Questões de As Comunicações Oficiais (Redação Oficial)

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Nas comunicações oficiais, o vocativo será sempre seguido de:

  • A Vírgula.
  • B Ponto e vírgula.
  • C Ponto final.
  • D Travessão.
  • E Dois pontos.

Analise as assertivas abaixo:

I. Via de regra, as comunicações administrativas devem ser formais; mas podem adotar um tom informal quando realizadas por meios eletrônicos (e-mail, por exemplo), exigindo-se a formalidade apenas em documentos impressos.

II. Em razão de seu caráter público e de sua finalidade, os atos normativos e os expedientes oficiais requerem o uso do padrão culto do idioma.

III. O uso de pronomes de tratamento em comunicações oficiais tradicionalmente adota a segunda pessoa do plural.

IV. Como gênero textual, o e-mail pode ser considerado um documento oficial, assim como o ofício.


Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, está correto o que se afirma em:

  • A I, II e III, apenas.
  • B I, II, III e IV.
  • C II, III e IV, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E III e IV, apenas.

Conforme determina o Manual de Redação da Presidência da República, em relação ao emprego de pronomes de tratamento da redação oficial, é INCORRETO afirmar que

  • A na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto.
  • B o endereçamento é o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial.
  • C no vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento.
  • D não é possível empregar o pronome de tratamento em sua forma abreviada no corpo do texto das comunicações oficiais.
  • E tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige.

O volume de comunicações diárias realizadas entre órgãos no âmbito da Administração Pública no Brasil é enorme. Uma boa comunicação, clara e objetiva, é essencial para que o conjunto da sociedade possa ter melhor compreensão sobre as diversas ações realizadas por agentes públicos em todo o país. Para promover a uniformidade e a qualidade dessas comunicações, mais especificamente no tocante à elaboração de textos oficiais, foi necessária a criação de um conjunto de normatizações conhecidas como padrão ofício. Considere o exemplo de endereçamento de documento apresentado e analise as possíveis inconsistências, tendo como base o padrão ofício: 


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É correto afirmar que o exemplo evidencia quantas inconsistências?

  • A 1.
  • B 2.
  • C 3.
  • D Nenhuma.

Qual é o pronome de tratamento presente no corpo do texto que deve ser utilizado em correspondência oficial direcionada ao Papa?

  • A Vossa Santidade.
  • B Vossa Reverendíssima.
  • C Vossa Eminência.
  • D Vossa Excelência Reverendíssima.