Questões de Aspectos Psicológicos da Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

Em relação aos transtornos de aprendizagem e aos distúrbios do neurodesenvolvimento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Transtornos de aprendizagem são um tipo de distúrbio do neurodesenvolvimento.

( ) Transtornos de aprendizagem não afetam o desenvolvimento acadêmico.

( ) Distúrbios do neurodesenvolvimento aparecem apenas na idade adulta.

( ) Distúrbios do neurodesenvolvimento podem envolver dificuldades de atenção, memória e linguagem.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – F – V.
  • B F – V – V – F.
  • C V – F – F – F.
  • D V – V – V – F.
  • E F – F – V – V.

Sobre os princípios de aprendizagem defendidos pela corrente comportamentalista, analise as assertivas abaixo: 

I. A fonte de todo conhecimento é a experiência sensorial e a observação.

II. Levam em conta fatos realmente observados para sustentar as explicações da natureza.

III. Os eventos não são resultado de um grupo de determinadas condições e variáveis.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

São características frequentemente associadas aos transtornos de aprendizagem:

I. Dificuldades na concentração. II. Dificuldades na linguagem. III. Problemas no processamento visual de informações.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

Em relação à Psicologia da Educação, analise as assertivas a seguir:


I. O princípio dos estudos na área da Psicologia da Educação, por volta do século XIX, foi mediado pela Filosofia, e grandes pensadores, como Locke, Platão e Piaget, foram influenciadores do pensamento crítico sobre a educação, embasados pela Psicologia.

II. A partir do século XX, a educação das crianças passou a ser responsabilidade da família e da escola, iniciando-se o processo de escolarização. Com isso, a Psicologia da Educação tornou-se uma área de interesse e reflexão.

III. O behaviorismo, ou comportamentalismo, é o estudo do comportamento quanto às interações e às ações do sujeito no ambiente. Os behavioristas defendiam que quase todos os comportamentos eram aprendidos; portanto, o meio de aprendizagem e a convivência influenciavam o desenvolvimento do sujeito.

IV. De acordo com Carl Rogers, o pensamento construtivista tem como base a liberdade de aprendizagem. Sendo assim, o sujeito tem a responsabilidade na construção do seu aprendizado, e o professor é um facilitador.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I e II.
  • B Apenas I e IV.
  • C Apenas II e III.
  • D Apenas I, II e III.
  • E I, II, III e IV.

A Psicologia da Educação reconhece a importância do desenvolvimento socioemocional do aluno para o processo de aprendizagem. Uma das teorias que se destaca nesse campo é a de __________, que enfatiza a influência das interações sociais na construção da identidade e do desenvolvimento moral. Segundo essa teoria, o aluno aprende através da __________ seus pares e professores, internalizando valores e normas sociais.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A Piaget – observação de
  • B Vygotsky – interação com
  • C Skinner – imitação de
  • D Freud – interação com
  • E Bandura – imitação de