Questões de Assessoria de Imprensa na Comunicação Social (Comunicação Social)

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Em uma situação de crise, a assessoria de imprensa NÃO deve:

  • A Antecipar-se à própria iniciativa da imprensa em descobrir o que ocorreu.
  • B Aumentar o efeito negativo do ocorrido, usando, por exemplo, palavras alarmistas.
  • C Fazer um completo levantamento da situação, preparando-se com dados, números e informações atualizadas sobre o ocorrido.
  • D Minimizar os danos à reputação da organização.
  • E Preparar um texto informativo descrevendo o fato e enfatizando as providências da empresa.

Em situação de crise é recomendável que seja instalado, imediatamente, um Comitê de Crise com pessoas que estejam disponíveis em tempo integral para a solução dos problemas identificados.
Em geral, o Comitê é composto de um Porta-voz; da Assessores de Imprensa; de Diretores de reconhecida liderança e de uma Assessoria Jurídica.
Assinale a alternativa que apresenta a correta atuação do participante do Comitê.

  • A A Assessoria de Imprensa se incumbirá de fazer clip-ping e convocar a imprensa. Os releases ficam suspensos enquanto a crise perdurar.
  • B É importante que o Porta-voz tenha autoridade para falar em nome da empresa. Em geral é um Diretor.
  • C Durante as ações necessárias para administrar a crise, os diretores com liderança participarão de sessões de media training para que não sejam surpreendidos em eventuais necessidades de pronunciamento.
  • D A Assessoria Jurídica deverá ser consultada para que os textos do porta-voz tenham linguagem compatível com a área.
  • E A Assessoria de Imprensa deverá impedir que a imprensa tome a iniciativa de abordar o Porta-voz, mas garantir a presença do maior número possível de veículos nos seus pronunciamentos.

A técnica pela qual a assessoria de comunicação faz o monitoramento, a análise e arquivamento de menções em veículos de comunicação da empresa/instituição pela qual é responsável é conhecida como

  • A newsletter.
  • B deadline.
  • C follow up.
  • D clipping.

Qual ação pode de ser uma boa alternativa quando o assessor de comunicação pretende que determinada mensagem alcance um público mais amplo, de forma rápida, com possibilidade de os jornalistas esclarecerem dúvidas?

  • A Newsletter eletrônica.
  • B Entrevista ping-pong.
  • C Entrevista coletiva.
  • D Boletim informativo.

A crise institucional é um dos momentos que mais exigem de um assessor de comunicação. Entre os elementos comuns às crises, têm-se os seguintes:

  • A fatores externos, como concorrência e a má vontade do público.
  • B elementos surpresa, a carência de informações internas e a forma como os impactos se propagam.
  • C condicionantes macroeconômicas, como inflação e medidas cambiais.
  • D campanhas orquestradas por determinados colunistas/ comentaristas contra a instituição.