Questões de Aspectos da Filosofia Contemporânea (Filosofia)

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É virtual toda entidade desterritorializada capaz de gerar diversas manifestações concretas em diferentes momentos e locais determinados, sem estar ela mesma presa em algum lugar ou tempo em particular. A palavra “virtual”, para Pierre Levi, pode ser entendida ao menos com três sentidos. São eles:

  • A filosófico, atual e irreal.
  • B atual, irreal e filosófico.
  • C técnico, corrente e filosófico.
  • D corrente, filosófico e irreal.
  • E irreal, técnico e corrente.

Podendo tomar por base a obra "Crítica da Razão Pura" de Immanuel Kant, como a didática pode incorporar a noção de imperativos categóricos para fomentar a moralidade no ensino?

  • A Ensinando que as decisões devem ser tomadas com base em suas consequências, muitas vezes ignorando princípios morais universais
  • B Priorizando o ensino de conteúdos que proporcionem questionamentos éticos ou morais, focando em conhecimento factual
  • C Limitando a exposição dos alunos a debates éticos para evitar conflitos e controvérsias no ambiente educacional
  • D Desencorajando o uso de exemplos práticos ao discutir ética, mantendo a discussão em um nível puramente teórico
  • E Adotando princípios universais e incondicionais como base para a formação de juízos críticos e éticos na educação

O Instituto para Pesquisa Social em Frankfurt foi um importante centro de pesquisa ao longo do século XX. Sobre o Instituto e as pesquisas nele desenvolvidas, assinale a opção correta.

  • A O conceito de teoria crítica referenciada na proposta da Escola de Frankfurt surgiu em um texto de Habermas, intitulado Teoria Tradicional e Teoria Crítica, em 1937.
  • B Participaram da Escola de Frankfurt, em diferentes períodos no século XX, Adorno, Nietzsche e Gadamer.
  • C Membros da Escola de Frankfurt afirmaram que o conhecimento técnico, ao mesmo tempo em que expande os horizontes da atividade e do pensamento humano, possibilita o desenvolvimento da autonomia de cada indivíduo.
  • D Para o desenvolvimento dos trabalhos na Escola de Frankfurt, foi fundamental a transferência de expoentes do instituto dos Estados Unidos da América para a Alemanha no contexto da Segunda Guerra Mundial.
  • E O pensamento filosófico da Escola de Frankfurt ficou conhecido como teoria crítica.

A respeito do tratamento que pensadores deram a questões relativas ao desenvolvimento tecnológico, julgue os seguintes itens.

I Horkheimer e Adorno valorizam o avanço tecnológico, afirmando que a miséria no mundo tem diminuído à medida que tem crescido a capacidade técnica de eliminar toda a miséria.
II Benjamin postula que as mudanças ocorridas nos processos de produção não se refletiram na área da cultura, pois são atividades de natureza diferente.
III Segundo Heidegger, a tecnologia, além de elaborar instrumentos para fins práticos, é uma forma de conhecer a natureza oculta das coisas.
IV Benjamin analisou que, mesmo com a reprodutibilidade técnica, a obra de arte não se tornou um fenômeno de massa.

Assinale a opção correta.  

  • A Nenhum item está certo.
  • B Apenas o item I está certo.
  • C Apenas o item II está certo.
  • D Apenas o item III está certo.
  • E Apenas o item IV está certo.

Acerca de filosofia, arte e ciências, assinale a opção correta.

  • A A filosofia, a ciência e a arte possuem em suas estruturas características de produção de conhecimento que se diferenciam a tal ponto, que desde a Idade Média são fragmentadas e distantes entre si.
  • B Durante a Idade Média, ao observar o sistema das artes liberais e a organização do ensino, percebe-se a separação entre filosofia, arte e ciência.
  • C Na modernidade, arte e ciência começaram a se aproximar e a assumir características, linguagens, métodos, processos cognitivos e vinculações epistemológicas muito próximas umas das outras.
  • D Os métodos experimentais surgidos durante a antiguidade clássica passaram a discriminar as questões metafísicas das racionais separando, assim, as artes das ciências.
  • E Durante os séculos XVI e XVII, a filosofia, a ciência e a arte começaram a se separar principalmente por conta da consolidação da ciência e de sua produção de conhecimento puramente racional.