Questões de Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Limpar Busca

De acordo com pesquisas de Brito (1995), estudos comparativos com a ASL (Língua de Sinais Americana), principalmente em Stokoe (1965) e Klima e Bellugi (1979), encontram os mesmos parâmetros na Língua Brasileira de Sinais (Libras), dividindo-os em parâmetros primários e secundários. Considerando o exposto, observe os sinais abaixo e assinale qual(is) par(es) mínimo(s)* se repetem.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

    Imagens in: CAPOVILLA, F. C., RAPHAEL, W. D., TEMOTEO, J. G., MARTINS, A. C., Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em Suas Mãos. 1. ed. 1. reimpr.- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2017. p. 244, 929, 1409, 2036, 2297, 2488.

  • A CMs, M e PA/L.
  • B Or, PA/L e CMs
  • C M, ENM e CMs.
  • D M, ENM e PA/L.

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua visual-espacial usada pela Comunidade Surda no Brasil. Como qualquer língua, ela possui aspectos linguísticos próprios, que incluem fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática que são fundamentais para a sua estrutura e uso. Qual das afirmações abaixo está correta em relação aos aspectos fonológicos de Libras?

  • A Em Libras, os fonemas sonoros são fundamentais para a produção dos sinais.
  • B A configuração de mão, o ponto de articulação, o movimento, a orientação da palma da mão e as expressões não manuais são os parâmetros fonológicos da Libras.
  • C A ordem dos sinais em Libras segue rigidamente o padrão SVO (Sujeito-Verbo-Objeto).
  • D A iconicidade é irrelevante para o significado dos sinais em Libras.

Criado em 1972 por Valerie Sutton, o sistema denominado SignWriting (SW) representa hoje uma das possibilidades de registro por escrito para as línguas de sinais. Gumiero (2020, p. 47), narra que, de 1974 aos dias atuais, esse sistema de escrita foi utilizado em vários países. Ferramentas e softwares próprios para esse tipo de escrita foram criados, dentre eles o SW-Edit, uma criação brasileira que foi amplamente difundida e que serviu de base e influência para a criação do software SignPuddle. Sobre o SW, pode-se afirmar que:

  • A A escrita em SW pode ser realizada à mão ou por softwares como o SignPuddle.
  • B Pelo grau de complexidade, apenas é possível realizar o registro em SW por softwares especializados.
  • C O SW não possibilita o registro escrito das expressões não manuais das línguas de sinais.
  • D Embora recente, o SW já integra os currículos escolares sendo amplamente utilizado pelos surdos brasileiros.

De acordo com os estudos de Ronice Müller de Quadros (2004) sobre o ensino de Libras como segunda língua, quais estratégias pedagógicas são mais eficazes para desenvolver a competência comunicativa dos aprendizes, considerando as especificidades da língua visual-espacial e as diferenças em relação às línguas orais?

  • A Concentrar-se na tradução direta de frases do português para a Libras, procurando utilizar a mesma estrutura gramatical e sintática do português.
  • B Incentivar atividades que auxiliem na leitura labial e na memorização de sinais isolados, na esperança de que a prática repetitiva leve à fluência.
  • C Oportunizar a imersão dos alunos em ambientes onde a Libras é utilizada no dia a dia, estimulando a interação com pessoas fluentes e a prática dos sinais em situações reais
  • D Promover o ensino da Libras da mesma forma que se ensina as línguas orais, dando mais atenção à leitura e à escrita, independentemente da importância das expressões faciais e corporais.

Como professor de Libras, é importante conhecer os diferentes sistemas de transcrição e escrita das Língua de Sinais para apoiar o ensino e a documentação dessas línguas, tendo em vista essa necessidade. Considerando os métodos abaixo, é correto afirmar que:

  • A A HamNoSys, é um sistema técnico utilizado principalmente por linguistas, o qual facilita a compreensão detalhada dos aspectos gramaticais da língua de sinais em sala de aula.
  • B O SignWriting, sendo um sistema visualmente intuitivo, permite que os alunos surdos escrevam e leiam a Língua de sinais de uma forma acessível, ajudando-os ler na sua língua natural.
  • C As glosas, que utilizam palavras em português para representar sinais, são a forma mais adequada de alfabetização, pois simplificam a transcrição da Língua de Sinais para os alunos, aproximando-os da língua oral escrita.
  • D O sistema Stokoe, sendo o primeiro a ser desenvolvido para a língua gestual, é o mais adequado para uso na sala de aula devido à sua simplicidade e ao facto de ser amplamente conhecido na educação de surdos.