta terra, quando todos eram “como gente” e que eles denominam como “Jane Ypy” (nossas origens). Estes vestígios podem ser entendidos – na nossa tradição científica – como sítios arqueológicos de diferentes naturezas ou ainda como estruturas paisagísticas ou sinais de transformações ecológicas, mas são interpretados pelos Wajãpi como sinais das transformações sucessivas que ocorreram na longa e complexa história de relações entre demiurgoscriadores, humanos e não humanos”. (http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1175/)
Assinale a opção que apresenta o programa do IPHAN que contemplou o projeto Jane Ypi.

  • A Programa Nacional do Patrimônio Material (PNPM).
  • B Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).
  • C Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).
  • D Fundo de Defesa de Direitos Democráticos (FDDem).
  • E Programa Nacional de Patrimônio Indígena (PNPInd).
“Se, na Amazônia, a mais grave ameaça é a invasão dos territórios indígenas e a degradação de seus recursos ambientais, no caso do Nordeste, o desafio à ação indigenista é restabelecer os territórios indígenas, promovendo a retirada dos não-índios das áreas indígenas, desnaturalizando a “mistura” como única via de sobrevivência e cidadania.” (OLIVEIRA, João Pacheco de. Uma etnologia dos" índios misturados"? Situação colonial, territorialização e fluxos culturais. Mana, v. 4, p. 47-77, 1998.)
João Pacheco de Oliveira é professor do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Sua área de especialização é a 
  • A Antropologia Econômica.
  • B Antropologia da Religião.
  • C Antropologia da Violência.
  • D Etnologia.
  • E Antropologia da Saúde.

O antropólogo inglês Peter Gow tem uma vasta trajetória de pesquisa com o grupo indígena amazônico Piro. Em um artigo intitulado “O parentesco como consciência humana: o caso dos Piro”, Gow afirma:
“(…) analiso o sistema de parentesco dos Piro da Amazônia peruana como um sistema autopoiético, isto é, como um sistema que gera suas próprias condições de existência. Meu argumento é que o parentesco piro emerge espontaneamente do interior das estruturas da consciência humana (…)”  (Gow, P.. (1997). O parentesco como consciência humana: o caso dos piro. Mana, 3(2), 39–65.)
A proposta de Peter Gow está alinhada com a de outros autores da etnologia contemporânea. Para esses autores, o modo de organização do parentesco dos grupos amazônicos são determinados

  • A estritamente por laços sanguíneos.
  • B de modo muito semelhante ao das periferias das grandes cidades.
  • C a partir dos princípios cosmológicos do próprio grupo em questão.
  • D por meio de complexas árvores genealógicas registradas pela FUNAI.
  • E segundo princípios genéticos.