Questões de Aspectos Psicológicos da Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

Em relação ao processo de alfabetização de crianças, especialmente aquelas com transtorno de desenvolvimento intelectual, é correto afirmar que:

  • A O método tradicional de alfabetização é o mais eficiente para todas essas crianças, pois segue um padrão universal.
  • B Crianças com o transtorno do desenvolvimento intelectual aprendem melhor quando expostas a materiais abstratos e conceitos complexos, estimulando o raciocínio desde cedo.
  • C O uso de recursos multissensoriais pode ser eficaz para crianças que têm dificuldades de aprendizagem, pois envolve diferentes sentidos no processo de assimilação do conteúdo.
  • D A adaptação curricular prejudica o desenvolvimento dessas crianças, uma vez que elas não são expostas ao conteúdo completo exigido dos outros estudantes que não possuem o transtorno.
  • E O reforço positivo deve ser evitado durante o processo de alfabetização, pois pode criar dependência e prejudicar a autonomia dessas crianças, exigindo um apoio constante na sala de aula.

Como as competências socioemocionais são vistas no contexto da racionalidade neoliberal?

  • A As competências socioemocionais são trabalhadas apenas como uma forma de aumentar o rendimento escolar, aprimorar seus talentos e não possuem relação com o mercado de trabalho.
  • B O ensino de competências socioemocionais tem como objetivo primordial a formação de estudantes autônomos, criativos, críticos, persuasivos com a preocupação com o capital humano colaborativo.
  • C As competências socioemocionais visam o desenvolvimento pessoal dos jovens, sem foco em sua aplicabilidade no mercado, porque o que precisam desenvolver são os seus talentos e aspirações atuais.
  • D As competências socioemocionais são desenvolvidas para que os jovens aprendam a regular suas emoções, com o objetivo de aprimorarem o capital humano e adaptarem-se às exigências do mercado de trabalho.
  • E A formação de competências socioemocionais é exclusiva para áreas artísticas, científicas, digitais e colaborativas e isso não se aplica ao campo educacional e pessoal dos estudantes de escolas públicas.

Segundo a Psicologia Histórico-Cultural, qual é o papel do adulto no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida?

  • A O adulto deve permitir que a criança explore o ambiente sozinha, sem interferência, para promover seu desenvolvimento natural que ocorre sem interferência ambiental dos humanos.
  • B O papel do adulto é restrito ao cuidado físico da criança, sem a necessidade de mediar seu contato com a realidade porque ela vai aprender de qualquer forma e sem intervenções planejadas.
  • C O adulto não influencia significativamente o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida porque esse desenvolvimento é espontâneo, biológico e herdado da família de origem.
  • D O adulto deve estimular a criança a aprender por meio da imitação, sem fornecer explicações, sem interações e com exposições diretas aos estímulos ambientais ou seja, sem mediação cognitiva.
  • E O adulto é responsável por introduzir a criança à realidade, mediando a relação dela com o mundo e proporcionando as condições para o desenvolvimento de suas funções psicológicas superiores.

A Teoria Histórico-Cultural, ao assumir uma concepção de homem pautada no movimento histórico, que abarca tanto o enfoque filogenético quanto ontogenético, afirma que é pelo processo de apropriação da cultura e de todos os elementos criados pelo homem, por meio do trabalho, que ocorre:

  • A A conformação dos corpos.
  • B A aprendizagem cartesiana.
  • C O processo de humanização.
  • D O desenvolvimento da moral e dos bons costumes.
  • E O desenvolvimento linear da dimensão cognitiva.

Elkonin e Leontiev afirmam que cada estágio de desenvolvimento da criança é caracterizado por uma relação determinada por:

  • A Uma atividade principal.
  • B Uma ação padronizada.
  • C Um eixo estruturante.
  • D Um estímulo sensorial.
  • E Uma padrão de comportamento relacional.