Questões de As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas (Pedagogia)

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Assinale a alternativa que apresenta corretamente os quatro pilares do pensamento computacional.

  • A Identificar o problema, elencar alternativas, validar alternativas e identificar melhor solução.
  • B Decomposição, solução de cada parte, composição das soluções e algoritmos.
  • C Decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e construção de algoritmos.
  • D Decomposição, solução de cada parte, reconhecimento de padrões e algoritmos.
  • E Descrição do problema, divisão do problema, solução de cada parte e montagem da solução final.

Assinale a alternativa que apresenta uma descrição correta de computação desplugada.

  • A Consiste em utilizar recursos computacionais na educação, porém mantendo-os desplugados da internet.
  • B Consiste em ensinar os fundamentos da Matemática, através de atividades práticas, utilizando o computador.
  • C Consiste em analisar os elementos do mundo digital existentes num computador enquanto ele está desconectado da internet.
  • D Consiste em ensinar os fundamentos da Ciência da Computação, através de atividades lúdicas e jogos, sem o uso do computador.
  • E Consiste em analisar elementos da cultura digital que podem ser produzidos sem acessar as redes sociais ou repositórios de mídias do conhecimento.

Qual foi o principal desafio identificado no uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto, pelos professores alfabetizadores durante a pandemia da COVID-19?

  • A A falta de interesse dos professores em utilizar novas ferramentas tecnológicas, o que dificultou o acesso ao conteúdo pelas crianças.
  • B A exclusão digital de muitas crianças, que não possuíam acesso a dispositivos e internet de qualidade para acompanhar as aulas.
  • C A proibição das famílias no uso do celular e computadores, dificultando o acesso aos jogos indicados pelos professores regulares.
  • D A ausência de apoio das famílias para o uso das tecnologias e até porque em algumas regiões a tecnologia é algo proibido.
  • E A falta de conteúdo pedagógico apropriado para ser transmitido por meios digitais, o que dificultou o acesso pelas crianças.

Segundo a BNCC, o desenvolvimento do pensamento computacional envolve a capacidade de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções em contextos diversos.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente dois elementos de grande importância, neste desenvolvimento, utilizados para representar a solução de problemas.

  • A Variáveis e funções.
  • B Programas e drivers.
  • C Software e hardware.
  • D Algoritmo e fluxograma.
  • E Conceitos e procedimentos.

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC), buscando subsidiar a discussão sobre ensino da computação na educação básica, construiu uma proposta de referenciais curriculares que detalha os conhecimentos considerados importantes para a formação dos estudantes.

Assinale a alternativa que indica corretamente os três eixos nos quais esses referenciais estão organizados.

  • A Pensamento computacional, mundo digital e cultura digital.
  • B Mundo digital, computação desplugada e inovação educacional.
  • C Ambientes virtuais, linguagens de programação e cultura digital.
  • D Ambientes híbridos, computação desplugada e fabricação digital.
  • E Tecnologias digitais, universo digital e multiletramento.