Questões de Arquitetura de Museus (Museologia)

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Recentemente, o país foi abalado pelo incêndio no Museu Nacional. O sinistro alertou as autoridades gestoras do patrimônio cultural do país para a necessidade de se investir em medidas de conservação e preservação do rico patrimônio museal possuído pelo Brasil.
São ações básicas na escolha dos espaços de exposição de acervos museológicos, exceto:

  • A Observar cuidadosamente a localização das janelas em relação à obra exposta, a insolação da sala e as condições gerais do prédio do museu.
  • B Observar a colocação correta dos objetos, garantindo que estejam próximos de correntes de ar, de portas, de janelas e de plantas para manter a umidade elevada nos espaços de exposição.
  • C Realizar inspeção periódica nos espaços, verificando as condições das paredes e dos telhados do prédio no que se refere à presença de rachaduras, goteiras e infiltrações.
  • D Evitar a presença de número excessivo de visitantes no interior do museu e a presença de pessoas com roupas ou calçados molhados.

De acordo com a publicação Orientações para gestão e planejamento de museus (DUARTE CÂNDIDO, 2014), a recepção do museu realiza a transição do mundo exterior ao museu e, além de permitir uma visão geral do conjunto do prédio, deve favorecer a adaptação do público à situação que encontrará no seu interior, quanto aos aspectos:

  • A climáticos e sonoros.
  • B climáticos e de iluminação.
  • C sonoros e de iluminação.
  • D climáticos e de segurança.
  • E sonoros e de segurança.

Segundo a publicação Princípios Básicos da Museologia (COSTA, 2006), a portaria do museu deve abrigar uma recepção. Dentre as responsabilidades da portaria se encontra:

  • A o agendamento de visitas escolares.
  • B a venda de ingressos.
  • C a venda de produtos.
  • D o controle estatístico das visitas.
  • E o atendimento telefônico do museu.

De acordo com a Política de Preservação de Acervos Institucionais (MAST, 1995), a instituição deve elaborar para casos de incêndio, pânico, roubo, vandalismo e acidentes que podem ocorrer aos seus funcionários e usuários, ao seu acervo e ao prédio, um programa específico de:

  • A proteção e preservação.
  • B preservação e conservação.
  • C conservação e proteção.
  • D proteção e salvamento.
  • E salvamento e preservação.

“A arquitetura museal define-se como a arte de conceber, de projetar e de construir um espaço destinado a abrigar as funções específicas de um museu e, mais particularmente, as de uma exposição, da conservação preventiva e ativa, do estudo, da gestão e do acolhimento de visitantes.”

(Disponível em: http://icom.museum/fileadmin/user_upload/pdf/Key_Concepts_of_Museology/Conceitos-ChavedeMuseologia_pt.pdf.)

Tendo em vista o conceito de “arquitetura museal” de uma maneira mais ampla e o vocabulário arquitetônico a ela condicionada, é correto afirmar que

  • A na arquitetura específica dos museus é regra obrigatória priorizar a uniformidade e a padronização das formas.
  • B a “galeria” é o lugar concebido como um dos principais modelos de construção característica dos museus de Belas Artes
  • C a eletricidade facilitou as melhorias na arquitetura museal, mas é a principal responsável pela deterioração dos acervos artísticos.
  • D as perspectivas e normas na arquitetura de museus não podem se diferir, em hipótese alguma, das regras e dos conceitos da arquitetura tradicional.