Quando olhamos para o leiaute de uma página ou de uma tela, temos a tendência natural e instintiva de organizar o que vemos. Os vários elementos que compõem o campo visual definem estruturas, resolvem ambiguidades e impõem conexões, dizendo-nos o que ler e em que ordem. Tendo esses e outros fenômenos da percepção como interesse, há cerca de 100 anos, psicólogos da escola que recebeu o nome de Gestalt deram início à sistematização de alguns princípios que, desde então, têm sido referência básica para produtores dos mais variados tipos de mídia, o que inclui a produção de conteúdos educacionais. Analisando as imagens a seguir, representativas desses princípios, assinale a alternativa CORRETA.
Fonte: Wikimedia Commons
-
A A Imagem 1 representa o princípio de contraste, a Imagem 3 representa o princípio de continuidade e a Imagem 6 representa o princípio de alinhamento.
-
B A Imagem 2 representa o princípio de similaridade, a Imagem 4 representa o princípio de proximidade e a Imagem 5 representa o princípio de repetição.
-
C A Imagem 1 representa o princípio de figura-fundo, a Imagem 3 representa o princípio de alinhamento e a Imagem 6 representa o princípio de repetição.
-
D A Imagem 3 representa o princípio de alinhamento, a Imagem 4 representa o princípio de continuidade e a Imagem 6 representa o princípio de contraste.
-
E A Imagem 2 representa o princípio de similaridade, a Imagem 4 representa o princípio de figura-fundo e a Imagem 5 representa o princípio de continuidade.