Questões de Artes Cênicas e Educação (Artes Cênicas)

Limpar Busca

Quanto à unidade temática Teatro para o Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), assinale a opção que indica corretamente o objeto de conhecimento correspondente a elemento de linguagem.

  • A Pesquisar e criar formas de dramaturgias e espaços cênicos para o acontecimento teatral, em diálogo com o teatro contemporâneo.
  • B Investigar e experimentar diferentes funções teatrais e discutir os limites e desafios do trabalho artístico coletivo e colaborativo.
  • C Explorar diferentes elementos envolvidos na composição dos acontecimentos cênicos (figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia) e reconhecer seus vocabulários.
  • D Experimentar a gestualidade e as construções corporais e vocais de maneira imaginativa na improvisação teatral e no jogo cênico.
  • E Compor improvisações e acontecimentos cênicos com base em textos dramáticos, caracterizando personagens, cenário, iluminação e sonoplastia e considerando a relação com o espectador.
A atividade da dança na escola pode desenvolver na criança a compreensão de sua capacidade de movimento, mediante um maior entendimento de como seu corpo funciona. Assim, poderá usá-lo expressivamente com maior inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Secretaria de Educação Fundamental. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 67.

Da leitura do trecho decorre que um dos objetivos educacionais da dança é a
  • A inclusão de todos os corpos na sociedade e o desenvolvimento de práticas de empoderamento.
  • B compreensão da estrutura e do funcionamento corporal e a investigação do movimento humano
  • C integração dos indivíduos no coletivo, para incentivar a autoestima e a autoconfiança.
  • D exercitação das funções motoras e a prevenção de eventuais dificuldades de mobilidade.
  • E formação de uma consciência corporal saudável, aliada a uma educação alimentar.

Ao criar determinada forma de arte, o artista imprime sua marca e a realiza dentro de uma vertente entre as possíveis para produzir sua obra. No Teatro, por exemplo, existem diversas formas de se confeccionar o texto, e de adaptá-lo para o formato final, ao se encenar para o público, de tal forma que o resultado poderá produzir sensações que podem variar do riso ao choro. Assinale a alternativa que define CORRETAMENTE a vertente teatral.

  • A No gênero teatral chamado de Monólogo, as peças têm um caráter mais popular, de entretenimento, e são marcadas por muitas apresentações musicais, apelo à sensualidade e à comédia, ocultando fortes críticas políticas e sociais.
  • B No gênero teatral Auto, o sofrimento da vida cotidiana é explorado. As personagens centrais nunca apresentam relação com a vida real e são exageradas. O Auto conta, também, histórias de vida que podem esconder ou revelar lições no decorrer da peça. O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuana, é um exemplo desse estilo, muito comum no regionalismo atual.
  • C Na vertente teatral conhecida como Comédia, o drama é acentuado e carrega nuances mais intensas de sofrimento. Alguns aspectos da vida dos personagens são mais trabalhados, para dar mais dramaticidade ao texto. As personagens são fortes e intensas.
  • D A Farsa, assim como a Comédia, é uma vertente teatral cômica, que tem por objetivo divertir o público ao satirizar situações da vida cotidiana. Este tipo de gênero possui, geralmente, enredo curto. Nele, a preocupação com a verossimilhança não existe, e as personagens são caricatas e, via de regra, poucas.
  • E Criada na Espanha da Idade Média, a Revista é um subgênero da literatura dramática, e tem como objetivo principal o drama, principalmente de autoridades e expoentes da sociedade da época, procurando dar lições de moral, como no clássico “Auto da barca do inferno”, de Gil Vicente.
A arte é imprescindível para a formação humana; sua função é indispensável na vida das pessoas e na sociedade e, consequentemente na escola. É um meio pelo qual se expressam, representam e comunicam sorvendo do mundo por meio da criatividade, experimentação e singularidade. Não obstante, nem sempre foi assim, sua trajetória histórica no ensino brasileiro está imbuída de idiossincrasias. A trajetória do ensino da arte delineia no século XIX com o início da Academia de Belas Artes, em 1816, no Rio de Janeiro. Sua origem ancorou-se no projeto da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, aprovado pelo Decreto de 12 de agosto de 1816, que concedeu pensões a diversos artistas franceses que vieram morar no Brasil. Com influência do século passado, é possível afirmar que o ensino da arte no início do século XX legitima uma pedagogia: 
  • A Tradicional.
  • B Modernista.
  • C Pós-moderna.
  • D Construtivista.

O teatro popular e a educação popular são processos de construção social inseridos em um contexto histórico de sua época, sendo, portanto, frutos das diferentes situações políticas do seu momento de produção e construção; por isso, trazem em si princípios da realidade vivida por seus sujeitos.
(BARAÚNA, 2013.)

Contemporâneos, um educador e um teatrólogo, apresentam uma estreita relação em suas metodologias no que diz respeito à realidade política de sua época, trazendo luz a questões latentes da sociedade, propiciando o debate e provocando reflexões. Suscitando uma nova pedagogia, tem-se uma significativa contribuição para a educação e o teatro brasileiro, com seus métodos denominados:

  • A Pedagogia Montessoriana e Teatro Pobre.
  • B Pedagogia do Oprimido e Teatro do Oprimido.
  • C Pedagogia Construtivista e Teatro do Absurdo.
  • D Pedagogia Tradicional e Método da Ação Física.