Questões de As Tecnologias da Comunicação e Informação nas Práticas Educativas (Pedagogia)

Limpar Busca

Qual foi o principal desafio identificado no uso das tecnologias digitais durante o ensino remoto, pelos professores alfabetizadores durante a pandemia da COVID-19?

  • A A falta de interesse dos professores em utilizar novas ferramentas tecnológicas, o que dificultou o acesso ao conteúdo pelas crianças.
  • B A exclusão digital de muitas crianças, que não possuíam acesso a dispositivos e internet de qualidade para acompanhar as aulas.
  • C A proibição das famílias no uso do celular e computadores, dificultando o acesso aos jogos indicados pelos professores regulares.
  • D A ausência de apoio das famílias para o uso das tecnologias e até porque em algumas regiões a tecnologia é algo proibido.
  • E A falta de conteúdo pedagógico apropriado para ser transmitido por meios digitais, o que dificultou o acesso pelas crianças.

Na era do conhecimento, o computador ganhou destaque por suas inúmeras funções, entre elas, a de auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem, dando a ele uma versão mais dinâmica e interativa. Considerando essa informação, trata-se do principal desafio pedagógico ao integrar o uso de computadores em atividades de aprendizagem colaborativa:

  • A Adaptar o conteúdo digital ao currículo tradicional sem alterar a dinâmica da sala de aula.
  • B Promover a igualdade na participação dos alunos, garantindo que alguns dominem as atividades enquanto outros se mantêm passivos.
  • C Implementar um sistema de avaliação que consiga medir com precisão o aprendizado individual em um ambiente colaborativo.
  • D Assegurar que todos os estudantes tenham acesso a uma plataforma tecnológica unificada, desconsiderando as variáveis socioeconômicas e regionais que possam impactar o uso eficiente desses recursos digitais.

Nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, deve haver a disponibilização de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva adequados, previamente solicitados e escolhidos pelo candidato com deficiência.

  • Certo
  • Errado

Para o ensino de Matemática, os recursos digitais oferecem uma maneira de inovar e incentivar a criatividade dos alunos ao permitir que eles realizem suas próprias descobertas. Isso substitui o ensino tradicional, baseado na memorização de regras e na prática de exercícios, ao promover um aprendizado mais motivador e significativo.

  • Certo
  • Errado

Em uma atividade voltada para o desenvolvimento da cidadania digital, o professor propôs que os estudantes solicitassem a um aplicativo de inteligência artificial a definição do conceito de “democracia” e a comparassem com a definição oferecida pelo dicionário da Língua Portuguesa. Ao final, os alunos deveriam produzir um vídeo para compartilhar o que aprenderam com a comunidade escolar.
A respeito dos objetivos dessa atividade, aliada ao uso de tecnologias da informação em sala de aula, é correto afirmar que a prática permite que os alunos

  • A reconheçam a efemeridade das informações geradas por recursos tecnológicos e compreendam que tais recursos devem ser evitados no processo de aprendizagem.
  • B desenvolvam o letramento digital, superando outras formas de comunicação tradicionais.
  • C desenvolvam procedimentos autônomos em relação ao conteúdo e ao professor, dispensando a presença do docente em sala de aula.
  • D recebam os conteúdos de forma crítica e ativa, para que atuem também como produtores de conhecimento.
  • E sejam alfabetizados digitalmente, utilizando recursos tecnológicos como atividade independente do desenvolvimento do currículo escolar.