Questões de Assessoria de Imprensa no Jornalismo (Jornalismo)

Limpar Busca

Em relação à produção da notícia e às rotinas da assessoria de imprensa, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Na maioria dos casos, os releases devem ser escritos conforme a técnica da pirâmide invertida.
  • B O comunicado contém informações para o jornalista, não para o veículo.
  • C O release dirigido leva em consideração as particularidades de determinado espaço jornalístico.
  • D O artigo é um texto jornalístico baseado em entrevista, no qual o avaliado expressa sua opinião a respeito de um fato relacionado a ele diretamente ou diretamente.
  • E O release de opinião é o texto jornalístico baseado em entrevista, no qual o assessorado expressa sua opinião a respeito de um fato relacionado a ele direta ou indiretamente.

Consiste na definição de metas, objetivos, públicos-alvo e políticas para que uma instituição administre seus atos de forma mais racional. A descrição refere-se a qual conceito no âmbito da assessoria de imprensa?

  • A Estratégia.
  • B Planejamento.
  • C Missão.
  • D Política.
  • E Tática.

A atividade que consiste em monitorar, sistemática e rotineiramente, veículos de comunicação para identificar as citações sobre a organização ou temas previamente determinados, organizá-las, avaliá-las e encaminhar ou disponibilizar os resultados para conhecimento dos interessados é conhecida como

  • A follow up.
  • B clipping.
  • C release.
  • D briefing. 
  • E mailing. 

Com as novas tecnologias digitais, os papéis do assessor de imprensa e as rotinas das assessorias passaram por transformações.
Sobre elas, avalie as afirmativas a seguir.


I. Mídias sociais são ambientes unicamente de conflitos e enfrentamentos, cabendo ao assessor, diante da aspereza do interlocutor, agir no mesmo tom, publicamente e com firmeza.

II. O advento das novas plataformas digitais gerou uma reconfiguração da imprensa, aumentando a influência dos veículos jornalísticos tradicionais, que devem ter prioridade absoluta no atendimento da assessoria.

III. Antes, o assessor se relacionava com o jornalista para alcançar a sociedade, agora, com as mídias digitais, também informa diretamente um público final mais amplo.


Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

Uma das principais funções do assessor de imprensa é garantir uma boa convivência com os jornalistas, oferecendo um atendimento adequado às demandas dos profissionais.
Para isso, ele deve ter uma série de atributos, à exceção de um. Assinale-o.

  • A Ter acesso fácil ao corpo dirigente da empresa, de modo a garantir agilidade nos processos de resposta aos jornalistas.
  • B Conhecer bem a organização para qual trabalha de modo a oferecer pautas interessantes para imprensa e empresa.
  • C Conhecer as rotinas produtivas da imprensa e a linha editorial dos veículos de mídia.
  • D Distribuir brindes a cada contato com os jornalistas, sobretudo em processos de gerenciamento de crises;
  • E Atuar como mediador qualificado para garantir atendimento rápido e personalizado aos jornalistas.