Questões de Arte Educação (Artes Plásticas)

Limpar Busca

O trabalho educativo com imagens de obras de arte permite ampliar o repertório visual dos estudantes e pode ser realizado com a metodologia Image Watching, (olhando imagens), elaborada por Robert William Ott na década de 1980 para desenvolver a relação do apreciador com a obra de arte, em museus, escolas ou em espaços comuns da vida cotidiana. Esse sistema de análise se desdobra em cinco etapas consecutivas: Descrevendo, Analisando, Interpretando, Fundamentando e Revelando.
A respeito dessa metodologia para educar a percepção estética, assinale a afirmativa que caracteriza a etapa de culminância Revelando.

  • A Os estudantes observam uma obra e realizam anotações de todos os detalhes percebidos visualmente.
  • B Os estudantes identificam e comparam os elementos que estruturam e organizam a composição da imagem.
  • C Os estudantes indicam quais sentimentos, ideias ou sensações elaboram a partir da obra em análise.
  • D Os estudantes buscam conhecimentos adicionais sobre o contexto de produção da obra ou do artista.
  • E Os estudantes materializam e expõem o que apreenderam por meio de uma produção de sua autoria.

Os produtos artesanais podem ser classificados habitualmente em várias categorias de acordo com a função que desempenham: decorativos, religiosos, utilitários, educativos, lúdicos, só para citar alguns. Acerca do produto artesanal educativo, por exemplo, pode-se dizer que ele é produzido com a finalidade específica de:

  • A Satisfazer as necessidades humanas no trabalho ou em casa.
  • B Ornamentar locais onde ocorrem ritos e celebrações.
  • C Contribuir para algum processo formativo.
  • D Entreter e divertir aqueles que o utilizam.
  • E Adornar e embelezar espaços e ambientes, dispondo formas e cores.

No contexto do fazer artístico no âmbito escolar, a produção que não é organizada por uma só pessoa, mas elaborada pelo grupo, é considerada:

  • A Criação coletiva.
  • B Domínio público.
  • C Produção anônima.
  • D Composição conjunta.
  • E Desempenho de equipe.

No ensino das Artes, a técnica bastante utilizada para o desenvolvimento das atividades amplas que visam a ativar a expressividade do estudante, desenvolvendo principalmente os recursos vocais, gestuais e o improviso, é reconhecida como:

  • A Imitação Gestual.
  • B Expressão Corporal
  • C Consciência Espacial.
  • D Triangulação.
  • E Intensificação expressiva.

No ensino das Artes existem diversas abordagens propositivas para a leitura nas linguagens específicas. No campo da leitura estética para a interpretação de uma imagem, é correto afirmar que:

  • A Nega a comunicação entre o objeto artístico e o grupo social, enfatizando a pesquisa técnica.
  • B Estuda o conteúdo e o significado da obra, valorizando somente a forma e a materialidade do suporte.
  • C Valoriza os elementos visuais, analisa a estruturação formal, sendo esses elementos considerados separadamente e no todo da forma.
  • D Procura considerar a expressividade, o que há de eterno e de transitório em uma época, no objeto a ser analisado.
  • E Desconsidera as características do estilo priorizando a informação cultural e a inserção no espaço expositivo.