Questões de Arcadismo (Literatura)

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Sobre determinado período literário no Brasil, analise as características abaixo:

• Rompimento com a tradição clássica europeia e greco-romana.
• Maior liberdade formal.
• Valorização da cultura nacional, especialmente a cultura indígena.
• Subjetivismo e egocentrismo.

As características acima definem qual período literário brasileiro?

  • A Quinhentismo.
  • B Barroco.
  • C Arcadismo.
  • D Romantismo.
  • E Realismo.

Observe o seguinte segmento poético, que retrata a morte da índia Lindoia:


                Leva nos braços a infeliz Lindóia

                O desgraçado irmão, que ao despertá-la

                Conhece, com que dor no frio rosto

                Os sinais do veneno, e vê ferido

                Pelo dente sutil o brando peito.

                Os olhos, em que o Amor reinava, um dia.

                Cheios de morte: e muda aquela língua.

                Que ao surdo vento, e aos ecos tantas vezes

                Contou a larga história de seus males.


Esse famoso trecho pertence a um famoso poema épico do arcadismo brasileiro, que é: 

  • A “Caramuru”, de Santa Rita Durão.
  • B “Vila Rica”, de Cláudio Manoel da Costa.
  • C “A Confederação dos Tamoios”, de Gonçalves de Magalhães.
  • D “O Uraguai”, de Basílio da Gama.
  • E “Marília de Dirceu”, de Tomás Antônio Gonzaga
Leia a “Lira XIV”, da primeira parte de Liras de Marília de Dirceu, de Tomás Antonio Gonzaga. 

Lira XIV
Minha bela Marília, tudo passa; A sorte deste mundo é mal segura; Se vem depois dos males a ventura, Vem depois dos prazeres a desgraça, Estão os mesmos Deuses Sujeitos ao poder do ímpio Fado: Apolo já fugiu do céu brilhante Já foi Pastor de gado.
A devorante mão da negra Morte Acaba de roubar o bem que temos Até na triste campa não podemos Zombar do braço da inconstante sorte; Qual fica no Sepulcro, Que seus avós ergueram, descansado; Qual no campo, e lhe arranca os frios ossos Ferro do torto arado.
Ah! enquanto os Destinos impiedosos Não voltam contra nós a face irada, Façamos, sim, façamos, doce amada, Os nossos breves dias mais ditosos. Um coração que, frouxo, A grata posse de seu bem difere, A si, Marília, a si próprio rouba, E a si próprio fere.
Ornemos nossas testas com as flores E façamos de feno um brando leito; Prendamo-nos, Marília, em laço estreito, Gozemos do prazer de sãos Amores, Sobre as nossas cabeças, Sem que o possa deter, o tempo corre; E para nós o tempo, que se passa, Também, Marília, morre.
Com os anos, Marília, o gosto falta, E se entorpece o corpo já cansado; Triste, o velho cordeiro está deitado, E o leve filho sempre alegre salta. A mesma formosura É dote que só goza a mocidade: Rugam-se as faces, o cabelo alveja, Mal chega a longa idade.
Que havemos d’esperar, Marília bela? Que vão passando os florescentes dias? As glórias, que vêm tarde, já vêm frias; E pode enfim mudar-se a nossa estrela.
Ah! não, minha Marília, Aproveite-se o tempo, antes que faça O estrago de roubar ao corpo as forças, E ao semblante a graça.
GONZAGA, Tomás Antonio. Marília de Dirceu. Org.e edição de Melânia Silva de Aguiar. Rio de Janeiro: Garnier, 1992.
Considerando a lira, a integridade do livro e as características gerais do poeta, assinale a alternativa correta.
  • A Contrariamente aos humanos, os deuses conseguem escapar aos desígnios e artimanhas do destino.
  • B A linguagem simples e direta, que caracteriza a poesia de Gonzaga, está exemplificada nessa lira pela inexistência de personificações.
  • C A citação do deus Apolo estabelece um contraponto com as demais liras do livro, nas quais há muitas referências cristãs.
  • D Em todas as estrofes dessa lira, o quinto e o sétimo versos não rimam entre si e nem com os outros versos.
  • E Os verbos no imperativo apresentam pedidos e rogativas feitos por Marília para a natureza com a qual ela dialoga.

Sobre as características das escolas literárias, relacione as duas colunas e assinale a alternativa correta.


Coluna I.

A- Barroco.

B- Simbolismo.

C- Romantismo.

D- Arcadismo.

E- Modernismo.

F- Realismo.


Coluna II.
(1) Busca pela linguagem brasileira, nacionalismo, ironia, humor, paródia e relato do cotidiano. (2) Reflete a simplicidade por meio da exaltação da natureza, os escritores estavam preocupados em demonstrar uma vida simples e tranquila, longe dos centros urbanos. Usavam linguagem simples e objetiva. (3) Dualidade entre os prazeres do corpo e a espiritualidade, sombras e luzes: a valorização do contraste, obras rebuscadas e ricas em detalhes. (4) Retrato fidedigno da realidade, busca do objetivismo, cientificismo e materialismo. (5) Constante aproximação entre a música e a poesia; misticismo, religiosidade e sublimação; criação de obras de arte valorizando a intuição e descartando a racionalidade e a lógica. (6) Sentimentalismo, supervalorização das emoções pessoais, subjetivismo e egocentrismo. Dentro de um universo particular, o poeta sente a derrota do ego, produz frustrações e tédio.
  • A A (1) – B (5) – C (6) – D (2) – E (3) – F (4). 
  • B A (3) – B (5) – C (6) – D (2) – E (4) – F (1).
  • C A (3) – B (5) – C (6) – D (2) – E (1) – F (4).
  • D A (3) – B (6) – C (5) – D (2) – E (1) – F (4).
A partir das características fornecidas no texto a seguir, assinale a alternativa correta em relação ao movimento literário.
“Este movimento reagiu contra os desmandos barrocos, mas incidiu noutros, desacreditou o retoricismo seiscentista, mas engendrou uma retórica nova: conquanto refutasse o empolamento dos poetas gangóricos, acabou engendrando estereotipias de linguagem e de sentimento, carentes de vibração lírica, salvo honrosas exceções. Afetados, ansiavam por evadir-se do seu tempo, no encalço de um mundo visionário, como se lhes fosse possível desenraizar-se da circunstância e metamorfosear-se em pastores ou pescadores. De onde a artificiosidade, o postiço e a consequente obra de menor calibre, fruto mais dos pressupostos cerebrinos que de uma genuína disposição de ânimo ou de sensibilidade. E esta, quando existente ou manifesta, ultrapassava a teatralidade geral e movia-se no rumo do Romantismo”.
(MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. 1974, pp.37-38; grifo nosso) Pode-se completar que o movimento remonta a escola estética da Arcádia, região de pastores e poetas.
  • A Barroco.
  • B Arcadismo.
  • C Realismo.
  • D Modernismo.
  • E Parnasianismo.