Questões de Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

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Considerando os cinco parâmetros fundamentais na formação dos sinais na Língua Brasileira de Sinais (Libras), são parâmetros essenciais para executar e compreender o sinal “casa”: 

I. Configuração de mão. II. Ponto de articulação. III. Movimento. IV. Orientação. V. Expressões não manuais.

Quais estão corretos?

  • A Apenas I e IV.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas I, II e III.
  • D Apenas III, IV e V.
  • E I, II, III, IV e V.

Segundo Felipe et al. (2001), no contexto educacional de Libras como L2, pode-se utilizar-se ou deparar-se com o sistema de transcrição de Libras. Sobre esse sistema, analise as assertivas abaixo:

I. Um sinal traduzido por duas ou mais palavras em Língua Portuguesa será representado pelas palavras correspondentes separadas por hífen. Exemplos: CORTAR-COM-FACA = 'cortar', QUERER-NÃO = 'não querer', MEIO-DIA = 'meio-dia', AINDA-NÃO = 'ainda não'.

II. Na Libras, não há desinências para gênero (masculino e feminino) e número. O sinal representado por palavra da Língua Portuguesa que possui essas marcas será terminado com o símbolo @ para reforçar a ideia de ausência e não haver confusão. Exemplos: AMiG@ = 'amiga ou amigo', FRI@ = 'fria ou frio', EL@ = 'ela ou ele', ME@ = 'minha ou meu'.

III. Os sinais da Libras, para efeito de simplificação, serão representados por itens lexicais da Língua Portuguesa em letras maiúsculas. Exemplos: CASA, ESTUDAR, CRIANÇA.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

São características estruturais da Libras:

I. Utilização de sinais icônicos, com representação visual de objetos e ações.
II. Organização espacial, com a utilização do espaço para representar relações gramaticais.
III. Presença de sinais com estrutura fonética semelhante à do português.
IV. Uso de expressões faciais e corporais como elementos gramaticais.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas III e IV.
  • C Apenas I, II e IV.
  • D Apenas II, III e IV.
  • E I, II, III e IV.

Segundo Quadro et.al. (2008), entre as expressões faciais utilizadas gramaticalmente na Libras, estão os movimentos de cabeça, a direção do olhar, a elevação das sobrancelhas, o franzir da testa e os movimentos com os lábios. Essas expressões estão associadas a determinadas estruturas sintáticas e apresentam um escopo bem definido. A ausência dessas marcações não manuais pode fazer com que uma sentença se torne:

  • A Ambígua.
  • B Incompleta.
  • C Agramatical.
  • D Redundante.
  • E Complexa.

A redação comercial e oficial exige uma linguagem clara, objetiva e formal. Bortoni-Ricardo (2004) argumenta que esses textos devem seguir normas específicas de formatação e estilo, visando à comunicação eficaz no ambiente profissional. Um dos maiores desafios no ensino desses gêneros é desenvolver habilidades que permitam aos alunos adaptar seu discurso às demandas do contexto, utilizando uma linguagem precisa e adequada ao público-alvo. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador?

  • A Uso excessivo de linguagem informal
  • B Estruturação de argumentos lógicos
  • C Aplicação de normas gramaticais
  • D Coerência e coesão textuais
  • E Adaptação ao público-alvo específico