Em uma Câmara Municipal, a gestão eficiente do controle de estoque e patrimônio é essencial para garantir a economicidade e o cumprimento das normas de gestão pública. O setor administrativo recebeu recentemente a responsabilidade de organizar o inventário anual de bens patrimoniais e atualizar o controle de estoque de materiais de consumo. Durante a execução dessa tarefa, um agente administrativo identificou que:
I.Alguns bens patrimoniais estavam sem número de tombamento.
II.Materiais de consumo como papéis e cartuchos de impressora apresentavam divergências entre os saldos físicos e os registrados no sistema.
III.O último inventário patrimonial foi realizado há mais de cinco anos.
Com base na descrição apresentada e considerando as boas práticas de controle de estoque e patrimônio no setor público, assinale a alternativa que apresenta a medida mais apropriada para regularizar e evitar futuras ocorrências como as descritas:
- A Realizar um inventário patrimonial e de estoque imediato, adotar sistemas informatizados de controle, integrados à contabilidade, e estabelecer a periodicidade mínima de atualizações em conformidade com as normativas vigentes.
- B Solicitar autorização do setor contábil para efetuar ajustes manuais nos registros e regularizar as divergências sem a necessidade de inventário.
- C Priorizar a aquisição de novos materiais de consumo e bens patrimoniais para compensar as perdas e desvios, mantendo o foco no atendimento das demandas administrativas.
- D Desconsiderar a realização do inventário patrimonial, pois o controle de bens de consumo é mais relevante para a atividade administrativa da recepção.
- E Encaminhar ofício à Secretaria Municipal de Finanças solicitando a isenção da Câmara Municipal da obrigatoriedade de controle patrimonial.