Questões de Aplicação, Avaliação e Mensuração de Processos Comunicacionais (Relações Públicas)

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Na pesquisa social, temos dois grandes grupos de amostragens, classificadas em: probabilística e não probabilística.

A amostragem probabilística pode ser de tipos listados a seguir, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Amostragem sistemática.
  • B Amostragem aleatória simples.
  • C Amostragem estratificada.
  • D Amostragem por julgamento.
  • E Amostragem por conglomerados.

As pesquisas de opinião pública podem envolver tanto métodos qualitativos como quantitativos, que tem como característica

  • A ser estudos não estatísticos.
  • B ser os mais indicados para medição de audiência.
  • C coletar e analisar dados não passíveis de mensuração.
  • D usar entrevistas em profundidade e observação de campo.
  • E ser os mais adequados para entender comportamentos, sentimentos, sensações, intenções e percepções.

Criado pelo professor Cláudio Cardoso, o modelo AltaMetrics pretende ser um framework de apoio à formulação de modelos para mensurar a comunicação. O modelo concentra a análise do desempenho sobre quatro elementos orientados a avaliação das ações propriamente ditas: Ações, ou Entregas (outputs), Reações (out-takes), Resultados (outcomes) e Impactos (impacts). A ferramenta, segundo seu criador, mesmo sem ter caráter operacional, se presta, de forma bem delimitada, a organizar as dimensões e facilitar a identificação dos conjuntos de indicadores que irão avaliar as ações da comunicação.

Nesse contexto, poderia(m) ser considerado(s) resultado(s)

  • A organização de eventos.
  • B ganhos de market share.
  • C conteúdos co-produzidos com a imprensa.
  • D anúncios publicados.
  • E uso de patrocínios.

Sobre algumas técnicas de pesquisa, analise as afirmativas a seguir.

I. Devido ao tratamento estatístico para amostra de respondentes característica dos grupos focais, os achados obtidos por essa técnica se caracterizam por ser quantitativamente generalizáveis.

II. Na pesquisa etnográfica, é possível combinar outras formas de coleta de dados como observação, entrevista, análise de documentos entre outras possibilidades de acordo com as condições do campo.

III. A entrevista é um método de pesquisa qualitativa, cujo foco é a experiência individual do participante, considerada relevante para se entender a experiência das pessoas em situação semelhante.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Segundo Cecato, durante muito tempo a área de comunicação foi vista apenas como um custo a mais para as empresas, cenário hoje modificado devido a diversos fatores, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Apresentação de relatórios focados unicamente na demonstração de excelente exposição e centimetragem na mídia corporativa.
  • B Desenvolvimento dos sistemas de mensuração de resultados das ações de comunicação.
  • C Profissionalização da comunicação e globalização dos negócios.
  • D A clara demonstração de como o trabalho de comunicação impacta os planos de desenvolvimento e de sustentabilidade da empresa.
  • E Desenvolvimento de métodos cada vez mais científicos e aceitos no mercado para mensuração e clara apresentação de resultado das ações de comunicação.