Questões de Aspectos Psicológicos da Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

A relação entre o pensamento e a palavra é um processo vivo; o pensamento nasce através das palavras. Uma palavra vazia de pensamento é uma coisa morta, e um pensamento despido de palavras permanece uma sombra. A conexão entre ambos não é, no entanto, algo de constante e já formado: emerge no decurso do desenvolvimento e modifica-se também ela própria. À expressão bíblica “No princípio era o Verbo”, Goethe faz Fausto responder: “No princípio era a ação”.

Vygotsky, L. Pensamento e Linguagem. Ed. Ridendo C. M., p. 130.

Assinale a opção que caracteriza corretamente uma das ideias do sócio interacionismo de Vygotsky.

  • A A linguagem é um código aleatório e, por isso, desvinculado das experiências históricas e sociais dos indivíduos.
  • B Pensamento e linguagem têm origens diferentes, mas, a partir de uma certa idade, as suas curvas de desenvolvimento se cruzam e o pensamento começa a se tornar verbal.
  • C As habilidades cognitivas e as formas de estruturar o pensamento do indivíduo são determinadas por fatores naturais, congênitos e hereditários.
  • D A inter-relação entre o pensamento e a linguagem é induzida pelo educador, uma vez que a linguagem é o meio comunicativo que expressa o que é concebido pelo pensamento.
  • E As relações entre percepção e atenção, entre atenção e memória e entre memória e pensamento são uniformes e, como tais, podem ser isoladas e desenvolvidas em cada indivíduo.

Leia o trecho a seguir.

A única interpretação psicológica que pode ser dada é a genética, ligada à anatomia do desenvolvimento, quer no campo da inteligência, das operações lógicas, das noções de número, de espaço e de tempo, quer no campo da percepção, das “constâncias” perceptivas, das ilusões geométricas.
Fonte: PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

Com base na leitura do trecho, assinale a afirmativa que descreve corretamente a interpretação do autor sobre a formação do pensamento lógico da criança.

  • A Para o autor, o pensamento lógico é construído pelo indivíduo por meio da interação e da experiência, atribuindo significados à realidade.
  • B Para o autor, o pensamento lógico é determinado pela habilidade do professor de repetir o conteúdo acompanhado de reforços positivos e negativos.
  • C Para o autor, o pensamento lógico é inerente ao objeto observado, destacando o ambiente escolar como o espaço capaz de mediar a interação entre os estudantes e os objetos.
  • D Para o autor, o pensamento lógico é definido pela capacidade de abstração do aluno, uma atividade individual, contribuindo para o desenvolvimento da autonomia da criança.
  • E Para o autor, o aprendizado é um processo psicológico que se concentra nos estímulos externos ao indivíduo, dispensando, portanto, explicações de natureza biológica.

Assinale a opção que indica uma consequência negativa provocada pelo desconhecimento que os familiares têm a respeito do grau de autonomia possível para a pessoa com deficiência intelectual (DI).

  • A O encaminhamento da pessoa com DI a instituições que ofereçam adaptações curriculares.
  • B A postura de proteção que limita o desenvolvimento de autonomia da pessoa com DI.
  • C A intervenção ativa da família no processo de escolarização da pessoa com DI.
  • D O ambiente familiar que oferece suporte material e socioemocional para a pessoa com DI.
  • E O ingresso da pessoa com DI no ensino-aprendizagem em escolas regulares.

As diversas abordagens teóricas procuram explicar o processo de ensino e aprendizagem através de diferentes enfoques, muitos deles relacionados com o momento histórico de sua criação e do desenvolvimento da sociedade na qual estavam inseridas. Destaca-se que o papel da didática para a formação do educador e sua importância nas atividades de ensinar e aprender, bem como a compreensão das correntes teóricas, possibilitam a busca contínua para identificar os pressupostos explícitos ou implícitos que fundamentam a ação docente em situações de ensino e aprendizagem. Acerca do exposto, analise as premissas a seguir, considerando o processo de ensino e aprendizagem em consonância com a respectiva abordagem teórica.


I. Os objetivos educacionais obedecem à sequência lógica dos conteúdos. Os conteúdos são baseados em documentos legais, selecionados a partir da cultura universal acumulada. Predominam aulas expositivas, com exercícios de fixação, leituras-cópia.


II. Os objetivos educacionais obedecem ao desenvolvimento psicológico do aluno. Os conteúdos são selecionados a partir dos interesses dos alunos – “não-diretividade”. A avaliação valoriza aspectos afetivos (atitudes) com ênfase na autoavaliação.


III. Os objetivos educacionais são definidos a partir das necessidades concretas do contexto histórico-social no qual se encontram os sujeitos. Busca uma consciência crítica. O diálogo e os grupos de discussão são fundamentais para o aprendizado. Os “temas geradores” para o ensino devem ser extraídos da prática de vida dos educandos.


IV. Os objetivos educacionais são operacionalizados e categorizados a partir de classificações: gerais e específicas. Ênfase nos meios: recursos audiovisuais, instrução programada, tecnologias de ensino, ensino individualizado – “máquinas de ensinar”, computadores, hardwares e softwares. Os comportamentos desejados serão “instalados” e mantidos nos alunos por condicionantes e reforçadores.


A sequência correta está em

  • A I. Tradicional II. Humanista III. Cognitivista IV. Sociocultural
  • B I. Humanista II. Comportamentalista III. Cognitivista IV. Tradicional
  • C I. Tradicional II. Humanista III. Sociocultural IV. Comportamentalista
  • D I. Comportamentalista II. Cognitivista III. Tradicional IV. Sociocultural

A teoria da aprendizagem significativa, de David Ausubel, é uma importante referência teórica para o desenvolvimento de competências.
A respeito da contribuição dessa teoria, assinale a afirmativa correta.

  • A Considera os conhecimentos já tidos pelo aluno como base para qualquer aprendizado posterior.
  • B Permite a consideração e a modificação do comportamento observável com o uso de métodos seguros.
  • C Explicita como a construção do conhecimento é um processo antes de tudo social e não individual.
  • D Garante a consideração dos diferentes estágios naturais do desenvolvimento da cognição humana.
  • E Destaca o papel da motivação individual e da sensação de segurança para uma aprendizagem eficaz.