Questões de Apuração e Checagem (Jornalismo)

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O elemento mais básico do jornalismo, aquele que precede qualquer ação do repórter e precisa orientar toda a produção de conteúdo, da apuração à publicação, é

  • A a ideologia.
  • B a interpretação.
  • C a opinião.
  • D o fato.
  • E o público.
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
  • A é a notícia falsa, como o termo aponta, produzida sem a devida apuração dos fatos, com a intenção principal de confundir a opinião pública.
  • B são informações pagas com conotação estritamente política, produzidas por grupos anárquicos organizados para atacar candidatos somente em períodos eleitorais.
  • C são comunicações falsas produzidas nos períodos eleitorais para favorecer determinados candidatos, que se transformam em informações verdadeiras, ao serem viralizadas nas redes sociais.
  • D são notícias verdadeiras produzidas com intuito de formar a opinião pública sobre assuntos polêmicos, como política, economia, hábitos de consumo e vida de celebridades.
A divulgação de notícias falsas, conhecidas como fake news, pode interferir negativamente em vários setores da sociedade, como política, saúde e segurança. São afirmações relacionadas a fake news, EXCETO:
  • A Cria boatos e reforça um pensamento por meio de mentiras e disseminação de ódio.
  • B Os autores criam manchetes absurdas com o claro intuito de atrair acessos aos sites e, assim, faturar com a publicidade digital.
  • C Com a disseminação das fake news baixam muito os custos das propagandas relacionadas a elas, pelo volume de pessoas atingido.
  • D Não é fácil encontrar as empresas que atuam nesse segmento, pois operam na chamada deep web, isto é, uma parte da rede que não é indexada pelos mecanismos de buscas, ficando oculta ao grande público.
Jornalismo é a coleta, a investigação e a análise de informações para a produção e distribuição de relatórios sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícia e que afetam a sociedade em algum grau. A palavra se aplica à ocupação (profissional ou não), aos métodos de coleta de dados e à organização de estilos literários. São consideradas mídias jornalísticas:
  • A Impressão, televisão, rádio e internet.
  • B Impressão, telejornal, rádio e internet.
  • C Impressão, televisão, rádio e whatsApp.
  • D Impressão, boca a boca, televisão, rádio e internet
Em um jornal impresso, a rotina de trabalho de um editor geralmente é comparada com a de um gerente. São funções de um editor:
  • A orientar pautas, controlar qualidade de apuração, editar páginas, fechar títulos e subtítulos, cortar ou remendar textos, ocupando-se apenas de tarefas relacionadas a assuntos editoriais, focado na cultura interna da empresa e na tarefa de elaborar seu produto.
  • B gerenciar os jornalistas e delegar funções para pessoas de confiança, para que não seja necessário que ele coloque a mão na massa e assuma funções como controlar a qualidade de apuração, fechar títulos e subtítulos e pensar na edição seguinte do jornal.
  • C não apenas orientar pautas, controlar a qualidade de apuração, editar páginas, fechar títulos e subtítulos, cortar ou remendar textos, produzir a edição seguinte, mas também ser mais que um gerente da informação, administrando os recursos financeiros, humanos e a infraestrutura da redação.
  • D coordenar os jornalistas na redação, ajudando nas tarefas diárias, seja conseguindo e sugerindo fontes, seja auxiliando na apuração dos fatos, na escrita do texto e definindo as fotos, a melhor diagramação e os títulos que estamparão a capa do jornal no dia seguinte.