Questões de Assessoria de Comunicação (Relações Públicas)

Limpar Busca

A construção de uma imagem positiva e de uma identidade corporativa forte passa por uma coerência entre o comportamento institucional e a sua comunicação integrada.

Essa construção ocorre por meio de

  • A ações convergentes da comunicação institucional, mercadológica, interna e administrativa
  • B atitudes mercadológicas compatíveis com a política de patrocínios a eventos públicos
  • C campanhas publicitárias abrangentes e com grande aporte de verba
  • D pesquisas de opinião sobre a satisfação dos funcionários e acionistas
  • E comunicação indireta com parceiros, fornecedores e consumidores

Considerando-se os princípios que norteiam a coordenação da comunicação (planejar, organizar, dirigir e controlar), analise as alternativas abaixo: I. Planejar é determinar antecipadamente o que se deve fazer e organizar é criar metodologia para que os objetivos sejam atingidos. II. Organizar é congregar diversos recursos e dirigir é adotar decisões corretas, procurando converter o que foi organizado em resultados concretos. III. Planejar é também definir o que fazer e como os objetivos devem ser atingidos e controlar é acompanhar a execução do plano. IV. Dirigir é corrigir os erros e desvios observados e organizar é congregar fatores necessários. A partir dessa análise, pode-se concluir que apenas as alternativas:

  • A I e III estão corretas.
  • B I e IV estão corretas.
  • C II e III estão corretas.
  • D III e IV estão corretas.

Considerando que o planejamento é um processo que, para tomada de decisões, tem que ser consubstanciado em documentos, ou seja, em planos, programas e projetos, é INCORRETO afirmar que:

  • A o plano delineia os pressupostos necessários à tomada de decisão.
  • B os programas são instrumentos que procuram a melhor alocação de recursos, no tempo e no espaço, para um conjunto homogêneo de metas estabelecidas.
  • C os projetos, em relação aos planos de ação e aos programas, são menos abrangentes e complexos e não constituem uma peça decisória.
  • D Os planos de ação de Relações Públicas podem ser estabelecidos para curto, médio e longo prazo.

As Relações Públicas pelo fato de trabalharem com grande variedade de público usam comunicação dirigida para cada um deles. Assim sendo, é INCORRETO afirmar que a comunicação:

  • A dirigida está presente na correspondência, mala direta, publicações.
  • B oral é feita por discursos, telefones, reuniões dialogais.
  • C dirigida aproximativa é aquela cujos funcionários da empresa utilizam como estratégia para se relacionarem com a direção
  • D A comunicação dirigida auxiliar é aquela que utiliza recursos, tais como vídeos institucionais, produtos da empresa, projeções, para divulgar a empresa.