Questões de Assessoria de Imprensa no Jornalismo (Jornalismo)

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A assessoria de imprensa desempenha um papel crucial na comunicação de organizações e instituições, servindo como um elo entre elas e a mídia.
Sobre as tarefas que fazem parte da rotina dos profissionais de comunicação que atuam na área, analise as afirmativas abaixo e coloque V nas Verdadeiras e F nas Falsas.

( ) Entre as tarefas do assessor de imprensa, está a manutenção de contato permanente com os veículos de comunicação efetuando pagamento para garantir a veiculação nas mídias.

( ) O assessor de imprensa não precisa acompanhar as entrevistas de suas fontes, respeitando a autonomia e autoridade do assessorado.

( ) O assessor de imprensa deve evitar participar na definição das estratégias de comunicação da organização assessorada, por ser atividade exclusiva do setor de relações públicas.

( ) Dentre as funções mais específicas do assessor de imprensa, está a clipagem, que é o controle e armazenamento das informações publicadas de interesse do cliente.

( ) Entre as funções de um assessor de imprensa, está a de divulgar informações de interesse do assessorado.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  • A F,F,F,V,V
  • B V,V,F,V,V
  • C F,F,V,V,V
  • D V,F,V,F,V
  • E F,F,V,F
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Campanha “Assessor de Imprensa é Jornalista”/Reprodução Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) - 2023

Na condição de jornalista como qualquer outro/a, o/a Assessor/a de Imprensa tem os mesmos direitos daqueles/as que atuam nas redações de jornais. O artigo 303 da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) determina a jornada especial de trabalho dos jornalistas. Já o artigo 304 da CLT prevê a possibilidade de ampliação da carga horária.

Sobre a jornada de trabalho dos assessores, assinale a alternativa CORRETA.
  • A A jornada de trabalho de profissionais de jornalismo é de 5 horas diárias, com a possibilidade de elevação para 3 horas diárias, sem a necessidade de remuneração adicional para as horas-extras.
  • B A jornada dos jornalistas é de 5 horas diárias; as horas de serviço extraordinário não poderão ultrapassar o limite de 2 horas diárias, e exige a remuneração extra proporcional ao salário base.
  • C O artigo 303 da CLT estabelece uma jornada máxima de 4 horas diárias para assessores de imprensa, e qualquer aumento dessa carga horária viola as regras trabalhistas, mesmo com acordo prévio.
  • D Os jornalistas em função de assessoria de imprensa têm uma jornada de 7 horas diárias, podendo trabalhar até 10 horas mediante acordo, com a obrigatoriedade de remuneração das horas-extras e concessão de intervalo intrajornada.
  • E A jornada especial de 4 horas diárias para assessores de imprensa/comunicação pode ser elevada para 8 horas mediante acordo prévio, desde que haja compensação das horas-extras com folgas adicionais e não seja necessário o pagamento adicional pelas horas-extras.

A assessoria de imprensa desempenha um papel fundamental na construção da imagem pública de uma organização. Segundo Jorge Duarte, (2011), "a atividade de assessoria de imprensa pode ser conceituada como a gestão do relacionamento e dos fluxos de informação entre fontes de informação e imprensa. Busca, essencialmente, atender às demandas por informações relacionadas a uma organização ou fonte em particular". Qual das alternativas não corresponde a uma função típica da assessoria de imprensa?

  • A Elaboração de press releases com informações relevantes para a mídia.
  • B Monitoramento constante da imagem da organização na imprensa e nas redes sociais.
  • C Coordenação de crises de imagem e gerenciamento de rumores.
  • D Criação de campanhas publicitárias de grande alcance, voltadas ao público consumidor.

Em relação ao trabalho de uma assessoria de imprensa, julgue o item subsequente. 


Acompanhar e avaliar as entrevistas de gestores ou membros da organização são ações que possibilitam ao assessor de imprensa identificar vícios de fala ou eventuais erros de informação. 

  • Certo
  • Errado

É o levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação e que interessam ao assessorado, as quais são organizadas a partir de leitura, acompanhamento e seleção. O trecho refere-se ao(à):

  • A Agendamento.
  • B Clipping.
  • C Mailling-list.
  • D Press Kit.
  • E Súmula.