Questões de Aspectos Morfológicos - derivação, flexão e incorporação em língua de sinais (Libras)

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Considerando a interface entre morfologia e sintaxe no ensino da Língua Portuguesa, qual das alternativas a seguir descreve corretamente a importância dessa relação para a compreensão gramatical dos alunos, especialmente no contexto da educação bilíngue para surdos?

  • A A morfologia estuda analisa a estrutura das frases, enquanto a sintaxe estuda a estrutura das palavras; compreender essa relação é importantíssima para o ensino de Língua Portuguesa para surdos.
  • B A análise sintática das frases deve ser ensinada separadamente da análise morfológica das palavras, para evitar confusão entre os alunos surdos.
  • C A compreensão da relação entre morfologia e sintaxe facilita a construção de frases gramaticalmente corretas e melhora a capacidade de escrita e leitura dos alunos, sendo fundamental no ensino bilíngue para surdos.
  • D A morfologia e a sintaxe são conceitos exclusivamente aplicáveis à Língua Portuguesa e não possuem relevância no ensino de Libras.
  • E No contexto do ensino bilíngue para surdos, a morfologia e a sintaxe da Língua Portuguesa devem ser ensinadas utilizando tradução literal de sinais em Libras para palavras em Português.

Em relação aos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa correta.

  • A Utiliza sinais icônicos, sem a necessidade de estrutura gramatical.
  • B Possui uma estrutura gramatical própria, incluindo regras de semântica, sintaxe e morfologia.
  • C É uma língua derivada diretamente da ASL, Língua Americana de Sinais, com sinais correspondentes a palavras escritas.
  • D Varia de acordo com o contexto, com morfologia própria, mas não segue nenhuma estrutura linguística fixa.
  • E É uma linguagem gestual universal compreendida da mesma forma em todo o mundo.

Na morfologia das línguas de sinais existem algumas dimensões que apresentam informação semântica. Essas dimensões estão presentes na determinação da flexão e da derivação de sinais na Libras.
Relacione as dimensões observadas em Libras, a seguir, às suas informações semânticas. 



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( ) Direção ( ) Velocidade/tensão ( ) Tensão/tamanho ( ) Duplicação das mãos
Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 4 – 2 – 1 – 3.
  • B 1 – 2 – 4 – 3.
  • C 2 – 4 – 1 – 3.
  • D 1 – 2 – 3 – 4.
  • E 2 – 1 – 4 – 3.

A respeito da Morfologia das Línguas de sinais, analise o Morfema Lexical e o repectivo Morfema Gramatical, e assinale a alternativa INCORRETA:

  • A MORFEMA LEXICAL      DAR PARA DOIS
    MORFEMA GRAMATICAL      Número
  • B MORFEMA LEXICAL      ENTREGAR PARA MIMMORFEMA GRAMATICAL     Pessoa (dêixis)
  • C MORFEMA LEXICAL      DOIS-MESES
    MORFEMA GRAMATICAL      Incorporação de numeral
  • D MORFEMA LEXICAL       ANO PASSADO
    MORFEMA GRAMATICAL     Tempo
  • E MORFEMA LEXICAL        PEGAR Cl:5
    MORFEMA GRAMATICAL      Movimento repetitivo

De acordo com Coutinho (2009 p. 54) “na língua portuguesa, quando queremos dizer que algo ‘não é possível’ podemos acrescentar o prefixo ‘IM’ e formar, da palavra ‘possível’, a derivação: ‘IMPOSSÍVEL’”. Na Libras, é possível utilizar os sinais para o mesmo fim. A figura expressa o sentido de (assinale a alternativa correta): 

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  • A Incorporação da negação.
  • B Classificador para o “Não”.
  • C Antagonização do “Não”.
  • D Aliteração da negação.