Questões de Assessoria de Comunicação na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Em situação de crise é recomendável que seja instalado, imediatamente, um Comitê de Crise com pessoas que estejam disponíveis em tempo integral para a solução dos problemas identificados.
Em geral, o Comitê é composto de um Porta-voz; da Assessores de Imprensa; de Diretores de reconhecida liderança e de uma Assessoria Jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta atuação do participante do Comitê.

  • A A Assessoria de Imprensa se incumbirá de fazer clip-ping e convocar a imprensa. Os releases ficam suspensos enquanto a crise perdurar.
  • B É importante que o Porta-voz tenha autoridade para falar em nome da empresa. Em geral é um Diretor.
  • C Durante as ações necessárias para administrar a crise, os diretores com liderança participarão de sessões de media training para que não sejam surpreendidos em eventuais necessidades de pronunciamento.
  • D A Assessoria Jurídica deverá ser consultada para que os textos do porta-voz tenham linguagem compatível com a área.
  • E A Assessoria de Imprensa deverá impedir que a imprensa tome a iniciativa de abordar o Porta-voz, mas garantir a presença do maior número possível de veículos nos seus pronunciamentos.

Leia o conceito a seguir.

Os veículos de comunicação dirigida destinam-se a estabelecer uma comunicação __________, destinada a um __________ ou a alguns públicos previamente conhecidos e __________.

As palavras que completam, correta e respectivamente, as lacunas no texto deste conceito são:

  • A limitada ... público ... homogêneos
  • B específica ... público ... homogêneos
  • C limitada ... setor ... homogêneos
  • D limitada ... público ... heterogêneos
  • E específica ... setor ... heterogêneos

Os estudos mais recentes de Comunicação Corporativa abordam a área de uma forma integrada. Afirmam que ela é composta por três configurações principais:

  • A comunicação dirigida, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • B comunicação gerencial, comunicação de marketing e comunicação mercadológica.
  • C comunicação interna, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • D comunicação gerencial, comunicação de marketing e comunicação organizacional.
  • E comunicação gerencial, comunicação externa e comunicação dirigida.

Ao propor o modelo de Comunicação Integrada, a professora Margarida Kunsch destaca a comunicação interna, que é marcada por

  • A ser planejada pelo CEO da companhia, sem levar em conta a comunicação administrativa e a externa, pois serve de base para a construção dos demais elementos do modelo.
  • B focar-se na divulgação publicitária dos produtos e serviços da empresa, subordinando-se ao marketing de negócios.
  • C produzir house organs, que destaquem apenas os pontos positivos da empresa e negativos da concorrência para fidelizar o público interno.
  • D ser uma ferramenta estratégica para compatibilização dos interesses dos empregados e da empresa através do estímulo ao diálogo e à participação nos diversos níveis empresariais.
  • E ser produzida e disseminada de modo descentralizado pelos diversos setores da empresa como forma de reivindicação de melhores condições de trabalho.

Uma das áreas do composto da comunicação integrada, proposto por Margarida Kunsch, é a comunicação mercadológica, da qual fazem parte

  • A a propaganda institucional.
  • B o marketing social.
  • C o marketing cultural.
  • D a merchandising.
  • E a imagem corporativa.