Questões de Artes Corporais (Artes Visuais)

Limpar Busca

Klauss Vianna, em seu livro "A Dança", descreve: "Professor é um parteiro, ele tira do aluno o que este tem para dar [...], mas é preciso sempre ter cuidado [...], existem muitos professores que matam o artista na sala de aula".


(VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antonio de. A dança. São Paulo: Summus, 2019).


No planejamento das atividades do professor de dança-educação, deve-se considerar os seguintes aspectos:


I. Qual a faixa etária dos alunos para entender seus potenciais.

II. Entender sobre aspecto lúdico, sem compromisso formal de seus objetivos.

III. Qual o nível neuropsicomotor dos alunos. IV. Incentivar temas geradores, bem como os trazidos pelos alunos a partir de suas vivências.

V. A disciplina deve ser rígida, para que a formação técnica prepare esses alunos a seguir a dança como meta de vida.


É correto o que se afirma em:

  • A I, II, III, IV e V.
  • B II e V, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I, II e V, apenas.
  • E III e IV, apenas.

"O Brasil é mundialmente reconhecido como um país vasto, tanto pela sua extensão territorial quanto pela riqueza e pluralidade das culturas que caracterizam cada uma das suas cinco regiões. Além das inúmeras festas, gastronomias, gírias e comportamentos sociais que permeiam o território de um ponto a outro, as danças folclóricas também compõem essa multiplicidade cultural, uma vez que preservam memórias e tradições de diversos povos em distintas localidades".


(RODRIGUES, Michele Caroline Da Silva. Dança. Porto Alegre: SAGAH, 2018).


Nesse caminho, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__)O folclore é uma forma de expressão dos povos, de localidades ou comunidades diversas, as quais se interessam em transmitir costumes, histórias, crenças, valores, acontecimentos cotidianos e brincadeiras. É a cultura popular de indivíduos que compartilham uma mesma identidade e memória coletivas.

(__)No âmbito das inúmeras danças folclóricas do Brasil, ressaltamos os ciclos anuais formados por festividades celebradas em períodos ou datas bastante representativas em todo o país, com ênfase nos ciclos natalino, carnavalesco e junino.

(__)O samba é uma das mais importantes danças folclóricas brasileiras.


Assinale a alternativa com a sequência correta:

  • A F − F − V.
  • B F − V − F.
  • C V − F − F.
  • D V − V − F.
  • E V − F − V.

No que se refere à dança nas tradições populares no Brasil, julgue o item subsequente. 


Os nomes dos movimentos coreográficos do frevo, tais como alicate, parafuso e martelo, estão associados à influência da classe operária pernambucana na origem dessa dança, que surgiu em um contexto histórico marcado pelos processos de industrialização e de urbanização.

  • Certo
  • Errado
A dança é uma atividade rítmica por seus movimentos e artística. Ela pode ser considerada uma forma de expressão propriamente dita, pois transmite vários sentimentos e pode ser vista de várias maneiras, além de ser praticada de diferentes modos e objetivos. Sobre o ensino da dança na escola, assinale a alternativa INCORRETA.
  • A A dança é uma forma de integração e expressão tanto individual quanto coletiva, em que o aluno exercita atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade.
  • B Como atividade lúdica, a dança permite a experimentação e a criação, no exercício da espontaneidade.
  • C A dança caracteriza-se como uma forma de conhecimento, a partir de práticas educacionais que favorecem ao alunado um melhor desenvolvimento social e cognitivo, apesar de não estimular a consciência corporal e habilidade motora.
  • D A dança contribui para o desenvolvimento da criança no que se refere à consciência e à construção de sua imagem corporal, aspectos que são fundamentais para seu crescimento individual e sua consciência social.

Os seguintes temas, fazem parte do Processo Lúdico, segundo Vianna:

  • A Pés, Calcâneo, Púbis.
  • B Articulações, Peso, Escápula.
  • C Presença, Apoio, Resistência.
  • D Sacros, Escápulas, Oposição.
  • E Cotovelos, Mãos, Pés.