Questões de Assessoria de Comunicação na Comunicação Social (Comunicação Social)

Limpar Busca

Em uma situação de crise, a assessoria de imprensa NÃO deve:

  • A Antecipar-se à própria iniciativa da imprensa em descobrir o que ocorreu.
  • B Aumentar o efeito negativo do ocorrido, usando, por exemplo, palavras alarmistas.
  • C Fazer um completo levantamento da situação, preparando-se com dados, números e informações atualizadas sobre o ocorrido.
  • D Minimizar os danos à reputação da organização.
  • E Preparar um texto informativo descrevendo o fato e enfatizando as providências da empresa.

Julgue o próximo item, relativo aos princípios do endomarketing


Na comunicação interna, devem ser evitadas discussões sobre questões éticas e valores da empresa, focando-se apenas aspectos operacionais e práticos do dia a dia, de modo a se manter um ambiente de trabalho neutro e profissional. 

  • Certo
  • Errado

Em situação de crise é recomendável que seja instalado, imediatamente, um Comitê de Crise com pessoas que estejam disponíveis em tempo integral para a solução dos problemas identificados.
Em geral, o Comitê é composto de um Porta-voz; da Assessores de Imprensa; de Diretores de reconhecida liderança e de uma Assessoria Jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta atuação do participante do Comitê.

  • A A Assessoria de Imprensa se incumbirá de fazer clip-ping e convocar a imprensa. Os releases ficam suspensos enquanto a crise perdurar.
  • B É importante que o Porta-voz tenha autoridade para falar em nome da empresa. Em geral é um Diretor.
  • C Durante as ações necessárias para administrar a crise, os diretores com liderança participarão de sessões de media training para que não sejam surpreendidos em eventuais necessidades de pronunciamento.
  • D A Assessoria Jurídica deverá ser consultada para que os textos do porta-voz tenham linguagem compatível com a área.
  • E A Assessoria de Imprensa deverá impedir que a imprensa tome a iniciativa de abordar o Porta-voz, mas garantir a presença do maior número possível de veículos nos seus pronunciamentos.

Leia o conceito a seguir.

Os veículos de comunicação dirigida destinam-se a estabelecer uma comunicação __________, destinada a um __________ ou a alguns públicos previamente conhecidos e __________.

As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas no texto deste conceito são:

  • A limitada ... público ... homogêneos
  • B específica ... público ... homogêneos
  • C limitada ... setor ... homogêneos
  • D limitada ... público ... heterogêneos
  • E específica ... setor ... heterogêneos

Os estudos mais recentes de Comunicação Corporativa abordam a área de uma forma integrada. Afirmam que ela é composta por três configurações principais:

  • A comunicação dirigida, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • B comunicação gerencial, comunicação de marketing e comunicação mercadológica.
  • C comunicação interna, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • D comunicação gerencial, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • E comunicação gerencial, comunicação externa e comunicação dirigida.