Questões de Aspectos Sintáticos (Libras)

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No ensino da língua portuguesa, a interface entre morfologia e sintaxe é fundamental para a compreensão da estrutura das orações. Azeredo (2008) destaca que a morfologia estuda a formação e a estrutura das palavras, enquanto a sintaxe organiza essas palavras em frases e sentenças. Essa inter-relação é crucial para a produção de textos coesos e coerentes, permitindo a aplicação correta de pronomes, conjunções e outros conectivos dentro das orações. Qual a alternativa encontra-se correta, sendo norteada pelo texto gerador?

  • A Estruturação de orações subordinadas complexas
  • B Aplicação de regras de concordância verbal
  • C Variação de padrões entonacionais em discursos
  • D Uso de prefixos e sufixos na formação de palavras
  • E Análise de componentes semânticos em textos

Considerando a interface entre morfologia e sintaxe no ensino da Língua Portuguesa, qual das alternativas a seguir descreve corretamente a importância dessa relação para a compreensão gramatical dos alunos, especialmente no contexto da educação bilíngue para surdos?

  • A A morfologia estuda analisa a estrutura das frases, enquanto a sintaxe estuda a estrutura das palavras; compreender essa relação é importantíssima para o ensino de Língua Portuguesa para surdos.
  • B A análise sintática das frases deve ser ensinada separadamente da análise morfológica das palavras, para evitar confusão entre os alunos surdos.
  • C A compreensão da relação entre morfologia e sintaxe facilita a construção de frases gramaticalmente corretas e melhora a capacidade de escrita e leitura dos alunos, sendo fundamental no ensino bilíngue para surdos.
  • D A morfologia e a sintaxe são conceitos exclusivamente aplicáveis à Língua Portuguesa e não possuem relevância no ensino de Libras.
  • E No contexto do ensino bilíngue para surdos, a morfologia e a sintaxe da Língua Portuguesa devem ser ensinadas utilizando tradução literal de sinais em Libras para palavras em Português.

Em relação aos aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa correta.

  • A Utiliza sinais icônicos, sem a necessidade de estrutura gramatical.
  • B Possui uma estrutura gramatical própria, incluindo regras de semântica, sintaxe e morfologia.
  • C É uma língua derivada diretamente da ASL, Língua Americana de Sinais, com sinais correspondentes a palavras escritas.
  • D Varia de acordo com o contexto, com morfologia própria, mas não segue nenhuma estrutura linguística fixa.
  • E É uma linguagem gestual universal compreendida da mesma forma em todo o mundo.

Quanto à difusão da Libras e da Língua Portuguesa para o acesso das pessoas surdas à educação, as instituições federais de ensino devem garantir, obrigatoriamente, acesso à comunicação, à informação e à educação nos processos seletivos, nas atividades e nos conteúdos curriculares desenvolvidos em todos os níveis, etapas e modalidades de educação, desde a educação infantil até à superior.
Para garantir o atendimento educacional especializado dos alunos surdos e o acesso previsto em lei, assinale a opção que indica o que cabe às instituições federais de ensino, especificamente, no provimento das escolas.

  • A Cursos de formação para o ensino e uso da Libras; de tradução e interpretação de Libras- Língua Portuguesa; de ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para pessoas surdas e ouvintes.
  • B Professor regente com conhecimento das singularidades linguísticas dos alunos surdos; professor de Libras; tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa; professor para o ensino de Língua Portuguesa como segunda língua.
  • C Ofertar, desde a educação infantil, o ensino da Libras e da Língua Portuguesa, como a primeira língua para surdos.
  • D Adotar mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado de primeira língua, na correção das provas escritas, valorizando o aspecto semântico.
  • E Disponibilizar equipamentos, acesso às novas tecnologias de informação e comunicação, bem como recursos didáticos para apoiar os alunos ouvintes, aprendizes de Libras.

No que se refere à sua estrutura gramatical, a LIBRAS

  • A segue a mesma estrutura gramatical da língua portuguesa, por meio da utilização exclusiva de sinais visuais.
  • B possui uma estrutura gramatical totalmente diferente da língua portuguesa, com uma organização espacial e sintática própria.
  • C limita-se a gestos soltos, sem uma ordem específica na construção das frases.
  • D é uma língua gestual sem estrutura gramatical definida.
  • E restringe-se à utilização de expressões faciais para indicar a estrutura gramatical das frases.