Questões de Aspectos da Filosofia Contemporânea (Filosofia)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir. 


Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas



Considerando a charge apresentada, mais do que influenciadoras, para Pierre Lévy as tecnologias são um produto da

  • A educação científica.
  • B cultura humana.
  • C filosofia contemporânea.
  • D ciência de dados.
  • E educação tecnológica.

Observe a imagem a seguir.



Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


A imagem acima é ilustrativa de uma das maiores discussões emergentes na filosofia sobre a relação cooperativa entre cérebro humano e tecnologias digitais na atualidade, especialmente sobre as possibilidades do amadurecimento da inteligência coletiva. Sob esta inteligência, centraliza-se o debate que abrange criticamente o hipercórtex vinculado ao modelo de economia da informação

  • A semântica.
  • B gramatical.
  • C pragmática.
  • D comunicativa.
  • E linguística.

É virtual toda entidade desterritorializada capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados, sem estar ela mesma presa em algum lugar ou tempo em particular. A palavra “virtual”, para Pierre Levi, pode ser entendida ao menos com três sentidos. São eles:

  • A filosófico, atual e irreal.
  • B atual, irreal e filosófico.
  • C técnico, corrente e filosófico.
  • D corrente, filosófico e irreal.
  • E irreal, técnico e corrente.

Podendo tomar por base a obra "Crítica da Razão Pura" de Immanuel Kant, como a didática pode incorporar a noção de imperativos categóricos para fomentar a moralidade no ensino?

  • A Ensinando que as decisões devem ser tomadas com base em suas consequências, muitas vezes ignorando princípios morais universais
  • B Priorizando o ensino de conteúdos que proporcionem questionamentos éticos ou morais, focando em conhecimento factual
  • C Limitando a exposição dos alunos a debates éticos para evitar conflitos e controvérsias no ambiente educacional
  • D Desencorajando o uso de exemplos práticos ao discutir ética, mantendo a discussão em um nível puramente teórico
  • E Adotando princípios universais e incondicionais como base para a formação de juízos críticos e éticos na educação

O Instituto para Pesquisa Social em Frankfurt foi um importante centro de pesquisa ao longo do século XX. Sobre o Instituto e as pesquisas nele desenvolvidas, assinale a opção correta.

  • A O conceito de teoria crítica referenciada na proposta da Escola de Frankfurt surgiu em um texto de Habermas, intitulado Teoria Tradicional e Teoria Crítica, em 1937.
  • B Participaram da Escola de Frankfurt, em diferentes períodos no século XX, Adorno, Nietzsche e Gadamer.
  • C Membros da Escola de Frankfurt afirmaram que o conhecimento técnico, ao mesmo tempo em que expande os horizontes da atividade e do pensamento humano, possibilita o desenvolvimento da autonomia de cada indivíduo.
  • D Para o desenvolvimento dos trabalhos na Escola de Frankfurt, foi fundamental a transferência de expoentes do instituto dos Estados Unidos da América para a Alemanha no contexto da Segunda Guerra Mundial.
  • E O pensamento filosófico da Escola de Frankfurt ficou conhecido como teoria crítica.