Questões de Articulação entre os Conteúdos de Ciências e os Temas Transversais (Ciências)

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Um dos desafios em ensinar a temática “Deriva Continental e Tetônica de placas” é que muitos alunos não conseguem aplicar e entender esses princípios. Nesse sentido, abordagens práticas que despertem a curiosidade e a motivação dos alunos em aprender são extremamente importantes. Para isso, os alunos propõem diversas atividades práticas:

I. Visitar um museu de história natural e comparar fósseis em comum entre a América do Sul e a África.
II. Medir a distância entre a dorsal meso-atlântica e os litorais brasileiros e africanos a partir de imagens de satélite.
III. Criar um modelo de vulcão utilizando vinagre e bicarbonato de sódio, para demonstrar a alteração da paisagem.

A(s) atividade(s) prática(s) que cumpre(m) esse objetivo é (são):

  • A I, II e III.
  • B I e III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, apenas.

Um estudante decide apresentar como projeto na Feira de Ciências da escola um aquário plantado. Ele iniciou seu projeto pela elétrica, pensando nas lâmpadas mais apropriadas para o crescimento de plantas (e não algas), e, a seguir, pensou em montar um sistema de injeção de CO2 para otimizar a fotossíntese e o crescimento vegetal. Após estudo, ele decidiu comprar lâmpadas de espectro _________________ e deixar o temporizador de CO2 ligado durante _________________.
A alternativa que preenche corretamente as lacunas, respectivamente, é:

  • A Azul; o dia (8h).
  • B Azul; as 24h.
  • C Verde; o dia (8h).
  • D Vermelho; as 24h.
  • E Vermelho; o dia (8h).

Leia a reportagem a seguir.

    O Espaço Ciência da UFPE e o Observatório Nacional (RJ) lançam o projeto MagPlaneta, um experimento global para medir o campo magnético da Terra, e mesmo quem não é pesquisador de uma dessas instituições pode participar. Para isso, basta ter um celular com sensores de campo e GPS e baixar o aplicativo gratuito, o qual registra os resultados obtidos com suas medições.          O Espaço Ciência é um dos museus mais importantes no país voltado para a popularização da Ciência. A concepção do projeto surgiu da necessidade de ser uma instituição geradora de conhecimento e de aumentar sua visibilidade internacional. Sendo o campo magnético da Terra importante inclusive como escudo para partículas de alta energia, vindas principalmente do Sol, é fundamental que a população de uma forma geral conheça mais sobre essa importância. Até por isso está sendo montada uma exposição nesse tema”, afirma Fernando Machado, que é especialista em materiais magnéticos.          Os dados encaminhados pelos colaboradores da ação vão alimentar uma planilha vinculada ao aplicativo Google Earth. Além da mostra sobre geomagnetismo e medição do campo magnético da Terra, que foi citada pelo professor Fernando Machado e deve ser montada de maneira permanente no Espaço Ciência, os realizadores do projeto planejam utilizar os resultados do experimento para elaborar uma publicação.
    As variações no campo magnético interferem em vários aspectos da vida humana. “Desde a navegação e o controle de aviões até a transmissão em TVs e celulares e distribuição de energia. Podem, inclusive, indicar a existência de minérios em algumas regiões”, explica o físico Fernando Machado, no material de divulgação do projeto. 

Universidade Federal de Pernambuco. Brasileiros podem participar do MagPlaneta, experimento global para medir o campo magnético da Terra. Universidade Federal de Pernambuco, 2022. Disponível em: https://www.ufpe.br/agencia/noticias/- /asset_publisher/dlhi8nsrz4hK/content/brasileiros-podem-participar-domagplaneta-experimento-global-para-medir-o-campo-magnetico-da-terra/40615. Acesso em: 28 jul. 2024. Adaptado.


Dentro de um projeto científico, o trecho em negrito corresponde

  • A à premissa.
  • B à hipótese.
  • C à justificativa.
  • D ao objetivo.
  • E à metodologia.

Em uma gangorra, o professor decidiu demonstrar um dos princípios do movimento newtoniano, que é a inércia. Após a brincadeira, o professor pediu para que quatro grupos de estudantes apresentassem suas próprias definições e impressões sobre essa força. Julgue como verdadeiro (V) ou falso (F) as quatro impressões dadas pelos grupos de estudantes:

Grupo 1: “A inércia é uma força que mantém objetos estacionários em repouso e objetos em movimento em deslocamento a uma velocidade constante”.
Grupo 2: “Todos os objetos com massa possuem inércia”.
Grupo 3: “A inércia é a tendência de um objeto de resistir a uma mudança em qualquer estado de movimento que esteja atualmente”.
Grupo 4: “Objetos que se movem rapidamente têm mais inércia do que objetos que se movem lentamente”.

As afirmativas são, respectivamente:

  • A V, F, V, F.
  • B V, V, F, F.
  • C V, F, F, V.
  • D F, V, V, F.
  • E F, V, F, V.

A tendência reconhecida como Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é uma das fontes mais conhecidas quando o assunto é a prática docente no ensino das Ciências da Natureza. Neste prisma, acerca da CTS é correto afirmar:

  • A Surgiu como proposta curricular na década de 1970 e como reflexo do agravamento dos problemas sociais e ambientais, o que levou a um aumento de discussões críticas sobre a natureza do conhecimento científico e seu papel na sociedade. Defende-se que a CTS deve privilegiar uma alfabetização científica que explicite um conjunto de conhecimentos que facilitariam aos estudantes fazer uma leitura do mundo onde vivem, de modo a oportunizar aos alunos se tornarem agentes de transformação do mundo.
  • B Surgiu como proposta curricular e didático-pedagógica a partir dos anos 2000, por meio de um trabalho de disseminação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Suas bases assentam-se sob os pilares da educação mundial: aprender a ser, aprender a aprender, aprender a viver juntos e aprender a fazer.
  • C Nascida no Brasil na década de 1970, durante a Ditadura Militar, essa tendência didático-curricular se ocupa com o fortalecimento da formação dos estudantes com o objetivo de utilizar os conhecimentos a fim de atender aos fins econômicos da nação. Sua base epistemológica é a Teoria do Capital Humano (TCP) e suas ênfases são no autodidatismo, tele-ensino, microensino, instrução programada, trilhas de aprendizagem, itinerários formativos e ensino a distância.
  • D Criada na década de 1990 por Dermeval Saviani, Paulo Freire e Adriano Nogueira, esta é uma tendência curricular marxista que se volta para a formação ideológica que tenta produzir novas personalidades para atuação dos indivíduos em um novo tipo de sociedade, de caráter socialista. Enfatiza a necessidade de apropriação dos conhecimentos sobre a produção industrial e a atividade política a fim de formar o dominado para que domine aquilo que o dominador domina.